A Natura é uma das maiores empresas do mundo do setor de produtos de beleza, com relevante presença na América Latina.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

A empresa também é considerada uma das empresas mais relevantes do Índice S&P/B3 Brasil ESG, devido sua grande importância com as práticas sociais e ambientais.

Recentemente, a Natura recebeu o título de maior Empresa B do mundo. O termo Empresa B se refere às empresas que adotam um modelo de negócio voltado para o desenvolvimento social e ambiental.

Saiba quais são os principais diferenciais da Natura, as estratégias implementadas pela empresa, seu ambiente competitivo e os catalisadores das ações NTCO3.

Leia até o final e descubra se a ação NTCO3 vale a pena.

Quer Investir na Bolsa com Segurança? Veja a Melhor Ação de Dividendos Hoje.

O que é Natura

A Natura é considerada uma das maiores empresas do setor de cosméticos e das vendas diretas.

Atualmente, com um market cap de R$ 70 bilhões, aproximadamente 62% do seu capital social é negociado livremente na B3.

História da Natura

A história da Natura teve início em 1969 quando Luiz Seabra decidiu abrir uma pequena fábrica em São Paulo.

Na década de 70, foi realizada a inauguração da primeira loja da Natura, na rua Oscar Freire, em São Paulo.

Posteriormente, na década de 80, foi realizado o início da expansão da rede Natura, para diferentes regiões do país, alcançando 200 colaboradores e 2 mil consultoras.

O ano de 2004 foi marcado pela Oferta Pública Inicial (IPO) da Natura da Bolsa de Valores, e em 2005 foi realizada a inauguração da primeira loja da Natura em Paris.

Logo, o ano de 2009, foi bastante importante para a empresa, pois além de ter completado 40 anos, a empresa alcançou a marca histórica de 1 milhão de consultoras.

Em 2020, a Natura realizou a aquisição da Avon, criando o quarto maior grupo do mundo do segmento de beleza.

Confira os principais acontecimentos que marcaram a história da Natura ao longo dos anos:

Linha do Tempo da Natura
1969Constituição da Natura
1970Inauguração da primeira loja
1974Modelo adotado de venda direta
1980Início da expansão geográfica
1989Alcança a marca de 50 mil Consultoras de Beleza
2004IPO da Natura
2015Lançamento da plataforma de vendas on line, o Rede Natura
2020Aquisição da Avon

Quer Investir na Bolsa com Segurança? Veja a Melhor Ação de Dividendos Hoje.

Estrutura Organizacional Natura

Confira abaixo a estrutura organizacional da empresa Natura e seus membros.

DiretoriaMembro
Diretor Jurídico e de ComplianceItamar Gaino Filho
Diretor FinanceiroJosé Antonio de Almeida Filippo
Diretora Global de Operações e ComprasJoselena Peressinoto Romero
Diretor Executivo para a América LatinaJoão Paulo Brotto Gonçalves Ferreira
Diretor de Governança CorporativaMoacir Salzstein
Diretora de Relações com InvestidoresViviane Behar de Castro
ConselhosEspecialista do Setor
AdministraçãoRoberto de Oliveira Marques
FiscalEduardo Rogatto Luque
ComitêsEspecialista do Setor
Auditoria, de Gestão de Riscos e de FinançasGilberto Mifano
Pessoas e Desenvolvimento OrganizacionalFábio Colletti Barbosa
EstratégicoRoberto de Oliveira Marques
Governança CorporativaGuilherme Peirão Leal
Operacional do GrupoRoberto de Oliveira Marques

Como NTCO3 Lucra?

A principal forma da Natura lucrar é com a comercialização de produtos de beleza, maquiagem e cuidados pessoais, no modelo de venda de porta em porta, e através da rede on-line.

