A Alpargatas está presente há mais de 100 anos na indústria calçadista, considerada uma das empresas de maior vivência na Bolsa de Valores.

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No Brasil, a empresa foi pioneira do “Marketing Verde”, estratégia utilizada pelas empresas para aumentar as vendas de produtos e serviços, baseado na preocupação com o meio ambiente.

A estratégia de crescimento da empresa é posicionada na gestão de marcas ícones, de alta qualidade e reconhecidas internacionalmente.

Ao longo de 2020 a ação ALPA4 acumula uma alta de 25,51%, fazendo com que muitos investidores reflitam se o crescimento da empresa será sustentável no médio a longo prazo.

Neste artigo, vou listar os principais diferenciais da Alpargatas, como também as estratégias implementadas pela empresa no decorrer dos anos.

Leia até o final e descubra se a ação ALPA4 vale a pena.

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O que é Alpargatas

A Alpargatas é uma indústria brasileira de calçados e artigos esportivos, reconhecida internacionalmente através das marcas Havaianas e Osklen.

Seus produtos estão presentes em mais de 100 países em todo o mundo através de uma rede de lojas próprias e franquias.

A Alpargatas está listada na Bolsa de Valores há mais de 100 anos e faz parte do Nível 1 de Governança Corporativa, atualmente 30,7% do seu capital social é negociado na B3.

História da Alpargatas

Símbolo de longevidade empresarial, a história da Alpargatas começa em 1907 com o investidor escocês Robert Fraser, vindo com experiência nesse ramo de atuação desde Argentina e Uruguai.  

Associa-se ao grupo inglês Ashworth & Co criando a Sociedade Anonyma Fábrica Brazileira de Alpargatas e Calçados.  

Em sua origem se destaca nas vendas de sandálias direcionadas a trabalhadores cafeeiros, e em 1913 realiza sua Oferta Pública Inicial (IPO) de ações na B3.  

Nas próximas décadas o crescimento da empresa foi acelerado, através de diversos lançamentos como o tênis Conga, sandálias Havaianas, linha Topper além da aquisição da marca Rainha.

Ao longo de mais de cem anos, a companhia passou por conjunturas econômicas delicadas e notáveis superações, tornando-se destaque no segmento através de marcas ícones, como Havaianas e Osklen.  

Atualmente sob controle da Itaúsa, tem mais de 300 mil pontos de venda no Brasil, 10 mil fora do país, diversas fábricas tradicionais e de satélites.

Confira os principais acontecimentos que marcaram a história da Alpargatas ao longo dos anos:

Linha do Tempo da Alpargatas
1907Fundação da Sociedade Anonyma Fábrica Brazileira de Alpargatas e Calçados
1913IPO da Alpargatas
1929Suspensão da fabricação das Alpargatas Roda
1930Retorno da produção das Alpargatas Roda
1950Lançamento do tênis Conga
1960Lançamento das sandálias Havaianas
1970Aquisição da marca Rainha
1980Inauguração das fábricas em Campina Grande e Santa Rita, na Paraíba
1990Vendas de Havaianas batem recorde de 100 milhões de pares comercializados 
2000Havaianas é considerada uma das marcas mais importantes do século 20

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Estrutura Organizacional Alpargatas

Confira abaixo a estrutura organizacional da empresa Alpargatas e seus membros.

DiretoriaMembro
PresidenteRoberto Funari
Diretor de PessoasJosé Roberto Daniello
Diretor IndustrialEdson Rubião Gonzales
Diretor de TecnologiaJorge Luiz Viegas Ramalho
ConselhosEspecialista do Setor
AdministraçãoAlfredo Egydio Setubal
ComitêsEspecialista do Setor
AuditoriaRodolfo Villela Marino
FinançasJulian Garrido Del Val Neto
EstratégiaStacey Brown
GenteRoberto Funari
Ética e ComplianceRoberto Funari

Setor Calçadista Mundial

Segundo o relatório Tendências globais de consumidor de calçados 2030, elaborado pela World Footwear, nos próximos anos o crescimento econômico estará concentrado em países emergentes. 

Este fato irá fazer com que as empresas e marcas procurem os países em desenvolvimento como Brasil, Rússia, Índia, China para fazerem negócios.

Este movimento fez com que famosas varejistas de produtos de luxo voltassem sua atenção para a Ásia.

A marca italiana de moda Prada, considerada um símbolo de luxo e status foi bastante beneficiada pelas vendas na Ásia, atualmente o maior mercado consumidor da empresa.

Outro fator importante é a massificação da informação, especialmente em países emergentes, fazendo com que a presença online de empresas continue crescendo à medida que mais pessoas tenham acesso à internet.

Sendo de extrema importância que as empresas foquem em canais digitais para manter o crescimento de suas vendas. 

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Linhas de Negócios da Alpargatas

A principal fonte de receita da Alpargatas é o comércio varejista de calçados, com maior participação de vendas no mercado brasileiro.

Havaianas e Osklen compõem o portfólio de marcas da Alpargatas, sendo a Havaianas a marca mais lucrativa da empresa.

Seguindo a estratégia de realocação de capital, a Alpargatas vendeu toda sua operação da Mizuno no Brasil para a Vulcabras Azaléia em setembro deste ano.

