A Azul, controlada pela ALAB, é considerada a terceira maior companhia aérea do Brasil em volume de Passageiros Quilômetros Transportados (RPK).
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Com apenas 12 anos de atuação, a Azul conquistou uma parcela significativa de mercado no setor aéreo brasileiro.
Atualmente, a Azul conta com a maior malha aérea do Brasil atendendo mais de 100 destinos, sendo operada através de sua extensa frota de aeronaves.
Devido ao choque ocasionado pela pandemia de Covid-19, as ações AZUL4 acumulam uma desvalorização de 33,8% em 2020 na Bolsa de Valores.
Diante dessa alta desvalorização é normal que muitos investidores se perguntem: "Vale a pena investir na Azul no atual preço?
Neste artigo, vou citar os principais diferenciais da Azul, as estratégias implementadas pela empresa ao longo dos anos, e se vale a pena investir na Azul no atual preço.
Leia até o final e descubra se a ação AZUL4 vale a pena.
O que é Azul
A Azul é a terceira maior companhia aérea do país, com aproximadamente um terço do mercado brasileiro de aviação civil em termos de decolagens.
A companhia também conta com a maior malha aérea brasileira atendendo mais de 100 destinos, com 792 decolagens diárias.
Por meio das aeronaves A330, a Azul oferece voos diretos para os Estados Unidos e Portugal, além de contar com mais 4 rotas internacionais.
Atualmente, com um Market Cap de R$ 47,9 bilhões, 50,3% do capital social total da Azul é negociado na B3.
As ações da Azul também estão presentes na Bolsa de Valores de Nova Iorque (NYCE), podendo ser negociadas através do código AZUL.
História da Azul
A história da companhia aérea Azul teve início em 2008, logo após o fim da crise aérea brasileira, quando David Neeleman, fundador da Jetblue decidiu lançar uma companhia aérea no Brasil.
Com um capital inicial de US $250 milhões, a Azul começou a operar com aeronaves da Jetblue, pouco tempo depois a Azul adquiriu seu primeiro avião, um Embraer E190AR.
Na época, o setor aéreo brasileiro era liderado pelas companhias aéreas TAM e Gol (Varig), que juntas mantinham o duopólio no setor aéreo brasileiro.
O primeiro grande marco da companhia aconteceu em 2012 quando houve a fusão entre Azul e Trip, criando a Azul Trip SA..
Com a fusão com a Trip, a companhia passou a alcançar 14,23% de participação de mercado nos voos domésticos, considerada a terceira maior empresa aérea do país.
O segundo grande marco da empresa aconteceu em 2014, quando a Azul realizou a aquisição de aeronaves do modelo Airbus A330-200, o que possibilitou a sua entrada no mercado internacional.
O terceiro grande avanço da companhia aconteceu em 2017, quando a Azul realizou a sua Oferta Pública Inicial (IPO), captando US$ 406 milhões na B3.
Confira os principais acontecimentos que marcaram a história da Azul ao longo dos anos:
Linha do Tempo da Azul | |
2008 | Criação da Azul; Emissão do Certificado de Homologação de Empresa de Transporte Aéreo (CHETA) |
2012 | Fusão da Azul e Trip |
2014 | Entrada no mercado internacional |
2015 | Início da Parceria com a United Airlines |
2017 | IPO da Azul na B3 |
2020 | Eleita a melhor companhia aérea do mundo pelo Tripadvisor |
Estrutura Organizacional Azul
Confira abaixo a estrutura organizacional da empresa Azul e seus membros.
Diretoria | Membro |
Presidente | John Peter Rodgerson |
Vice-presidente | Alexandre Wagner Malfitani |
Diretor | Antonio Flavio Torres Martins Costa |
Conselhos | Especialista do Setor |
Administração | David Neeleman |
Comitês | Especialista do Setor |
Auditoria Estatutário | Sergio Eraldo de Salles Pinto |
Remuneração | Carolyn Trabuco |
Governança | Michael Lazarus |
Ética e Conduta | Alexandre Malfitani |
Setor Aéreo
A crise provocada pela pandemia de Covid-19 foi a maior que atingiu a aviação desde a Segunda Guerra Mundial.
O colapso foi tão grande que se estima que aproximadamente 70% dos passageiros por quilômetro voados em todo o mundo (RPKs) tenham reduzido em 2020.
Devido ao grande impacto, as companhias aéreas necessitaram recorrer ao auxílio governamental e ao mercado de capitais para pagarem dívidas e reforçarem o caixa para manterem suas operações.
Aqui no Brasil, o tráfego de passageiros das 3 maiores companhias aéreas reduziu em média -57% no acumulado de 2020 (9 primeiros meses do ano).
Segundo a Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), o setor de aviação deve se recuperar totalmente apenas em 2024.
Até este momento chegar, é de extrema importância que as companhias aéreas reduzam drasticamente seus custos, visto que a recuperação da receita deve acontecer de forma gradual.
Linhas de Negócios da Azul
A principal linha de negócio da Azul é o transporte aéreo de passageiros, por meio de voos domésticos e internacionais.
A companhia também atua no transporte de cargas, fretamento de passageiros, prestação de serviços, arrendamento de aeronaves, programas de fidelidade e participação em outras empresas.
