A Azul, controlada pela ALAB, é considerada a terceira maior companhia aérea do Brasil em volume de Passageiros Quilômetros Transportados (RPK).

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Com apenas 12 anos de atuação, a Azul conquistou uma parcela significativa de mercado no setor aéreo brasileiro.

Atualmente, a Azul conta com a maior malha aérea do Brasil atendendo mais de 100 destinos, sendo operada através de sua extensa frota de aeronaves.

Devido ao choque ocasionado pela pandemia de Covid-19, as ações AZUL4 acumulam uma desvalorização de 33,8% em 2020 na Bolsa de Valores.

Diante dessa alta desvalorização é normal que muitos investidores se perguntem: "Vale a pena investir na Azul no atual preço?

Neste artigo, vou citar os principais diferenciais da Azul, as estratégias implementadas pela empresa ao longo dos anos, e se vale a pena investir na Azul no atual preço.

Leia até o final e descubra se a ação AZUL4 vale a pena.

O que é Azul

A Azul é a terceira maior companhia aérea do país, com aproximadamente um terço do mercado brasileiro de aviação civil em termos de decolagens.

A companhia também conta com a maior malha aérea brasileira atendendo mais de 100 destinos, com 792 decolagens diárias.

Por meio das aeronaves A330, a Azul oferece voos diretos para os Estados Unidos e Portugal, além de contar com mais 4 rotas internacionais.

Atualmente, com um Market Cap de R$ 47,9 bilhões, 50,3% do capital social total da Azul é negociado na B3.

As ações da Azul também estão presentes na Bolsa de Valores de Nova Iorque (NYCE), podendo ser negociadas através do código AZUL.

História da Azul

A história da companhia aérea Azul teve início em 2008, logo após o fim da crise aérea brasileira, quando David Neeleman, fundador da Jetblue decidiu lançar uma companhia aérea no Brasil.

Com um capital inicial de US $250 milhões, a Azul começou a operar com aeronaves da Jetblue, pouco tempo depois a Azul adquiriu seu primeiro avião, um Embraer E190AR.

Na época, o setor aéreo brasileiro era liderado pelas companhias aéreas TAM e Gol (Varig), que juntas mantinham o duopólio no setor aéreo brasileiro.

O primeiro grande marco da companhia aconteceu em 2012 quando houve a fusão entre Azul e Trip, criando a Azul Trip SA..

Com a fusão com a Trip, a companhia passou a alcançar 14,23% de participação de mercado nos voos domésticos, considerada a terceira maior empresa aérea do país.

O segundo grande marco da empresa aconteceu em 2014, quando a Azul realizou a aquisição de aeronaves do modelo Airbus A330-200, o que possibilitou a sua entrada no mercado internacional.

O terceiro grande avanço da companhia aconteceu em 2017, quando a Azul realizou a sua Oferta Pública Inicial (IPO), captando US$ 406 milhões na B3.

Confira os principais acontecimentos que marcaram a história da Azul ao longo dos anos:

Linha do Tempo da Azul
2008Criação da Azul; Emissão do Certificado de Homologação de Empresa de Transporte Aéreo (CHETA)
2012Fusão da Azul e Trip
2014Entrada no mercado internacional
2015Início da Parceria com a United Airlines
2017IPO da Azul na B3
2020Eleita a melhor companhia aérea do mundo pelo Tripadvisor

Estrutura Organizacional Azul

Confira abaixo a estrutura organizacional da empresa Azul e seus membros.

DiretoriaMembro
PresidenteJohn Peter Rodgerson
Vice-presidenteAlexandre Wagner Malfitani
DiretorAntonio Flavio Torres Martins Costa
ConselhosEspecialista do Setor
AdministraçãoDavid Neeleman
ComitêsEspecialista do Setor
Auditoria EstatutárioSergio Eraldo de Salles Pinto
RemuneraçãoCarolyn Trabuco
GovernançaMichael Lazarus
Ética e CondutaAlexandre Malfitani

Setor Aéreo 

A crise provocada pela pandemia de Covid-19  foi a maior que atingiu a aviação desde a Segunda Guerra Mundial.

O colapso foi tão grande que se estima que aproximadamente 70% dos passageiros por quilômetro voados em todo o mundo (RPKs) tenham reduzido em 2020.

Devido ao grande impacto, as companhias aéreas necessitaram recorrer ao auxílio governamental e ao mercado de capitais para pagarem dívidas e reforçarem o caixa para manterem suas operações.

Aqui no Brasil, o tráfego de passageiros das 3 maiores companhias aéreas reduziu em média -57% no acumulado de 2020 (9 primeiros meses do ano).

Segundo a Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), o setor de aviação deve se recuperar totalmente apenas em 2024.

Até este momento chegar, é de extrema importância que as companhias aéreas reduzam drasticamente seus custos, visto que a recuperação da receita deve acontecer de forma gradual.

Linhas de Negócios da Azul

A principal linha de negócio da Azul é o transporte aéreo de passageiros, por meio de voos domésticos e internacionais.

A companhia também atua no transporte de cargas, fretamento de passageiros, prestação de serviços, arrendamento de aeronaves, programas de fidelidade e participação em outras empresas.

