Controlada pelo Grupo Cosan, a Rumo é uma das maiores empresas independentes do sistema ferroviário da América Latina.

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Somado a isso, a companhia é considerada a maior empresa do setor no Brasil, operando aproximadamente 13,5 mil quilômetros de ferrovias.

Atualmente, a malha ferroviária da Rumo responde por aproximadamente 88% dos grãos produzidos para exportação no país.

Veja neste artigo quais são os principais diferenciais da Rumo, as estratégias implementadas pela empresa, seu ambiente competitivo e os catalisadores das ações RAIL3.

Leia até o final e descubra se a ação RAIL3 vale a pena.

O que é Rumo

A Rumo é uma das maiores transportadoras de cargas do país, em volume transportado.

A companhia está listada no segmento Novo Mercado de Governança Corporativa, e suas ações são negociadas pelo código RAIL3.

Avaliada em R$ 34,0 bilhões, aproximadamente 65,59% (ON) do seu capital social é negociado livremente na Bolsa de Valores brasileira.

História da Rumo

A Rumo foi constituída no ano de 2008, como a maior operadora logística de exportação de açúcar pelo porto de Santos (SP) do país.

Na época da sua fundação, o sistema ferroviário brasileiro estava em forte ritmo de expansão após ser privatizado pelo governo no final da década de 90.

Posteriormente, em 2009, a companhia firmou um acordo com a empresa ALL. No ano seguinte, a Rumo foi capitalizada pelos acionistas, TPG e Gávea.

Em 2015, a fusão de Rumo & ALL foi finalizada criando uma gigante do setor de logística do Brasil.

Os anos seguintes foram marcados por aumento de capital, com a finalidade de investir na expansão da empresa.

Mais tarde, em 2019, a Rumo venceu o leilão da EF-151 (Ferrovia Norte-Sul) com um lance de R$ 2,7 bilhões.

Confira os principais acontecimentos que marcaram a história da Rumo ao longo dos anos:

Linha do Tempo da Rumo
1999Criação da ALL.
2004IPO da ALL.
2008Criação da Rumo.
2009Acordo Rumo & ALL.
2010Capitalização da Rumo pelo TPG e Gávea.
2014Proposta de fusão Rumo & ALL.
2015Conclusão da fusão de Rumo & ALL.
2019Rumo venceu o leilão da ferrovia Norte-Sul.
2021O Capital Research Global Investors aumenta a participação no capital social da companhia.

Estrutura Organizacional Rumo

Confira abaixo a estrutura organizacional da empresa Rumo e seus membros.

AdministraçãoMembro
PresidenteJoão Alberto Fernandez de Abreu
VP Financeiro e Diretor de RIRicardo Lewin
VP de OperaçõesDaniel Rockenbach
VP de Suprimentos e ProjetosDarlan Fábio De David
VP ComercialPedro Marcus Lira Palma
ConselhosEspecialista do Setor
AdministraçãoRubens Ometto Silveira Mello
FiscalLuis Claudio Rapparini Soares
ComitêsEspecialista do Setor
AuditoriaMaria Carolina Ferreira Lacerda
PessoasLuis Henrique Cals De Beauclair Guimarães
OperacionalJulio Fontana Neto
Partes RelacionadasMarcos Sawaya Jank
Estratégico e de SustentabilidadeLuis Henrique Cals De Beauclair Guimarães
Negociação e DivulgaçãoJoão Alberto Fernandez de Abreu
FinanceiroMarcelo Eduardo Martins

Como RAIL 3 Lucra?

Consolidada como a maior operadora ferroviária independente do país, a Rumo lucra com o transporte de cargas.

A companhia divide as suas atividades em operações norte, operações sul, operações central e operações de contêineres.

Embora o foco da Rumo esteja no transporte de produtos agrícolas, a companhia também transporta produtos industriais como o combustível.

Atualmente, os produtos agrícolas correspondem pela maior parcela do volume total transportado pela companhia.

No primeiro semestre de 2021, o volume transportado de produtos agrícolas pela companhia representou 81,3% do volume total transportado. Veja no gráfico abaixo:

Gráfico da Composição do Volume Transportado da Rumo
Elaboração própria. Fonte: RI Rumo

A companhia tem uma base restrita de clientes, constituída principalmente por empresas exportadoras de commodities agrícolas.

