Warren Buffett resumiu o investimento em valor, a estratégia que o ajudou a acumular sua riqueza, em uma frase:

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

“O que lhe dá oportunidades são outras pessoas fazendo coisas estúpidas”, disse o “Oráculo de Omaha” durante reunião anual de acionistas da Berkshire Hathaway (BERK34).

O investimento em valor (value investing) geralmente se refere à compra de ações ou negócios subestimados quando outros os estão vendendo com desconto e, em seguida, mantendo-os a longo prazo. 

Essa abordagem levou a alguns dos maiores investimentos de Buffett, especialmente quando os outros estavam em pânico.

Durante a crise financeira de 2008, o lendário investidor comprou o Bank of America, que ainda é uma de suas maiores participações. 

Ele também adquiriu ações da Goldman Sachs, mas desde então vendeu sua participação no gigante bancário.

Comprar quando outros estavam vendendo com medo ajudou, em parte, a Berkshire a retornar 3.787.464% de 1965 até o final do ano passado. 

Isso é muito mais do que o retorno de 24.708% do S&P 500 naquele período.

E embora Buffett reconheça que o mundo está mudando, ele acredita que as oportunidades de investimento em valor são abundantes.

“Nos 58 anos em que administramos a Berkshire, eu diria que houve um grande aumento no número de pessoas fazendo coisas idiotas, e elas fazem coisas grandes e idiotas”, disse ele. 

“A razão pela qual eles fazem isso é porque, até certo ponto, eles podem obter dinheiro das pessoas com muito mais facilidade do que quando começamos.”

“Eu adoraria nascer hoje, sair com pouco dinheiro e, com sorte, transformá-lo em muito dinheiro”, disse Buffett.

Charlie Munger, vice-presidente da Berkshire Hathaway e braço direito de Buffett por muito tempo, tem uma visão mais pessimista sobre o investimento em valor.

“Acho que os investidores em valor terão mais dificuldade agora que há tantos deles competindo por um grupo reduzido de oportunidades”, disse Munger. 

“Meu conselho para avaliar os investidores é se acostumar a ganhar menos” dinheiro.

Apesar da perspectiva mais pessimista de Munger para o investimento em valor, Buffett acredita que as oportunidades se apresentarão aos investidores em valor, dada a visão de curto prazo de tantas pessoas na sociedade atual.

Fonte: CNBC

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.