O que faz Arezzo (ARZZ3) e os Diferenciais da Empresa
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O que faz Arezzo e os Diferenciais da Empresa

Conheça as principais estratégias utilizadas pela Arezzo ao longo da sua história, e saiba se a ação ARZZ3 vale a pena.

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Atualizado em 28/12/2020

A Arezzo & Co é considerada uma das maiores indústrias do setor calçadista do Brasil, em termos de faturamento.

Atualmente, a empresa é gestora de marcas líderes como Arezzo, Schutz, Anacapri, Alexandre Birman, Fiever, Alme e Vans.

Seus produtos são encontrados através de milhares de pontos de venda no Brasil, e em mais diversos países, com destaque para América do Norte.

Desde a sua Oferta Pública Inicial (IPO) na B3, as ações ARZZ3 entregaram uma alta valorização para os seus acionistas.

Neste artigo, vou listar os principais diferenciais da Arezzo, como também as estratégias implementadas pela empresa no decorrer dos anos.

Leia até o final e descubra se a ação ARZZ3 vale a pena.

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O que é Arezzo

A Arezzo & Co é uma das empresas varejistas mais conhecidas da B3, com mais de 48 anos de experiência no setor de calçados, bolsas e acessórios.

Considerada uma Mid Cap, a Arezzo dispõe de capitalização de mercado de R$ 6,7 bilhões na Bolsa de Valores.

Atualmente, a empresa é detentora das marcas Arezzo, Schutz, Anacapri, Alexandre Birman, Fiever, Alme e Vans.

Controlada pela Família Birman, aproximadamente 54% do capital social total da Arezzo é negociado da B3.

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História da Arezzo

A história da Arezzo teve início em Belo Horizonte, Minas Gerais, quando o Sr. Birman desenvolveu os primeiros calçados, voltado ao público masculino.

Anos depois Sr. Birman percebeu que o público feminino era mais ilimitado e decidiu migrar para o segmento feminino, criando a marca Arezzo, hoje referência de calçados e bolsas femininas no país.

Após o sucesso na fabricação de calçados femininos, a Arezzo identificou um potencial mercado varejista, e abriu sua primeira loja conceito na rua Oscar Freire em São Paulo.

No ano de 1995, Alexandre Birman fundou a marca Schutz, que anos depois passou a ser reconhecida como uma das marcas de calçados femininos mais fashion do mercado.

O ano de 2007 foi marcado pela fusão entre Arezzo e Schutz, dando origem a Arezzo & Co, com a finalidade de gerenciar marcas líderes do mercado.

No ano de 2011 foi realizada a Oferta Pública Inicial (IPO) do Grupo Arezzo na B3, captando R$ 565,8 milhões.

Primeira Loja Arezzo
Primeira Loja Arezzo. Fonte RI Arezzo

Confira os principais acontecimentos que marcaram a história da Arezzo ao longo dos anos:

Linha do Tempo da Arezzo
1972Fundação da Arezzo por Anderson Birman
1990Entrada da Arezzo no segmento varejista
1995Lançamento da marca Schutz
2007Constituição da Arezzo&Co através da fusão entre Arezzo e Schutz 
2008Lançamento da marca Anacapri
2011IPO da Arezzo&Co
2015Lançamento da marca Fiever
2018Lançamento da marca Alme
2019Arezzo&Co passa a ser distribuidora exclusiva da marca Vans no Brasil 

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Estrutura Organizacional Arezzo

Confira abaixo a estrutura organizacional da empresa Arezzo e seus membros.

DiretoriaMembro
PresidenteAlexandre Café Birman
Vice-presidente e CFORafael Sachete
Diretora de RIAline Penna
ConselhosEspecialista do Setor
AdministraçãoAlessandro Giuseppe Carlucci
FiscalMartin da Silva Gesto
ComitêsEspecialista do Setor
Riscos, Auditoria e FinançasGuilherme A. Ferreira
Estratégia, Inovação e MarcasJuliana Rozenbaum
Pessoas José Bolonha

Setor Calçadista brasileiro

O Brasil é um dos maiores países produtores e consumidores de calçados do mundo, apenas em 2019 foram comercializados 821,1 milhões de pares de calçados no país.

Segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), a produção de calçados brasileiros deve crescer 19% em 2021, demonstrando recuperação após a crise.

Logo, a projeção para as exportações de calçados brasileiros é de um crescimento de 21,2% para o próximo ano.

Entretanto, as exportações de calçados vem apresentando redução nos últimos anos, passando de US$ 750,5 milhões para US$ 598,1 milhões, entre 2017 e 2019.

Balança Comercial de Calçados no Brasil (US$)
#201720182019
ExportaçãoUS$ 1090,5 milhõesUS$ 976,3 milhõesUS$ 972,0 milhões
ImportaçãoUS$ 340,0 milhõesUS$ 347,6 milhõesUS$ 373,9 milhões
SaldoUS$ 750,5 milhõesUS$ 628,7 milhõesUS$ 598,1 milhões

Fonte: Secex

Atualmente, os principais destinos das exportações de calçados brasileiros são os Estados Unidos e Argentina que juntos são responsáveis por aproximadamente 30% das exportações brasileiras.

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Linhas de Negócios da Arezzo

O negócio principal da Arezzo é a comercialização de calçados, bolsas e acessórios das marcas Arezzo, Schutz, Anacapri, Alexandre Birman, Fiever, Alme e Vans.