Dessa forma, a saída de algum cliente pode impactar o desempenho da Rumo de forma significativa.

Os principais clientes da companhia são as empresas Cargill, Bunge, ADM, COFCO, Louis Dreyfus e Amaggi.

Essas empresas representaram aproximadamente metade da receita líquida consolidada da Rumo em 2020.

Por sua vez, a receita líquida da Rumo avançou a uma taxa anual composta de 6,8% nos últimos 3 anos. Veja no gráfico abaixo:

Gráfico do Histórico da Receita Líquida da Rumo
Gráfico do histórico da receita líquida da Rumo. Fonte: GuiaInvest

Concorrentes da Rumo

A Rumo compete com grandes concessionárias de transporte ferroviário de cargas como a VLI Logística e Ferrovia Tereza Cristina (FTC). Veja na tabela abaixo:

ConcessionáriaPrincipais produtos exportados
VLI LogísticaMinério de ferro, manganês, ferro gusa, combustível, carvão mineral, produtos siderúrgicos, coque, soja, grãos de milho, açúcar, farelo de soja, celulose, óleo diesel.
Ferrovia Tereza Cristina (FTC)Carvão mineral e contêiner.
MRS LogísticaMinério de ferro, Açúcar, cimento a granel e produtos siderúrgicos.
Ferrovia Transnordestina Logística (FTL)Óleo diesel, cimento, gasolina, produtos siderúrgicos e minério de ferro. 

Cabe lembrar, que as concessionárias listadas na tabela acima são controladas por grandes empresas como a Vale, Mitsui e Companhia Siderúrgica Nacional (CSN).

Vantagens Competitivas

  • Setor caracterizado pelas altas barreiras de entradas;
  • A maior demanda por commodities beneficia os resultados da companhia.

Desvantagens Competitivas

  • Exposição ao risco regulatório;
  • Concentração em poucos clientes.

Participação de Mercado da Rumo

De acordo com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a Rumo é a maior operadora ferroviária independente do Brasil e da América Latina, com aproximadamente 45,0% de market share no sistema ferroviário brasileiro.

O sistema ferroviário brasileiro é composto por aproximadamente 30 mil quilômetros de extensão distribuídos por 13 malhas ferroviárias.

Após a privatização do sistema ferroviário brasileiro no final da década de 90, a participação do setor ferroviário na matriz de transporte de cargas do Brasil avançou de forma expressiva.

Atualmente, o setor ferroviário brasileiro responde por 21,5% de toda a matriz de transporte de cargas do país. Veja na tabela abaixo:

País Matriz de Transporte de Cargas
Ferroviário Rodoviário Aguaviário e Outros
Russia81,0%8,0%11,0%
Canadá34,0%19,0%47,0%
Austrália55,0%27,0%18,0%
Estados Unidos27,0%43,0%30,0%
Brasil21,5%67,6%10,6%
China14,0%35,0%51,0%

Fonte: Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF)

Desempenho Ações RAIL3

As ações RAIL3 têm como catalisadores a maior demanda por commodities, crescimento econômico e a otimização da eficiência operacional.

Cotadas a R$ 18,30, as ações da Rumo entregaram uma valorização de 2,10% nos últimos 12 meses. Veja no gráfico abaixo:

Gráfico do Desempenho Diário da Ação RAIL3
Gráfico do desempenho diário da ação RAIL3. Fonte: GuiaInvest

Rumo Vale a Pena Investir?

O sistema ferroviário brasileiro é o maior da América Latina. 

Atualmente, grande parte das ferrovias brasileiras são utilizadas para transportar commodities agrícolas.

Nos últimos anos, a produção de grãos no país vem crescendo, favorecendo as empresas transportadoras de commodities agrícolas.

Somado a isso, os grãos são um dos produtos com maior demanda externa, o que favorece também as exportações.

Para acompanhar o crescimento do setor, a Rumo tem investido nos projetos “Lucas do Rio Verde” e “Cuiabá”.

A companhia estima que ambos os projetos devem agregar um volume de 18 milhões de toneladas adicionais de grãos.

Sendo assim, é recomendável acompanhar os desdobramentos futuros da companhia para identificar o momento exato de investir nas ações RAIL3.

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