As principais marcas comerciais da Natura são a Avon, Natura, The Body Shop e Aesop

Confira a participação de cada marca na receita líquida da Natura:

MarcaParticipação Receita Líquida (%)
Avon51,4%
Natura30,4%
The Body Shop13,5%
Aesop4,7%

Veja como a Natura apresentou crescimento em sua margem operacional nos últimos anos:

Gráfico Histórico da Margem Operacional da Natura
Gráfico: Histórico da Margem Operacional da Natura. Fonte: GuiaInvest.

Agora repare como Natura apresentou instabilidade no seu resultado líquido nos últimos anos:

Gráfico Histórico do Lucro Líquido da Natura
Gráfico: Histórico do Lucro Líquido da Natura. Fonte: GuiaInvest.

Quer Investir na Bolsa com Segurança? Veja a Melhor Ação de Dividendos Hoje.

Setor de Consumo

As tendências para o setor de consumo devem ser mais otimistas para os próximos anos, isto porque, deve haver um crescimento no número de consumidores nos mercados emergentes.

Outro fator, é o envelhecimento da população impulsionando o consumo, como também o crescimento no número de consumidores digitais.

Concorrentes da Natura

As principais concorrentes da Natura são desde empresas brasileiras como a Boticário, como também empresas estrangeiras como L'Oréal, Procter & Gamble e Unilever.

Veja quais são os principais concorrentes da Natura:

EmpresaSede
CotyEstados Unidos
ShiseidoJapão
L'OréalFrança
Procter & GambleEstados Unidos
UnileverLondres
BoticárioParaná

Confira aqui a análise completa dos resultados da Natura do 3T20.

Quer Investir na Bolsa com Segurança? Veja a Melhor Ação de Dividendos Hoje.

Vantagens Competitivas

Confira as vantagens competitivas da Natura:

  • Diversidade geográfica;
  • Marcas bem posicionadas no mercado;
  • Ampla variedade de produtos.

Desvantagens Competitivas

Confira as desvantagens competitivas da Natura:

  • Setor bastante competitivo.

Participação de Mercado da Natura

A Natura é líder no Brasil, no segmento de maquiagem e cuidados com a pele.

Apenas no 3T20, a receita líquida da Natura alcançou R$ 10,4 bilhões, um aumento de 31,7% na comparação com o mesmo período de 2019.

Quer Investir na Bolsa com Segurança? Veja a Melhor Ação de Dividendos Hoje.

Catalisadores Ações NTCO3

Veja os catalisadores das ações NTCO3:

  1. Melhora nas vendas;
  2. Eficiência Operacional;
  3. Aumento de market share.

A ação NTCO3 apresentou valorização de 0,2% nos últimos 12 meses, enquanto o Ibovespa desvalorizou 0,5% no mesmo período.

Gráfico do Desempenho da Ação NTCO3
Gráfico: Desempenho Ação NTCO3. Fonte: GuiaInvest.

Quer Investir na Bolsa com Segurança? Veja a Melhor Ação de Dividendos Hoje.

Natura Vale a Pena Investir?

Embora a Natura esteja consolidada como uma das maiores empresas do segmento de beleza e cuidados pessoais, é recomendável ter uma posição neutra para as ações da empresa.

Isso porque, a companhia tem apresentado indicadores de rentabilidade como o Retorno sobre Patrimônio Líquido (ROE) abaixo do esperado, além de instabilidade no lucro líquido.

Outro ponto de atenção, é a expressiva valorização de mais de 130% pós-pandemia, deixando mais arriscado o investimento nas ações NTCO3.

Se você quer investir em ações com ótimos fundamentos e que estão sendo negociadas com desconto em relação ao seu preço justo, garanta a sua vaga na minha Carteira Ações para a Vida e receba o meu acompanhamento.

Mas se preferir investir por conta própria, baixe o checklist de 5 critérios para analisar uma ação, tenho certeza que vai lhe ajudar a tomar uma decisão mais assertiva.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Disclaimer: Declaro que as informações contidas neste texto são públicas e que refletem única e exclusivamente a minha visão independente sobre a companhia, sem refletir a opinião do The Capital Advisor ou de seus controladores.