O bilionário Mark Cuban tem um conselho importante para quem está pensando em investir em altcoins como ele: "Faça sua própria pesquisa" e conheça os riscos.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

O interesse por altcoins, ou moedas digitais alternativas, aumentou este ano. Entre os investidores está Mark Cuban, empreendedor, apresentador e investidor que construiu um portfólio de diferentes moedas digitais e empresas de blockchain.

Suas participações em criptomoedas consistem em 60% de bitcoin (BTC), 30% de ether (ETH) e 10% de outras altcoins, que incluem dogecoin (DOGE), litecoin (LTC) e uma longa lista de tokens de finanças descentralizadas (DeFi) que inclui participações nos protocolos Aave (AAVE) e SushiSwap (SUSHI).

O dono do Dallas Mavericks e estrela do Shark Tank optou por investir em altcoins e tem um conselho importante para quem está pensando em fazer o mesmo. 

″É como investir em qualquer outra coisa. Faça sua própria pesquisa”, disse Cuban, à CNBC. “Altcoins não são diferentes de ações, títulos, empresas privadas.”

O site CNBC conversou com especialistas para descobrir os riscos desse investimento e o que fazer antes de investir em altcoins.

Como acontece com qualquer investimento, não copie cegamente o que alguém está fazendo e tenha em mente que investir em criptomoedas, e particularmente em altcoins, pode ser muito mais arriscado do que ações ou títulos. 

As criptomoedas são consideradas um investimento altamente especulativo e volátil, portanto, busque reduzir o risco de investir em moedas digitais.

Recentemente, o próprio Mark Cuban experimentou esses riscos. Em junho, ele revelou que estava negociando um token DeFi da Iron Finance chamado Titan que acabou caindo a zero em um dia.

A princípio, alguns no mundo dos ativos digitais especularam que isso era resultado de um  "puxão de tapete", que é um  tipo de golpe em que os desenvolvedores abandonam um projeto e saem com os fundos dos investidores. 

A Iron Finance negou essas alegações. O projeto disse em um post de blog  que a falha foi devido a uma “corrida ao banco”, ou venda em pânico, e ao código algorítmico do token.

Embora seja raro que as altcoins fiquem completamente saturadas, é um bom lembrete de como pode ser perigoso investir em criptomoedas e por que você deve entender o que está fazendo antes do tempo.

Como seu valor não corresponde realmente a alguma fonte de valor subjacente - como imóveis, lucros ou juros - quase não há como prever se [a criptomoeda] aumentará ou diminuirá a qualquer momento, disse James Ledbetter, editor do boletim informativo FIN da fintech à CNBC. ″É pura especulação.”

Riscos das altcoins

Os especialistas concordam com Mark Cuban de que é fundamental fazer uma pesquisa completa antes de investir em criptomoedas e somente expor aquilo que você pode perder. 

Caso esteja interessado em altcoins, aqui estão alguns tipos de risco desses ativos que você deve estar ciente.

1. Risco de reputação

O risco de reputação é a ameaça de que um projeto altcoin não esteja em boa situação. Antes de investir, é fundamental determinar se os fundadores do projeto são confiáveis.

2. Risco de acesso ao mercado

O risco de acesso ao mercado refere-se à acessibilidade de cada moeda digital, incluindo onde ela está disponível para compra.

Se a altcoin estiver disponível apenas por meio de um backchannel obscuro, em vez de uma bolsa regulamentada, por exemplo, pode valer a pena pensar um pouco mais sobre o investimento. 

Se o método de compra de uma moeda parece incompleto, é possível que o projeto altcoin não seja seguro ou seja uma farsa.

3. Risco técnico

O risco técnico é grande, pois a qualidade do código por trás de cada moeda digital pode variar.

Muitas das altcoins foram criadas por desenvolvedores que copiaram e colaram o código-fonte de outras moedas para criar as suas próprias. 

Dogecoin, em particular, é um fork, ou cópia do código, do luckycoin, que é um fork do litecoin, que é um fork do bitcoin. 

Isso pode deixar espaço para pontos fracos em um código, tornando a altcoin potencialmente menos segura e suscetível a agentes mal-intencionados.

É bom ter certeza de que um terceiro respeitável auditou e revisou o código de qualquer altcoin que você esteja interessado em comprar. 

Uma auditoria irá descobrir se há problemas no desenvolvimento de uma moeda digital, incluindo se é possível para uma parte central controlar a rede ou seus fundos, o que pode ser potencialmente prejudicial e causar volatilidade.

No entanto, mesmo que uma moeda seja auditada, ainda é possível que um projeto incompleto escape pelas rachaduras, então os especialistas são claros: você deve investir apenas o quanto puder perder.

Como diz Mark Cuban, “sempre faça o trabalho”.

Quer Investir em Criptomoedas? Acesse aqui a Maior Corretora do Mundo.