O Carrefour é líder no setor alimentício brasileiro, com uma rede composta por 732 lojas.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Além do mais, o Carrefour é o único player do segmento de varejo alimentar que está presente em todos os estados brasileiros.

Resultado dos investimentos em inovação, a companhia viu suas vendas online crescerem mais de oito vezes em dois anos.

Veja neste artigo quais são os principais diferenciais do Carrefour, as estratégias implementadas pela empresa, seu ambiente competitivo e os catalisadores das ações CRFB3.

Leia até o final e descubra se a ação CRFB3 vale a pena.

O que é Carrefour

O Carrefour é uma das maiores redes de hipermercados do mundo, presente em mais de 30 países.

A companhia está listada no segmento Novo Mercado da B3, e suas ações são negociadas pelo código CRFB3.

Avaliado em R$ 42,3 bilhões, aproximadamente 20,7% (ON) do seu capital social é negociado livremente na B3.

História do Carrefour

A história do Carrefour iniciou em 1959 na cidade de Annecy, pelos empresários franceses Denis Defforey, Jacques Defforey e Marcel Fournier.

Na década de 90, após um longo período de atividade na região europeia, e com o objetivo de expandir suas atividades para fora do país, o Carrefour abriu sua primeira loja no Brasil.

A partir de então, o Carrefour inicia seu processo de expansão e chega a marca de 100 lojas no ano de 2005 no país.

Em 2007, o Carrefour adquire o Atacadão passando a atuar também no segmento de atacado.

O sucesso com a rede Atacadão possibilitou à empresa chegar a 100 lojas com a marca, inaugurando em 2014, a centésima loja na cidade de Camaragibe.

Recentemente, a companhia anunciou que celebrou contrato para aquisição do Grupo BIG, possibilitando expandir ainda mais sua atuação no país.

Confira os principais acontecimentos que marcaram a história da C&A ao longo dos anos:

Linha do Tempo do Carrefour
1959Carrefour inicia suas atividades na França, na cidade de Annecy.
1975Carrefour abre sua primeira loja no Brasil, através da subsidiária Carrefour Comércio e Indústria Ltda. (“CCI”).
1989Lançamento do cartão de crédito Carrefour.
1992Início da expansão do Carrefour no Brasil.
1994Abertura no primeiro posto de combustíveis com a bandeira Carrefour.
2005Carrefour alcança a marca de 100 lojas instaladas no Brasil.
2007Carrefour adquire a rede Atacadão.
2014Constituição do Instituto Carrefour Brasil.
2017Lançamento do e-commerce de alimentos.
2020Carrefour adquire 51% de participação no capital social da Cotabest Informação e Tecnologia SA..

Estrutura Organizacional Carrefour

Confira abaixo a estrutura organizacional da empresa Carrefour e seus membros.

AdministraçãoMembro
PresidenteNoël Prioux
Diretor Vice-Presidente de Finanças e Diretor de Relações com InvestidoresSébastien Durchon
Diretor Executivo de Gestão de PessoasJoão Senise
Diretor Executivo de Relações InstitucionaisStephane Engelhard
ConselhosEspecialista do Setor
AdministraçãoMatthieu Malige
ComitêsEspecialista do Setor
Auditoria EstatutárioMatthieu Dominique Marie Malige (chairman)
EstratégiaJérôme Alexis Louis Nanty (chairman)
Recursos HumanosEduardo Pongrácz Rossi (chairman)

Como CRFB3 Lucra?

O Carrefour lucra com a comercialização de produtos alimentares e também com outras categorias de produtos.

Atualmente, as principais marcas do Carrefour são: Atacadão, Carrefour, Carrefour Bairro, Express, Banco Carrefour, Drogarias Carrefour, Carrefour.com, Carrefour Market e Carrefour Postos.

Seu modelo de negócio multiformato possibilita sua atuação tanto no atacado quanto no varejo.

Além do mais, a companhia implementou a estratégia omnicanal, conseguindo oferecer milhares de produtos por meio de diversos canais de vendas, aumentando seu faturamento.

Veja a segmentação das vendas totais do Carrefour do 1T21:

Divisão de NegócioVendas Totais (R$) - 1T21Participação (%)
AtacadãoR$ 11,5 bilhões70,19%
Carrefour VarejoR$ 4,9 bilhões29,81%
TotalR$ 16,413 bilhões100%

Cerca de 71% das vendas totais do Carrefour são originadas pela divisão Atacadão. 

