O Brasil, assim como outras economias mundiais, já está passando por uma recessão econômica técnica, mas isso não é motivo para causar desespero nas finanças pessoais da população.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

O resultado do Índice de Atividade Econômica (IBC-Br), divulgado pelo Banco Central (BC) em 14 de agosto, apresentou o segundo trimestre seguido com queda do Produto Interno Bruto (PIB).

Com essa redução, o país entrou no período que os economistas chamam de “recessão técnica”, influenciado principalmente pela crise econômica do novo coronavírus.

Assim como esse dado, a Bolsa de Valores também tem sentido os impactos da pandemia, evidenciando uma onda de pessimismo de quem está no mercado financeiro.

Para explicar melhor porque essa recessão não precisa atrapalhar a sua busca pela independência financeira, especialistas em finanças apontaram ao site CNBC o que deve ser feito neste momento.

Então, você está pronto para saber o que especialistas em planejamento financeiro recomendam fazer com o dinheiro durante uma recessão econômica?

Leia até o final e entenda como amenizar os impactos da crise nas suas finanças pessoais.

Quer Melhorar suas Finanças Pessoais? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita

Incertezas da recessão

“Recessão” é uma palavra assustadora, mas na maior parte das vezes é apenas mais uma fase normal do ciclo econômico.

Dado que muitas pessoas já estão lidando com demissões, licenças e redução de horas, este conceito oficial pode não fazer muita diferença no que farão daqui para frente.

Kevin Mahoney, planejador financeiro certificado (CFP), fundador e CEO da Illumint, disse ao CNBC Make It:

“Pode haver um cenário ideal em que a economia se recupere rapidamente e os empregos retornem nos próximos meses”.

Segundo ele, “a forma mais prudente de usar esta notícia, no entanto, é se preparar para o cenário em que nossa estabilidade financeira permanecerá em dúvida no futuro próximo.”

Portanto, embora não esteja claro por quanto tempo essa recessão econômica vai durar, é importante pensar nas possíveis consequências de longo prazo de qualquer decisão financeira.

Evite dívidas

Se em um cenário estável já é preciso evitar dívidas, principalmente para pessoas que estão buscando alcançar a liberdade financeira, contrair dívidas extras é ainda menos agradável em uma recessão.

Neste caso, é desaconselhado durante uma recessão a compra de um carro novo ou a realização de um empréstimo, por exemplo.

Normalmente, essas dívidas são ainda mais contra indicadas quando há a perda de renda familiar.

“Eu consideraria adiar grandes compras se eles usassem reservas de emergência, e consideraria o pagamento de dívidas de cartão de crédito”, disse Michelle Fait, planejadora financeira certificada de Seattle.

Estratégia de investimento cautelosa

Especificamente para os investidores, as recessões geralmente não são o momento de mudar sua estratégia de alocação de ativos de maneira significativa.

Nestes momentos, nenhum investidor deve tentar adivinhar o movimento do mercado financeiro.

Em vez disso, é preciso manter investimentos de forma consistente em uma carteira de ativos bem diversificada e equilibrada para reduzir o risco geral.

Além disso, concentre-se no que você pode controlar.

Um fator importante para saber o quanto você está disposto a aumentar a rentabilidade do seu patrimônio é conhecer o seu Perfil de Investidor, com ele você saberá onde investir sem correr riscos desnecessários.

Melhor Ação de Dividendos: Receba Renda Extra de Dividendos

Revise seu planejamento financeiro

Entre os aspectos que você pode controlar, é indicado continuar nutrindo suas redes de negócios e relacionamentos pessoais.

Faça um balanço de suas economias para emergência e de quaisquer outras fontes de renda fixa em que você possa contar, como economias para a aposentadoria.

Veja também se há despesas irrelevantes que você pode cortar por alguns meses para investir um pouco mais de dinheiro.

“Embora você ache  o seu emprego seguro, se você estiver trabalhando em casa, considere como está se apresentando online e certifique-se de expor o seu melhor”, diz Fait.

Se você não fez isso nos últimos meses, agora é um bom momento para reavaliar seu planejamento financeiro como um todo, disse Brittney Castro, planejadora financeira da Mint.

A convivência na  pandemia e agitação política certamente mudaram a maneira como muitas pessoas lidam com seu dinheiro.

Suas prioridades também podem ter mudado drasticamente em comparação com o início deste ano.

“Revise seu plano financeiro geral para garantir que você tenha tudo atualizado, como orçamento, contas de caixa, outras metas de curto prazo, aposentadoria, planejamento tributário e seguro e planejamento imobiliário”.

Pense “em sua capacidade - tanto em termos práticos quanto psicológicos - de resistir e de se adaptar a uma nova ou contínua crise financeira em 2021.”, sugere Mahoney. 

“Uma estratégia adicional agora pode ajudar a minimizar o estresse que sentiremos mais tarde, se realmente entrarmos em uma recessão prolongada”, afirma ele.

Portanto, reserve um tempo para avaliar suas finanças como um todo.

Analise suas fontes de receitas, suas economias, investimentos e despesas, e pergunte-se se a forma como está investindo seu dinheiro ainda faz sentido.

E se você ainda tem receios com o cenário atual e não começou a investir, baixe aqui uma cópia gratuita do livro digital "Como Começar a Investir do Zero" e comece sua jornada rumo à independência financeira.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.