O que é Obrigações do Tesouro

Obrigações do Tesouro é o nome que se dá aos títulos de dívida emitidos pelo governo e que podem ser adquiridos por qualquer perfil de investidor.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

O governo faz emissão destes títulos com o intuito de conseguir recursos para quitar a sua crescente dívida pública.

Em troca desse dinheiro que o investidor empresta, o governo retorna uma rentabilidade que é calculada de diversas formas diferentes, dependendo da obrigação adquirida.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Origem das Obrigações do Tesouro

As Obrigações do Tesouro foram criadas em 2002, ainda no governo FHC, como uma forma de tornar mais prático receber recursos financeiros das pessoas.

Outra forma bastante comum de se referir às Obrigações do Tesouro, é como Tesouro Direto, porém está também ainda não se trata do nome oficial.

Desde a sua criação, as Obrigações do Tesouro tornaram-se um dos investimentos mais populares entre os investidores com aversão ao risco.

Características da Obrigações do Tesouro

O primeiro e mais importante detalhe sobre as Obrigações do Tesouro é que elas tratam-se de títulos de dívida que o governo contraiu investindo em serviços públicos.

Todo o dinheiro que o governo gasta com saúde, segurança, educação e demais serviços públicos que ele oferece gratuitamente, tem um custo que se acumula na dívida pública.

Portanto, a razão do governo emitir esses títulos ao invés de, por exemplo, pegar empréstimos bancários para quitar a dívida pública, é porque dessa forma ele pagará menos juros.

E, mesmo pagando menos juros, esses juros pagos ao investidor ainda se configuram como uma opção de investimento melhor que a poupança ou outros ativos de renda fixa

É evidente, que não existem vários ativos diferentes com condições diferentes que são caracterizados como Obrigações do Tesouro.

Tipos de Obrigações do Tesouro

Existem 6 (seis) tipos de Obrigações do Tesouro. Cada um destes títulos é classificado em uma série, com um índice de atualização próprio.

São estes:

  • NTN-A: atrelado a dívida externa;
  • NTN-B: indexado ao índice do IPCA;
  • NTN-C: indexado ao índice do IGP-M;
  • NTN-D: atrelado a variação da cotação do dólar;
  • NTN-F: esta série tem uma rentabilidade pré-fixada;
  • NTN-H: esta série é corrigida pela TR (taxa referencial).

Vantagens das Obrigações do Tesouro

Investir em Obrigações do Tesouro pode ser bastante vantajoso para um investidor conservador, visto que se trata de um ativo de renda fixa.

Por se tratar de renda fixa, isso significa que trata-se de um ativo:

  • Com pouquíssima volatilidade;
  • Rendimento garantido;
  • Mais chances de ser assegurado pelo FGC.

O diferencial das Obrigações do Tesouro é que elas são 100% de responsabilidade do governo, o que significa que as chances do investidor levar um calote são irrisórias.

Na realidade, o governo é comumente considerado o melhor pagador que existe, pois na pior das hipóteses ele sempre pode imprimir mais dinheiro e pagar suas dívidas.

Desvantagens das Obrigações do Tesouro

É importante destacar que, apesar das Obrigações do Tesouro tratarem-se de um investimento altamente seguro, o fato de ser um ativo de renda fixa implica em algumas coisas:

  • Baixo rendimento nos investimentos;
  • Alguns ativos podem ter pouca liquidez.

Não é o tipo de investimento que um investidor arrojado iria querer fazer com os seus recursos financeiros. No entanto, investidores de sucesso sempre procuram diversificar sua carteira.

Obrigação do Tesouro Nacional

A título de curiosidade, entre 1986 e 1989 havia um título que o governo emitia chamado de Obrigação do Tesouro Nacional (OTN).

Este título foi emitido durante o Plano Cruzado, ainda no Governo Sarney, como uma de suas muitas tentativas de controlar a inflação galopante que o Brasil vivia.Este título, é claro, não existe mais, mas é certo que as Obrigações do Tesouro e sua alcunha como Tesouro Direto ou Nacional, foi inspirado nesse fato histórico da economia brasileira.