Segundo o CEO da Alpargatas, Roberto Funari, "A Alpargatas é uma empresa que estamos transformando com foco em marcas ícones”.

Nesse ponto a empresa é bastante experiente, nas últimas décadas a empresa construiu uma identidade de marca forte, criando vários slogans de sucesso para a Havaianas, como:

Havaianas: Todo mundo usa”.

“Havaianas: As Le- gítimas”

A construção e o fortalecimento da marca permitiu que a empresa alcançasse vários perfis de consumidores e fosse reconhecida internacionalmente.

Concorrentes da Alpargatas

A Alpargatas está posicionada como a maior empresa de calçados da América Latina, tendo seus produtos comercializados em diferentes países ao redor do mundo.

Neste contexto, dentre as principais concorrentes da Alpargatas estão as maiores produtoras de calçados do mundo como a Adidas e a Nike.

Confira alguns dos principais concorrentes da Alpargatas:

EmpresaSede
AdidasHerzogenaurach, Alemanha
ArezzoSão Paulo, Brasil
Under ArmourBaltimore, Maryland, Estados Unidos
Vulcabras AzaleiaJundiaí, São Paulo
CentauroBelo Horizonte, Minas Gerais
NikeBeaverton, Oregon, Estados Unidos
VF CorporationDenver, Colorado, Estados Unidos
Crocs Inc.Niwot, Colorado, Estados Unidos
RennerPorto Alegre, Rio Grande do Sul
GrendeneSobral, Ceará
HeringBlumenau, Santa Catarina
PumaHerzogenaurach, Alemanha
RiachueloSão Paulo, São Paulo

A estratégia de crescimento da Alpargatas é centralizada na gestão de marcas que faz com que a empresa calçadista esteja cada vez mais reconhecida e comercializada por seu público-alvo.

Apesar dos produtos da Alpargatas serem reconhecidos mundialmente, apenas 22,9% da receita líquida da empresa foi originada internacionalmente no 3T20.

Entretanto, quando comparando com as suas principais concorrentes Grendene e Vulcabras Azaleia, a Alpargatas apresenta maior exposição ao cenário externo.

Sendo a China e os Estados Unidos os maiores consumidores internacionais da Alpargatas em termos de receita líquida. 

A Alpargatas pretende continuar aumentando as suas vendas na Europa, Estados Unidos e China, visando acelerar a sua expansão global, considerado um dos seus principais pilares de crescimento.

Confira aqui a análise completa dos resultados do 3T20 da Alpargatas.

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Vantagens Competitivas da Alpargatas

Confira as vantagens competitivas da Alpargatas:

  • Marcas bem posicionadas;
  • Exposição ao cenário externo.

Desvantagens Competitivas da Alpargatas

Confira as desvantagens competitivas da Alpargatas:

  • Setor pulverizado, composto por inúmeras empresas bastante competitivas.

Participação de Mercado da Alpargatas

Segundo o ranking elaborado pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), o segmento de moda, calçados e artigos esportivos alcançou um faturamento bruto de R$ 74,501 bilhões em 2019.

A Alpargatas alcançou a 18º posição com um faturamento bruto de R$ 1,19 bilhão, cerca de 1,59% do faturamento total do segmento.

Confira as empresas com listagem na Bovespa que apresentaram os  maiores faturamentos do setor de moda, calçados e artigos esportivos no Brasil.

EmpresaTickerFaturamento Bruto (R$)Participação (%)
Lojas RennerLREN311,0 bilhões14,9%
RiachueloGUAR39,5 bilhões12,9%
C&ACEAB36,3 bilhões8,54%
Marisa LojasAMAR33,7 bilhões4,92%
ArezzoARZZ32,0 bilhões2,72%
Cia HeringHGTX31,7 bilhão2,28%
Grupo de Moda SomaSOMA31,5 bilhão2,07%
RestoqueLLIS31,2 bilhão1,67%
AlpargatasALPA41,19 bilhão1,59%

Fonte: Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC).

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Desempenho Ações ALPA4

A ação ALPA4 apresentou alta de 25,51% ao longo de 2020, enquanto o Ibovespa desacelerou -0,5% no mesmo período.

Desempenho Ação ALPA4
Desempenho ALPA4. Fonte: GuiaInvest.

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Alpargatas Vale a Pena Investir?

A Alpargatas é uma das empresas mais resilientes da Bolsa de Valores, e atualmente está passando por uma grande transformação.

Este processo de transformação será muito importante para a empresa continuar se expandindo futuramente, em vista das novas tendências globais de consumo.

Neste ano, a Alpargatas, impulsionada pela marca Havaianas, apresentou uma performance líder no mercado de calçados global e no Brasil.

Também foi observado um crescimento significativo no volume de vendas para a China, um dos países em maior ascensão econômica do mundo.

A empresa tem focado em seus canais digitais, a integração dos canais de venda da Osklen permitiu que o e-commerce da marca acelerasse durante a pandemia.

Atualmente a ação ALPA4 está sendo negociada com seus múltiplos sobreavaliados pelo mercado.

Entretanto a empresa continua apresentando bons fundamentos, considerada uma das empresas mais competitivas do seu setor de atuação.

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