A Log-In é uma das maiores operadoras de logística integrada do país.
→ Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.
As atividades da companhia envolvem a movimentação portuária e o transporte de contêineres por meio marítimo.
Além do mais, a Log-In oferece serviços de transporte rodoviário de curta distância.
Veja neste artigo quais são os principais diferenciais da Log-In, as estratégias implementadas pela empresa, seu ambiente competitivo e os catalisadores das ações LOGN3.
Leia até o final e descubra se a ação LOGN3 vale a pena.
O que é Log-In
A Log-In é uma das maiores empresas de logística do país.
A companhia está listada no segmento Novo Mercado de Governança Corporativa, e suas ações são negociadas pelo código LOGN3.
Avaliada em R$ 2,3 bilhões, aproximadamente 94,8% (ON) do seu capital social é negociado livremente na Bolsa de Valores brasileira.
História da Log-In
A História da Log-In iniciou no final da década de 90 como uma subsidiária da Companhia Vale do Rio Doce.
Em 2007, a Log-In abriu seu capital na Bolsa de Valores sendo a primeira empresa de logística do país a aderir ao segmento Novo Mercado de Governança Corporativa.
Em 2008, a companhia iniciou a construção de navios porta-contêineres. No mesmo ano, foram iniciadas escalas em Montevidéu.
Em 2009, a Log-In construiu dois navios graneleiros para atender ao contrato com a Alunorte.
Em 2010, foi lançado ao mar o navio Log-In Jacarandá, reconhecido como o primeiro navio porta-contêiner construído no país neste século.
Em 2011, entraram em operação os navios Log-In Jacarandá e Log-In Jatobá, e foi lançado ao mar o primeiro navio graneleiro, denominado Log-In Tambaqui.
No ano seguinte, foi inaugurado um novo serviço de transporte de bauxita entre os portos de Vila do Conde e Itaqui.
Em 2017, a companhia anunciou a compra de um navio porta-contêineres no estaleiro CSSC – Guangzhou Wenchong na China.
Em 2002, a Log-In divulgou sua nova escala possibilitando a ligação dos principais portos do Brasil ao Paraguai.
Confira os principais acontecimentos que marcaram a história da Log-In ao longo dos anos:
Linha do Tempo da Log-In | |
2007 | Abertura de capital da Log-In na Bolsa de valores. |
2008 | Início da construção de navios porta-contêineres. |
2010 | Lançamento do navio Log-In Jacarandá. |
2011 | Inauguração do Terminal de São Francisco do Sul. |
2013 | Início das operações do navio graneleiro Log-In Tambaqui. |
2015 | Lançamento ao mar do navio porta-contêiner Log-In Jequitibá. |
2020 | Início das operações do navio Log-In Endurance. |
Estrutura Organizacional Log-In
Confira abaixo a estrutura organizacional da empresa Log-In e seus membros.
Administração | Membro |
Presidente | Marcio Arany da Cruz Martins |
Diretor Financeiro e de Relações com Investidores | Pascoal Cunha Gomes |
Diretor de Operações | Mauricio Trompowsky Costa Ramos |
Diretora de Gente e Gestão | Andréa Santos Simões |
Diretor de Terminais | Ilson José Hulle Filho |
Diretor Comercial | Mauricio Peinado de Alvarenga |
Diretor de Atendimento | Felipe Gurgel Daemon D’ Oliveira |
Conselhos | Especialista do Setor |
Administração | Marco Antônio Souza Cauduro |
Fiscal |
Comitês | Especialista do Setor |
Auditoria | Edson Renato Liborio Monje |
Gente e Gestão | Fabiola Ribeiro dos Santos |
Estratégico e Financeiro | Flavio Souto Boan |
Ética | Fabiola Ribeiro dos Santos |
Como LOGN3 Lucra?
A Log-In lucra com a oferta de soluções logísticas intermodais.
