A OI  (OIBR3), em recuperação judicial, registrou no segundo trimestre de 2020 prejuízo líquido consolidado de R$ 3,409 bilhões no critério atribuído aos controladores.

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O dado é 118,7% pior do que no mesmo intervalo do ano passado.

Em informe de resultados na madrugada desta sexta-feira (14), a operadora explica que compõem o número o resultado operacional antes do resultado financeiro e dos tributos (Ebit) negativo em R$ 366 milhões (maior que o negativo de R$ 298 milhões no mesmo período do ano passado).

O resultado financeiro líquido também negativo, de R$ 3,127 bilhões (127% pior), além de uma despesa de Imposto de Renda e Contribuição Social de R$ 1 milhão.

O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) consolidado de rotina da companhia caiu 15%, para R$ 1,359 bilhão, e a margem ficou em 29,9% ante 31,4% há um ano.

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A oferta vinculante revisada apresentada pelos proponentes, em condições financeiras mais vantajosas do que as propostas anteriores, está sujeita a condições normais em processos desta natureza.

Tendo em vista o Acordo de Exclusividade celebrado entre a Companhia e a Highline do Brasil II Infraestrutura de Telecomunicações S.A. e objeto do Fato Relevante divulgado em 22 de julho de 2020, a Companhia está avaliando as providências que pode e deve tomar em relação ao processo competitivo de alienação da UPI Ativos Móveis, respeitando todos os compromissos assumidos.

A Companhia manterá seus acionistas e o mercado informados sobre o desenvolvimento do assunto objeto deste Fato Relevante.

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A receita líquida consolidada foi de R$ 4,544 bilhões, 10,8% menor do que no mesmo período do ano passado.

Na operação Brasil somou R$ 4,490 bilhões, queda de 11,0%, ao passo que as operações internacionais (África e Timor Leste) cresceram 19,7% para R$ 54 milhões.

A receita líquida de serviços da Oi diminuiu 10,5% no segundo trimestre de 2020 quando comparado com o mesmo período de 2019, chegando a R$ 4,478 bilhões.

A operadora sofreu deterioração em todas as suas linhas de receita no período:

  • residencial (-14,8%);
  • móvel (-5,0%);
  • B2B (-10,8%).

A companhia também viu a sua base de clientes encolher 6,3% no período, chegando a 52,3 milhões.

As perdas foram sentidas em todos os segmentos:

  • residencial (-15,9%);
  • móvel (-2,1%);
  • B2B (-1,3%).

Em sua apresentação de resultados, a companhia informou que a queda mais acelerada na receita se deu pelos efeitos da pandemia e das políticas de confinamento.

Mas não foi só isso.

A perda de faturamento também refletiu a estratégia de cessar investimentos sem serviços de tecnologia desatualizada, casos de telefone e banda larga por cobre, e TV por assinatura via satélite (DTH).

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Essas perdas foram parcialmente compensadas pela expansão dos segmentos que se tornaram o foco dos novos investimentos - banda larga por fibra ótica, serviços de TI e celulares pós pagos.

  • A receita de voz e banda larga por cobre caiu 31,2%, para R$ 957 milhões;
  • TV DTH baixou 13,3%, para R$ 371 milhões;
  • enquanto a receita dos serviços por fibra cresceu 550%, para R$ 255 milhões.
  • A receita com pré-pago despencou 17,7%, para R$ 635 milhões, e a de pós-pago subiu 6,5%.

No campo das despesas operacionais de rotina, a Oi reportou queda de 8,8% no trimestre, chegando a R$ 3,185 bilhões.

Os cortes mais relevantes ocorreram nas despesas com pessoal (-9,3%), serviços de terceiros (-11,7%) e manutenção de rede (-14,8%).

Confira aqui a análise do resultado da OI (OIBR3) no segundo trimestre de 2020 (2t20) e veja se vale a pena comprar ações hoje.

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