O que é Oferta e Demanda 

Oferta e Demanda é a denominação das duas forças de mercado que agem de forma opositora, porém se complementam e ajudam a explicar os rumos econômicos.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

O conceito de Oferta e Demanda é tão onipresente na economia que é fácil de ser observado na prática. Por causa disso, até pessoas que não entendem de economia já ouviram falar dele.

É importante frisar, no entanto, que a Oferta e a Demanda não possuem explicações matematicamente exatas, muitos fatores podem explicar as suas variações.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Origem da lei da Oferta e Demanda 

Quem cunhou o termo Oferta e Demanda foi o economista clássico Adam Smith, em seu livro “A Riqueza das Nações”, que ele publicou no século XVIII. A mão invisível do mercado também foi sua ideia.

Adam Smith, por sua vez, é considerado um dos principais proponentes da economia moderna, ajudando esta a se tornar respeitada, influenciando muito o liberalismo econômico.

Por conta disso, a Lei da Oferta e Demanda vê na prática os seus resultados desde que a economia capitalista se estabeleceu no ocidente e no oriente.

Inúmeras foram as tentativas de governos que tentaram controlar a demanda e a oferta de forma artificial e, por causa disso, causaram inflação.

O fato é que desde o seu estabelecimento a lei da Oferta e Demanda não falhou em nenhuma ocasião. Ela sempre explicou as tendências do consumidor e do investidor.

Curva da Oferta e Demanda

A relação entre Oferta e Demanda pode ser demonstrada por meio de curvas, que mostram a relação das pessoas com o preço e a quantidade de produtos e serviços disponíveis.

  • Curva da demanda pode ser encarada como negativa, porque quanto mais alto é o preço de um determinado produto, menos pessoas interessadas haverá nele;
  • Curva da Oferta é vista como positiva, pois quanto mais alto for o preço do produto, mais inclinados os vendedores estarão a comercializá-lo.

É importante destacar, no entanto, que existem muitos fatores que podem influenciar essas curvas e até mesmo subvertê-las momentaneamente..

Se o poder aquisitivo das pessoas sobe, por exemplo, elas estarão dispostas a comprar produtos mais caros, ao invés de simplesmente adquirir uma quantidade maior de opções baratas.

Por outro lado, não é sempre que um vendedor vai querer comercializar produtos que são vendidos por preços altos, pois nem sempre a demanda irá compensar a aquisição destes.

Um fator que pode influenciar ambas as curvas é o custo de produção dos produtos. Se este se alterar para mais ou para menos, tanto a demanda quanto a oferta oscilam.

Produtos baratos podem subir de preço e consequentemente passarem a ser demandados menos. Assim como produtos caros podem sofrer uma redução e serem demandados mais.

Equilíbrio entre Oferta e Demanda 

O equilíbrio entre Oferta e Demanda acontece em raras ocasiões em que a procura por um produto se equipara à quantidade deste disponível.

Em outras palavras, quando a quantidade de consumidores atrás de um produto não é nem menos e nem mais do que a quantidade disponível desse produto no mercado.

Quando isso acontece chegou-se a um ponto de equilíbrio. Esse ponto de equilíbrio, por sua vez, indica que os preços estão em um patamar estável.

No entanto, é importante destacar que é muito raro um ponto de equilíbrio se manter por muito tempo, pois dentro de uma economia capitalista a concorrência é sempre incentivada.

E não apenas a concorrência, mas outros fatores já citados que influenciam a curva de demanda e a curva de oferta impedem a existência prolongada de um ponto de equilíbrio.

Por outro lado, a estabilidade dos preços também pode ser alcançada quando existe um monopólio ou um oligopólio. O que por sua vez atrapalha qualquer análise confiável sobre a oferta e a demanda.