Controlada pelo Grupo Cosan, a Rumo é uma das maiores empresas independentes do sistema ferroviário da América Latina.
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Somado a isso, a companhia é considerada a maior empresa do setor no Brasil, operando aproximadamente 13,5 mil quilômetros de ferrovias.
Atualmente, a malha ferroviária da Rumo responde por aproximadamente 88% dos grãos produzidos para exportação no país.
Veja neste artigo quais são os principais diferenciais da Rumo, as estratégias implementadas pela empresa, seu ambiente competitivo e os catalisadores das ações RAIL3.
Leia até o final e descubra se a ação RAIL3 vale a pena.
O que é Rumo
A Rumo é uma das maiores transportadoras de cargas do país, em volume transportado.
A companhia está listada no segmento Novo Mercado de Governança Corporativa, e suas ações são negociadas pelo código RAIL3.
Avaliada em R$ 34,0 bilhões, aproximadamente 65,59% (ON) do seu capital social é negociado livremente na Bolsa de Valores brasileira.
História da Rumo
A Rumo foi constituída no ano de 2008, como a maior operadora logística de exportação de açúcar pelo porto de Santos (SP) do país.
Na época da sua fundação, o sistema ferroviário brasileiro estava em forte ritmo de expansão após ser privatizado pelo governo no final da década de 90.
Posteriormente, em 2009, a companhia firmou um acordo com a empresa ALL. No ano seguinte, a Rumo foi capitalizada pelos acionistas, TPG e Gávea.
Em 2015, a fusão de Rumo & ALL foi finalizada criando uma gigante do setor de logística do Brasil.
Os anos seguintes foram marcados por aumento de capital, com a finalidade de investir na expansão da empresa.
Mais tarde, em 2019, a Rumo venceu o leilão da EF-151 (Ferrovia Norte-Sul) com um lance de R$ 2,7 bilhões.
Confira os principais acontecimentos que marcaram a história da Rumo ao longo dos anos:
Linha do Tempo da Rumo | |
1999 | Criação da ALL. |
2004 | IPO da ALL. |
2008 | Criação da Rumo. |
2009 | Acordo Rumo & ALL. |
2010 | Capitalização da Rumo pelo TPG e Gávea. |
2014 | Proposta de fusão Rumo & ALL. |
2015 | Conclusão da fusão de Rumo & ALL. |
2019 | Rumo venceu o leilão da ferrovia Norte-Sul. |
2021 | O Capital Research Global Investors aumenta a participação no capital social da companhia. |
Estrutura Organizacional Rumo
Confira abaixo a estrutura organizacional da empresa Rumo e seus membros.
Administração | Membro |
Presidente | João Alberto Fernandez de Abreu |
VP Financeiro e Diretor de RI | Ricardo Lewin |
VP de Operações | Daniel Rockenbach |
VP de Suprimentos e Projetos | Darlan Fábio De David |
VP Comercial | Pedro Marcus Lira Palma |
Conselhos | Especialista do Setor |
Administração | Rubens Ometto Silveira Mello |
Fiscal | Luis Claudio Rapparini Soares |
Comitês | Especialista do Setor |
Auditoria | Maria Carolina Ferreira Lacerda |
Pessoas | Luis Henrique Cals De Beauclair Guimarães |
Operacional | Julio Fontana Neto |
Partes Relacionadas | Marcos Sawaya Jank |
Estratégico e de Sustentabilidade | Luis Henrique Cals De Beauclair Guimarães |
Negociação e Divulgação | João Alberto Fernandez de Abreu |
Financeiro | Marcelo Eduardo Martins |
Como RAIL 3 Lucra?
Consolidada como a maior operadora ferroviária independente do país, a Rumo lucra com o transporte de cargas.
A companhia divide as suas atividades em operações norte, operações sul, operações central e operações de contêineres.
Embora o foco da Rumo esteja no transporte de produtos agrícolas, a companhia também transporta produtos industriais como o combustível.
Atualmente, os produtos agrícolas correspondem pela maior parcela do volume total transportado pela companhia.