Entretanto, o faturamento com o transporte de passageiros representa aproximadamente 80% do faturamento total da empresa.

Concorrentes Brasileiros da Azul

Podemos listar 12 companhias aéreas nacionais, mas apenas 3 apresentam grande influência no setor aéreo brasileiro, Gol, Latam e Azul

A Gol conseguiu alcançar a liderança no setor aéreo brasileiro em 15 anos de atuação, enquanto o Market Share da Azul saiu de 0,4% desde sua fundação em 2008, para 30,4% em novembro deste ano.

O setor aéreo tem como uma de suas características os altos investimentos, e gastos enormes com combustíveis e com a manutenção de aeronaves.

Neste contexto, as empresas aéreas que conseguem reduzir seus custos e aumentar a sua margem de lucro, apresentam uma grande vantagem competitiva frente aos seus pares.

No acumulado de 2020 (9 primeiros meses do ano), a Azul faturou R$ 3,5 bilhões com o transporte de passageiros, e mais R$ 449,1 milhões com o transporte de cargas e atividades afins.

Apesar da queda da receita provocada pela pandemia de coronavírus, o faturamento da empresa é um dos mais altos entre as empresas listadas na B3.

Entretanto, os custos seguem na mesma proporção, a Azul voou 117,0 milhões de Km, e teve os seguintes custos e despesas operacionais referentes aos primeiros 9 meses de 2020.

  • Tarifas aeroportuárias: R$ 319,4 milhões;
  • Salários e benefícios: R$ 1,007 bilhão;
  • Depreciação e amortização: R$ 1,422 bilhão;
  • Comerciais e publicidade: R$ 226,0 milhões;
  • Materiais de manutenção e reparo: R$ 345,3 milhões;
  • Prestação de serviços de tráfego: R$ 209,0 milhões.
  • Gastos com combustíveis R$ 1,057 bilhão;
  • Outras receitas e despesas operacionais sem especificação: R$ 534,6 milhões.

Ao todo, os custos e despesas operacionais totalizaram R$ 5,122 bilhões, correspondente à  127,7% da receita líquida total, o que levou a empresa a registrar um prejuízo operacional de R$ 1,112 bilhão.

Cabe lembrar, que a maior parte dos custos das empresas aéreas são em dólares, deixando-as exposta ao risco cambial.

Segundo o Panorama da Aviação Brasileira, o custo do combustível apresentou crescimento de 74% entre 2002 e 2015, sendo um dos custos mais altos para as empresas aéreas

Confira quais são os principais concorrentes brasileiros da Azul:

EmpresaSede
GolRio de Janeiro, Rio de Janeiro
LatamSão Paulo, São Paulo
AzulBarueri, São Paulo

Comparando os índices de eficiência das maiores empresas aéreas do país, podemos perceber que a Gol conseguiu ser menos afetada pela crise sanitária.

Índices de Eficiência (12 meses)
TickerEmpresaMargem brutaMargem líquida
GOLL4Gol+21%-67%
AZUL4Azul-32%-178%

Fonte: GuiaInvest

Quando olhamos para os dados operacionais dos primeiros 9 meses de 2020, a Gol teve uma maior queda no tráfego aéreo.

Vantagens Competitivas da Azul

  • Alta barreira de entrada;
  • Eficiência no consumo de combustíveis.

Desvantagens Competitivas da Azul

  • Alto endividamento compromete a continuidade de investimentos. 

Participação de Mercado da Azul

O setor aéreo brasileiro é caracterizado por sua elevada concentração, as maiores companhias aéreas do país Gol, Latam e Azul juntas detém aproximadamente todo mercado aéreo brasileiro.

Confira o Market Share da Azul e de suas principais concorrentes, de acordo com o volume de Passageiros Quilômetros Transportados (RPK):

EmpresaRPK (mil)Market Share
Gol1.904.26635,8%
Latam1.771.23033,3%
Azul1.617.64330,4%

Fonte: Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) 

Dados de 2019

Desempenho Ações AZUL4

A ação AZUL4 desvalorizou -33,82% em 2020, enquanto o Ibovespa desenvolveu 0,6% no mesmo período.

Desempenho Ação AZUL4
Desempenho Ação AZUL4. Fonte: GuiaInvest.

Azul Vale a Pena Investir?

A Azul é a terceira maior empresa do setor de aviação brasileiro, porém a companhia foi uma das mais afetadas pela crise provocada pela pandemia de Covid-19.

Com um endividamento bruto de aproximadamente R$ 18 bilhões, a companhia manteve uma posição de caixa de apenas R$ 1,5 bilhão em setembro de 2020.

Recentemente a Azul recorreu a uma emissão de R$ 1,7 bilhão em debêntures conversíveis em ações, também foram renegociados contratos, incluindo o arrendamento de aeronaves.

Isto possibilitará que a empresa esteja melhor posicionada para enfrentar a recuperação gradual que deve acontecer no setor de aviação no próximo ano.

Apesar de uma perspectiva melhor para a sua recuperação, a empresa ainda enfrenta grandes impactos da pandemia, o que pode afetar no desempenho das ações AZUL4.

Comparando com a Gol, sua principal concorrente, os múltiplos da Azul se tornam ainda menos atrativos, mesmo com toda a desvalorização acumulada em 2020.

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