Além de ser a divisão de maior relevância no desempenho do Carrefour, o segmento de atacado também é a divisão do grupo com maior crescimento nas vendas líquidas. Veja no gráfico abaixo:

Gráfico das Vendas Líquidas do Carrefour
Fonte: Elaboração Própria

Adicionalmente, o Carrefour oferece crédito ao consumidor por meio do Banco Carrefour. Apenas no 1T21, o Banco Carrefour lucrou R$ 63 milhões.

Concorrentes Brasileiros do Carrefour

Por atuar em diferentes ramos de negócios, os concorrentes do Carrefour variam de acordo com seu segmento de atuação.

No segmento financeiro, relacionado a oferta de cartões de crédito por meio do Banco Carrefour, os principais concorrentes da companhia são:

Banco TickerMarket Cap (R$)
ItaúITUB4R$ 293,5 bilhões
BradescoBBDC4R$ 276,9 bilhões
SantanderSANB11R$ 152,6 bilhões
Banco do BrasilBBAS3R$ 91,7 bilhões
Nubank--

Apesar de que a divisão do Banco Carrefour e de Varejo são algumas das fontes de lucros da companhia, o segmento de atacado é o mais lucrativo.

No segmento de atacado, o principal concorrente da companhia é o Assaí Atacadista (ASAI3), empresa do Grupo Pão de Açúcar (GPA).

A companhia também compete com algumas outras empresas de capital privado como Mercantil Rodrigues, Makro, Roldão e Tenda.

Veja quais são os principais concorrentes brasileiros do Carrefour, com listagem na Bovespa:

TickerEmpresaMarket Cap (R$)
PCAR3Pão de AçúcarR$ 10,5 bilhões
ASAI3AssaíR$ 23,0 bilhões

Da mesma forma que a companhia é destacada no setor brasileiro de varejo alimentar, a companhia permanece com uma ótima estrutura financeira.

Veja abaixo os principais indicadores financeiros do Carrefour e de seus principais concorrentes com listagem na Bovespa:

TickerLucro por Ação (LPA) (R$)Rent Patr Líq (ROE) %Margem Líquida %Dívida Bruta / Pat Líq %
CRFB31,698518,7%4,6%53,6%
PCAR39,527914,9%5,8%50,9%

Confira aqui a análise completa dos resultados do Carrefour do 1T21.

Vantagens Competitivas

  • Líder do setor de varejo alimentício brasileiro.

Desvantagens Competitivas

  • Inserida no setor de varejo alimentar, caracterizado por sua elevada fragmentação.

Participação de Mercado do Carrefour

O Carrefour é líder no varejo alimentar brasileiro, considerando o faturamento bruto.

Veja o market share das maiores redes de supermercado do país:

EmpresaMarket Share (%)
Carrefour16,45%
Pão de Açúcar16,26%
Cencosud Brasil2,27%
Super Muffato1,99%
SDB Comércio de Alimentos1,93%

O setor supermercadista brasileiro é altamente fragmentado.

No entanto, o faturamento bruto das cinco maiores redes de supermercado corresponderam a cerca de 40% do mercado total em 2020.

Além do mais, o Carrefour por meio do Banco Carrefour é um dos maiores operadores de cartões de crédito, com uma participação de mercado de 10,1% no setor.

Desempenho Ações CRFB3

Inserida no setor de alimentos, os principais catalisadores das ações do Carrefour são: níveis de inflação de alimentos, crescimento econômico e eficiência operacional.

As ações do Carrefour (CRFB3) valorizaram 10,67% em 2021, e apresentaram uma alta de 7,77% nos últimos 12 meses.

Veja no gráfico abaixo o desempenho diário da ação CRFB3:

Gráfico do Desempenho Diário da Ação CRFB3
Gráfico do Desempenho Diário da Ação CRFB3. Fonte: GuiaInvest

Carrefour Vale a Pena Investir?

O Carrefour está consolidado como o maior varejista alimentar do país.

Além do mais, a companhia espera acelerar a abertura de novas lojas do segmento de atacado, divisão mais lucrativa da empresa.

Isto possibilita que a empresa se mantenha como líder de mercado, aumentando seu faturamento.

Portanto, o Carrefour segue sendo uma das melhores empresas do setor de varejo alimentar brasileiro.

Quer investir nas melhores empresas pagadoras de dividendos e que estão sendo negociadas com DY acima do mercado?

Garanta a sua vaga na minha Carteira Seleção de Dividendos e receba o meu acompanhamento pessoal.

Veja o dinheiro entrando na sua conta sem você precisar trabalhar mais para isso.

É o seu dinheiro trabalhando para você e não você trabalhando pelo dinheiro.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.