No primeiro semestre de 2021, o volume transportado de produtos agrícolas pela companhia representou 81,3% do volume total transportado. Veja no gráfico abaixo:
A companhia tem uma base restrita de clientes, constituída principalmente por empresas exportadoras de commodities agrícolas.
Dessa forma, a saída de algum cliente pode impactar o desempenho da Rumo de forma significativa.
Os principais clientes da companhia são as empresas Cargill, Bunge, ADM, COFCO, Louis Dreyfus e Amaggi.
Essas empresas representaram aproximadamente metade da receita líquida consolidada da Rumo em 2020.
Por sua vez, a receita líquida da Rumo avançou a uma taxa anual composta de 6,8% nos últimos 3 anos. Veja no gráfico abaixo:
Concorrentes da Rumo
A Rumo compete com grandes concessionárias de transporte ferroviário de cargas como a VLI Logística e Ferrovia Tereza Cristina (FTC). Veja na tabela abaixo:
Concessionária | Principais produtos exportados |
VLI Logística | Minério de ferro, manganês, ferro gusa, combustível, carvão mineral, produtos siderúrgicos, coque, soja, grãos de milho, açúcar, farelo de soja, celulose, óleo diesel. |
Ferrovia Tereza Cristina (FTC) | Carvão mineral e contêiner. |
MRS Logística | Minério de ferro, Açúcar, cimento a granel e produtos siderúrgicos. |
Ferrovia Transnordestina Logística (FTL) | Óleo diesel, cimento, gasolina, produtos siderúrgicos e minério de ferro. |
Cabe lembrar, que as concessionárias listadas na tabela acima são controladas por grandes empresas como a Vale, Mitsui e Companhia Siderúrgica Nacional (CSN).
Vantagens Competitivas
- Setor caracterizado pelas altas barreiras de entradas;
- A maior demanda por commodities beneficia os resultados da companhia.
Desvantagens Competitivas
- Exposição ao risco regulatório;
- Concentração em poucos clientes.
Participação de Mercado da Rumo
De acordo com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a Rumo é a maior operadora ferroviária independente do Brasil e da América Latina, com aproximadamente 45,0% de market share no sistema ferroviário brasileiro.
O sistema ferroviário brasileiro é composto por aproximadamente 30 mil quilômetros de extensão distribuídos por 13 malhas ferroviárias.
Após a privatização do sistema ferroviário brasileiro no final da década de 90, a participação do setor ferroviário na matriz de transporte de cargas do Brasil avançou de forma expressiva.
Atualmente, o setor ferroviário brasileiro responde por 21,5% de toda a matriz de transporte de cargas do país. Veja na tabela abaixo:
País | Matriz de Transporte de Cargas | ||
Ferroviário | Rodoviário | Aguaviário e Outros | |
Russia | 81,0% | 8,0% | 11,0% |
Canadá | 34,0% | 19,0% | 47,0% |
Austrália | 55,0% | 27,0% | 18,0% |
Estados Unidos | 27,0% | 43,0% | 30,0% |
Brasil | 21,5% | 67,6% | 10,6% |
China | 14,0% | 35,0% | 51,0% |
Fonte: Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF)
Desempenho Ações RAIL3
As ações RAIL3 têm como catalisadores a maior demanda por commodities, crescimento econômico e a otimização da eficiência operacional.
Cotadas a R$ 18,30, as ações da Rumo entregaram uma valorização de 2,10% nos últimos 12 meses. Veja no gráfico abaixo:
Rumo Vale a Pena Investir?
O sistema ferroviário brasileiro é o maior da América Latina.
Atualmente, grande parte das ferrovias brasileiras são utilizadas para transportar commodities agrícolas.
Nos últimos anos, a produção de grãos no país vem crescendo, favorecendo as empresas transportadoras de commodities agrícolas.
Somado a isso, os grãos são um dos produtos com maior demanda externa, o que favorece também as exportações.
Para acompanhar o crescimento do setor, a Rumo tem investido nos projetos “Lucas do Rio Verde” e “Cuiabá”.
A companhia estima que ambos os projetos devem agregar um volume de 18 milhões de toneladas adicionais de grãos.
Sendo assim, é recomendável acompanhar os desdobramentos futuros da companhia para identificar o momento exato de investir nas ações RAIL3.
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