O que é Obrigação - Bond

Obrigação - Bond é uma forma de se referir aos títulos de dívidas que são emitidos por instituições privadas ou públicas no mercado global.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

No entanto, é importante mencionar que a Obrigação - Bond é classificado como um produto da renda fixa, isso porque o seu rendimento é muito mais seguro e previsível.

Há uma grande variedade Obrigação - Bond, cada uma com suas próprias características e condições específicas que o investidor deve analisar bem.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Função da Obrigação - Bond

Uma Obrigação - Bond tem a principal função de compartilhar uma dívida com um investidor que pode tanto ser advinda da iniciativa privada quanto da pública.

Em troca, esta instituição pública ou privada garante a este investidor uma remuneração em juros, que serão creditados a ele periodicamente por um determinado tempo estipulado.

Uma das principais razões para uma empresa emitir uma Obrigação - Bond é ao comparar com as condições de empréstimos oferecidas por bancos, que normalmente não são muito convidativas.

Ou seja, uma Obrigação - Bond garante uma arrecadação de recursos financeiros muito mais eficaz e menos onerosa para a instituição necessitada.

Obrigação - Bond e o investidor

Ao analisar a forma como uma Obrigação - Bond é estruturada e suas garantias, pode-se concluir que trata-se de um investimento seguro

Primeiro porque uma Obrigação - Bond emitida por uma instituição geralmente é resguardada por alguma instituição reguladora, como o FGC. Pelo menos até um certo valor.

Já uma Obrigação - Bond emitida pelo governo, de forma geral goza de uma estabilidade e previsibilidade de pagamento ainda maior, pois o governo não pode deixar de pagá-la.

Na realidade, pode-se dizer que uma Obrigação - Bond é um tipo de investimento que dificilmente pode ser caloteado. Isso porque as condições de empréstimo são realmente boas.

Em resumo, uma Obrigação - Bond pode ser vista como um bom investimento para todo tipo de investidor. Do conservador ao arrojado. Poucos riscos com remuneração garantida.

Tipos de Obrigação - Bond

É possível encontrar alguns tipos de Obrigação - Bond. Como por exemplo:

  • Cupom zero;
  • Conversíveis;
  • Governamentais; 
  • Ordinárias; 
  • Com warrants;
  • Participadas;
  • De caixa;
  • Perpétuas.

E cada uma delas possui suas próprias condições, ficando a cargo do investidor analisar bem para quem ele está emprestando seu dinheiro e o tipo de empréstimo que ele está fazendo.

Vale o aviso de que toda Obrigação - Bond precisa que as suas informações estejam disponíveis e bem acessíveis para que o investidor consiga tomar uma decisão consciente.

Obrigação - Bond no Brasil

No Brasil a Obrigação - Bond é comercializada usando duas denominações diferentes, que são elas:

  • Debêntures: emitidos por empresas privadas para quitação de suas dívidas; 
  • Títulos do tesouro: emitidos pelo governo para a quitação, principalmente, da dívida pública.

Debêntures

Debêntures são títulos de dívidas que empresas privadas emitem na bolsa de valores para angariar recursos que vão servir para quitar uma dívida. 

Essa dívida, por sua vez, pode ser oriunda de um investimento estrutural ou de simples má administração.

Um fato histórico relevante é que as debêntures só foram começar a ser comercializadas oficialmente no Brasil durante a década de 70, sendo regidas pela lei 6.404/76

Hoje em dia, por outro lado, são movimentados bilhões de reais em debêntures todos os meses no mercado brasileiro.

Títulos do tesouro

Os títulos do tesouro são emitidos pelo governo para quitar a crescente dívida pública. Outra forma de comum de se referir a esta Obrigação - Bond, é como tesouro direto.

Tendo dito isso, há três tipos de títulos do Tesouro Direto que são emitidos. São estes:

Vale lembrar que para o investidor ter acesso a esse tipo de investimento ele precisa de uma conta em uma corretora de valores.