A empresa dispõe de uma ampla rede de lojas próprias e franquias, além de comercializar seus produtos através dos seus mais de 4 mil clientes multimarcas com abrangência em todo o país.

Além de exportar para diversos países, a Arezzo também conta com operações nos Estados Unidos, onde consegue alcançar uma pequena exposição ao mercado externo.

Confira o número de lojas próprias e franquias da Arezzo por marca:

MarcaNúmero de Lojas (Próprias + Franquias)
Arezzo432
Schutz83
Anacapri182
Alexandre Birman7
Fiever4
Alme6
Vans10

Fonte: RI Arezzo

Segundo a última apresentação institucional, aproximadamente 90% da produção total da Arezzo foi terceirizada.

A terceirização da produção faz com que a companhia consiga reduzir seus custos e aumentar a sua produtividade. Atualmente a capacidade de produção da Arezzo é de 1,1 milhão de pares por ano.

Concorrentes Brasileiros da Arezzo

Para se manterem competitivas no mercado, a Arezzo e suas principais concorrentes têm implementado várias estratégias como a globalização de marcas e a transformação digital.

O processo de internacionalização é bastante utilizado pelas empresas, principalmente por empresas do setor calçadista que necessitam ser mais competitivas em um mercado cada vez mais globalizado.

São diversos os benefícios que a estratégia de internacionalização traz para as empresas, como expansão do mercado, redução de carga tributária, globalização de marcas, entre outros.

A expansão internacional da Arezzo iniciou em 2002 bem mais tarde que sua principal concorrente Grendene que começou as primeiras exportações no final da década de 70.

Comparando com suas principais concorrentes Grendene e Alpargatas, a Arezzo tem uma menor presença no exterior, aproximadamente 11% do faturamento da empresa vem de exportações e operações nos Estados Unidos.

Outra vertente importante é a transformação digital, considerado um dos principais pilares de crescimento das empresas do setor calçadista.

As vendas por meio das franquias sempre tiveram maior relevância nas vendas totais da Arezzo, entretanto, com a crise provocada pelo Covid-19, a empresa acelerou sua transformação digital.

Este movimento fez com que as vendas pelos canais digitais alcançassem uma maior representatividade em 2020.

No acumulado de 2020 (9 primeiros meses do ano), aproximadamente 30% da receita bruta da Arezzo foi originada por meio do Web-Commerce.

Confira a evolução das vendas digitais da Arezzo & Co:

Evolução das vendas digitais da Arezzo
Fonte: RI Arezzo

Sendo Fiever e Schutz, as marcas mais digitalizadas da Arezzo, visto que as vendas digitais corresponderam por mais de 70% do faturamento dessas duas principais marcas.

Isso colocou a empresa à frente de suas principais concorrentes como Alpargatas e Grendene, que também estão em processo de transformação digital.

Confira as principais empresas concorrentes da Arezzo:

EmpresaSede
GrendeneSobral, Ceará
Beira RioNovo Hamburgo, no Rio Grande do Sul
Vulcabras AzaleiaJundiaí, São Paulo
AlpargatasSão Paulo, São Paulo
ArezzoBelo Horizonte, Minas Gerais

Confira aqui a análise completa dos resultados do 3T20 da Arezzo.

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Vantagens Competitivas da Arezzo

  • Diversidade de marcas;
  • Público altamente segmentado;
  • Múltiplos canais de vendas.

Desvantagens Competitivas da Arezzo

  • Baixa participação no setor de calçados.

Participação de Mercado da Arezzo

Apesar do setor calçadista brasileiro ser bastante competitivo, as duas maiores empresas do setor, Alpargatas e Grendene, respondem por uma parcela significativa do mercado.

Atualmente a Arezzo detém 12% de Market Share no setor de calçados, bolsas e acessórios brasileiro. Entretanto, apenas 2% corresponde ao setor de calçados brasileiro.

EmpresaMarket Share
Alpargatas27,3%
Grendene15,0%
Beira Rio14,2%
Vulcabras Azaleia3,2%
Arezzo2,0%

Fonte: Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados)

Vendas de Pares de Calçados, dados de 2019

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Desempenho Ações ARZZ3

A ARZZ3 apresentou alta de 6,45%% ao longo de 2020, enquanto o Ibovespa desenvolveu 0,65% no mesmo período.

Desempenho Ação ARZZ3
Desempenho Ação ARZZ3. Fonte: GuiaInvest.

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Arezzo Vale a Pena Investir?

A Arezzo & Co é uma das maiores empresas calçadistas do país, reconhecida por sua diversidade de marcas de calçados, bolsas e acessórios encontradas em seus múltiplos canais de vendas.

A companhia se diferencia por terceirizar aproximadamente toda sua produção alcançando ganhos de escala, modelo bastante utilizado pelas empresas americanas.

Recentemente, a Arezzo realizou a aquisição da Reserva, estratégia utilizada para se consolidar no setor de moda brasileiro.

Comparando com a Grendene, sua principal concorrente, a Arezzo apresenta menores margens, demonstrando uma menor eficiência.

Também é demonstrado múltiplos bastante sobreavaliados, quando comparado com os seus principais pares de mercado, deixando a ação ARZZ3 menos atrativa no momento.

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Análise de Ações

Disclaimer: Declaro que as informações contidas neste texto são públicas e que refletem única e exclusivamente a minha visão independente sobre a companhia, sem refletir a opinião do The Capital Advisor ou de seus controladores.

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