Entretanto, o faturamento com o transporte de passageiros representa aproximadamente 80% do faturamento total da empresa.
Concorrentes Brasileiros da Azul
Podemos listar 12 companhias aéreas nacionais, mas apenas 3 apresentam grande influência no setor aéreo brasileiro, Gol, Latam e Azul
A Gol conseguiu alcançar a liderança no setor aéreo brasileiro em 15 anos de atuação, enquanto o Market Share da Azul saiu de 0,4% desde sua fundação em 2008, para 30,4% em novembro deste ano.
O setor aéreo tem como uma de suas características os altos investimentos, e gastos enormes com combustíveis e com a manutenção de aeronaves.
Neste contexto, as empresas aéreas que conseguem reduzir seus custos e aumentar a sua margem de lucro, apresentam uma grande vantagem competitiva frente aos seus pares.
No acumulado de 2020 (9 primeiros meses do ano), a Azul faturou R$ 3,5 bilhões com o transporte de passageiros, e mais R$ 449,1 milhões com o transporte de cargas e atividades afins.
Apesar da queda da receita provocada pela pandemia de coronavírus, o faturamento da empresa é um dos mais altos entre as empresas listadas na B3.
Entretanto, os custos seguem na mesma proporção, a Azul voou 117,0 milhões de Km, e teve os seguintes custos e despesas operacionais referentes aos primeiros 9 meses de 2020.
- Tarifas aeroportuárias: R$ 319,4 milhões;
- Salários e benefícios: R$ 1,007 bilhão;
- Depreciação e amortização: R$ 1,422 bilhão;
- Comerciais e publicidade: R$ 226,0 milhões;
- Materiais de manutenção e reparo: R$ 345,3 milhões;
- Prestação de serviços de tráfego: R$ 209,0 milhões.
- Gastos com combustíveis R$ 1,057 bilhão;
- Outras receitas e despesas operacionais sem especificação: R$ 534,6 milhões.
Ao todo, os custos e despesas operacionais totalizaram R$ 5,122 bilhões, correspondente à 127,7% da receita líquida total, o que levou a empresa a registrar um prejuízo operacional de R$ 1,112 bilhão.
Cabe lembrar, que a maior parte dos custos das empresas aéreas são em dólares, deixando-as exposta ao risco cambial.
Segundo o Panorama da Aviação Brasileira, o custo do combustível apresentou crescimento de 74% entre 2002 e 2015, sendo um dos custos mais altos para as empresas aéreas
Confira quais são os principais concorrentes brasileiros da Azul:
Empresa | Sede |
Gol | Rio de Janeiro, Rio de Janeiro |
Latam | São Paulo, São Paulo |
Azul | Barueri, São Paulo |
Comparando os índices de eficiência das maiores empresas aéreas do país, podemos perceber que a Gol conseguiu ser menos afetada pela crise sanitária.
Índices de Eficiência (12 meses) | |||
Ticker | Empresa | Margem bruta | Margem líquida |
GOLL4 | Gol | +21% | -67% |
AZUL4 | Azul | -32% | -178% |
Fonte: GuiaInvest
Quando olhamos para os dados operacionais dos primeiros 9 meses de 2020, a Gol teve uma maior queda no tráfego aéreo.
Vantagens Competitivas da Azul
- Alta barreira de entrada;
- Eficiência no consumo de combustíveis.
Desvantagens Competitivas da Azul
- Alto endividamento compromete a continuidade de investimentos.
Participação de Mercado da Azul
O setor aéreo brasileiro é caracterizado por sua elevada concentração, as maiores companhias aéreas do país Gol, Latam e Azul juntas detém aproximadamente todo mercado aéreo brasileiro.
Confira o Market Share da Azul e de suas principais concorrentes, de acordo com o volume de Passageiros Quilômetros Transportados (RPK):
Empresa | RPK (mil) | Market Share |
Gol | 1.904.266 | 35,8% |
Latam | 1.771.230 | 33,3% |
Azul | 1.617.643 | 30,4% |
Fonte: Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC)
Dados de 2019
Desempenho Ações AZUL4
A ação AZUL4 desvalorizou -33,82% em 2020, enquanto o Ibovespa desenvolveu 0,6% no mesmo período.
Azul Vale a Pena Investir?
A Azul é a terceira maior empresa do setor de aviação brasileiro, porém a companhia foi uma das mais afetadas pela crise provocada pela pandemia de Covid-19.
Com um endividamento bruto de aproximadamente R$ 18 bilhões, a companhia manteve uma posição de caixa de apenas R$ 1,5 bilhão em setembro de 2020.
Recentemente a Azul recorreu a uma emissão de R$ 1,7 bilhão em debêntures conversíveis em ações, também foram renegociados contratos, incluindo o arrendamento de aeronaves.
Isto possibilitará que a empresa esteja melhor posicionada para enfrentar a recuperação gradual que deve acontecer no setor de aviação no próximo ano.
Apesar de uma perspectiva melhor para a sua recuperação, a empresa ainda enfrenta grandes impactos da pandemia, o que pode afetar no desempenho das ações AZUL4.
Comparando com a Gol, sua principal concorrente, os múltiplos da Azul se tornam ainda menos atrativos, mesmo com toda a desvalorização acumulada em 2020.
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