A maioria das pessoas que buscam independência financeira já está acostumada a conhecer conselhos valiosos de Warren Buffett sobre investimentos, mas também é importante aprender sobre mindset.

Os 91 anos de vida do bilionário são marcados por muitos ensinamentos compartilhados com os mais jovens.

Além dos 80 anos de experiência que o levaram a ser um dos grandes investidores de sucesso da bolsa, Buffett também está acostumado a responder sobre suas definições de sucesso pessoal

Mesmo no ranking dos 10 mais ricos do mundo, há fatores externos às finanças pessoais que movem a felicidade deste megainvestidor e que podem ajudar outras pessoas.

Por isso, o site CNBC relembrou uma fala que o bilionário fez em 1998 na Escola de Negócios da Universidade da Flórida, sobre como ter mais felicidade na vida.

Então, você está pronto para descobrir o que Warren Buffett faria para ter uma vida mais feliz?

Leia até o final e entenda melhor a filosofia pessoal do bilionário sobre a felicidade.

Como Viver Uma Vida Mais Feliz

Se você é como a maioria das pessoas, provavelmente possui uma longa lista de coisas que faria diferente se tivesse uma segunda chance na vida .

Mas Warren Buffett não tem muitos itens em sua lista de desejos.

Em 1998, durante a palestra na Flórida, um estudante de MBA perguntou a Buffett: “O que você faria para viver uma vida mais feliz, se pudesse viver tudo de novo?”

“Isso vai soar arrogante”, brincou o CEO da Berkshire Hathaway, “mas a única coisa seria selecionar genes para viver até 120 anos ou algo sobre de onde eu vim”.

Embora a resposta de Buffett possa parecer simples no início, o restante de sua resposta revelou que sua filosofia pessoal sobre felicidade tem muito pouco a ver com longevidade.

Na verdade, se ele tivesse a opção de voltar e viver a vida tudo de novo, ele provavelmente não aceitaria.

Valeria a Pena Ter Uma Segunda Chance?

O megainvestidor Warren Buffett sempre teve muito cuidado ao traçar um cenário para ilustrar o quão “extraordinariamente sortudo” ele se sente.

O bilionário pediu ao público para imaginar um barril com cerca de 5,8 bilhões de bolas, uma para cada pessoa no mundo na época.

Cada bola determina fatores importantes em sua “nova vida”, como seu local de nascimento, nível de QI, gênero, etnia, habilidades e seus pais.

“Se você pudesse colocar sua bola de volta no barril e pudesse escolher uma entre 100 bolas aleatórias, você colocaria sua bola de volta?”, perguntou.

Além de não saber qual bola vai pegar, havia outra pegadinha:

“Das 100 bolas, apenas cinco delas seriam norte-americanas. Então, se você quisesse estar neste país, teria só cinco bolas para escolher”, explicou Buffett.

“Metade deles seria mulheres e metade homens. Metade deles estaria abaixo da média em inteligência e metade acima da média em inteligência”, explicou.

O investidor perguntou novamente aos alunos do MBA: “Vocês ainda gostariam de arriscar uma segunda chance na vida?”

O próprio Buffett respondeu: “A maioria de vocês não vai querer colocar a bola de volta”.

“Então, o que você está percebendo é: ‘Eu estou no 1% mais sortudo do mundo agora, sentado nesta sala”.

E é exatamente assim que Buffett se sente.

“Tenho sorte de ter nascido onde nasci, porque era 50 para um nos Estados Unidos quando nasci”, comentou o bilionário.

“Eu tive a sorte de estar conectado de uma forma que, em uma economia de mercado, vale a pena para mim”, ressaltou ele.

Contexto Histórico de Sorte

Warren Buffett reconheceu que nem todo mundo tem a mesma sorte que ele, porque tudo depende do contexto e sistema em que você nasce.

Bill Gates diz que se eu tivesse nascido três milhões de anos atrás, eu teria sido o almoço de algum animal”, contou Buffett sobre sua amizade.

“Bill diz: ’Você não pode correr muito rápido, não pode subir em árvores, não pode fazer nada. Você seria mastigado no primeiro dia’”, explicou.

Como os Milionários Investem? Conheça os 10 Passos para ser um Investidor de Sucesso.

Faça O Que Puder pela Felicidade

O bilionário Warren Buffett ainda encerrou a palestra incentivando todos a pensarem sobre a felicidade de um ponto de vista mais prático.

Buffett relembrou que ninguém pode viver a vida novamente, mas todos podem aumentar a própria felicidade escolhendo fazer mudanças de carreira, objetivos, finanças, saúde e relacionamentos.

“A maneira de fazer isso é jogar o jogo e fazer algo que você goste por toda a sua vida, disse ele. “Esteja ligado a pessoas que você gosta. Só trabalho com quem gosto.”

“Se eu pudesse ganhar US$ 100 milhões com um cara que faz meu estômago revirar, eu diria que não”, explicou o bilionário.

“Peço que você trabalhe em empregos que você ama. Você ficará louco se continuar aceitando empregos de que não gosta, só porque acha que vai ficar bem no seu currículo”, aconselhou.

A lição de “faça o que você ama” parece fácil quando você é uma das pessoas mais ricas do mundo.

Entretanto, para ser justo, Buffett já fazia o que amava muito antes de se tornar bem-sucedido e um megainvestidor.

Quer Melhorar suas Finanças Pessoais? Baixe Grátis o Livro Digital “Como Investir Começando do Zero”.

Além de saber o que Buffett faria para uma vida mais feliz, agora você também pode descobrir os “10 Passos para Se Tornar Um Milionário”.

Para ajudar você a começar sua jornada rumo à independência financeira, baixe gratuitamente o livro digital "Como Começar a Investir do Zero". 

E se você já investe, mas gostaria de melhorar sua rentabilidade, faça um teste online de perfil de investidor, receba uma sugestão de carteira e entre na jornada dos milionários.