A companhia atua por meio da movimentação portuária, transporte de contêineres por meio marítimo e por transporte rodoviário.
O portfólio de serviços oferecidos pela companhia é bastante amplo, veja a seguir:
- Serviço Amazonas que percorre a rota regular entre as regiões Sul e Norte do país;
- Serviço Atlântico Sul que percorre a rota que liga o país aos países do Mercosul;
- Dois serviços de shuttle, responsável por realizar a ligação dos portos de Santos, Rio de Janeiro e Vitória;
- Serviços de planejamento e gestão logística;
- Transporte rodoviário de curta distância para complementar os serviços de navegação costeira;
- Administração e operação do terminal portuário de contêineres TVV;
- Serviços de armazenagem em terminais intermodais;
- Soluções Logísticas 3PL (Third-party Logistics).
Uma das peculiaridades da empresa é a sua cadeia logística integrada.
Dessa forma, a Log-In consegue atender de forma ampla a demanda logística do país.
Assim, a companhia atende os mais variados segmentos da economia com destaque para os setores petroquímico, higiene e limpeza, alimentos, construção civil e eletrônicos.
Dentre a base de clientes da companhia estão grandes empresas líderes de mercado, com operações no Brasil e no Mercosul.
A companhia possui receitas atreladas ao dólar. Por outro lado, o bunker, óleo combustível dos navios, é comercializado em dólares, resultado em um hedge cambial natural.
A receita líquida da Log In tem apresentado crescimento consistente nos últimos anos. Veja no gráfico a seguir:
Entretanto, a companhia tem apresentado lucros inconsistentes nos últimos trimestres. Veja no gráfico a seguir:
Concorrentes da Log-In
A companhia compete com grandes empresas como a Aliança e a Santos Brasil.
Empresa | UF Sede |
Aliança | SP |
Santos Brasil | SP |
Vantagens Competitivas
- A companhia é a única operadora independente de logística integrada do país;
- A Log-In é uma das maiores empresas do mercado de navegação costeira no Brasil.
Desvantagens Competitivas
- Aumento da concorrência.
Participação de Mercado da Log-In
De acordo com a Santos Port Authority, o market share da Log In passou de 35,8% para 39,6% no primeiro semestre de 2021.
O aumento da participação de mercado da Log In foi decorrente da maior exposição do Tecon Santos ao fluxo de contêineres importados cheios.
Desempenho Ações LOGN3
As ações LOGN3 têm como catalisadores a retração no preço do petróleo, menores níveis de inflação e crescimento econômico.
Cotadas a R$ 21,72, as ações da Log-In entregaram uma valorização de 24,70% nos últimos 12 meses. Veja no gráfico a seguir:
Log-In Vale a Pena Investir?
A Log In é uma empresa com alta representatividade no setor de transporte hidroviário no país.
Entretanto, nos últimos trimestres, a companhia tem entregado resultados inconsistentes.
Dessa forma, é recomendável que o investidor tenha cautela, e aguarde o momento certo para investir nas ações LOGN3.
Quer investir nas melhores empresas pagadoras de dividendos e que estão sendo negociadas com DY acima do mercado?
Garanta a sua vaga na minha Carteira Seleção de Dividendos e receba o meu acompanhamento pessoal.
Veja o dinheiro entrando na sua conta sem você precisar trabalhar mais para isso.
É o seu dinheiro trabalhando para você e não você trabalhando pelo dinheiro.
Quer Receber Análises de Ações?
This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.O QUE LER AGORA...
- Análise de Resultados
Resultado Lojas Marisa (AMAR3) 2023: Prejuízo de R$ 101,3 M no 4T23
- Notícias
Ibovespa Cai -0,34% na Contramão do Exterior; USIM5 -13,91%
- Notícias
Arrecadação Federal Atinge Recorde em Março, Crescendo 7,22% no Período
- Finanças Pessoais
4 Dicas para Fazer seu Dinheiro Durar a Vida Toda