A Sanepar (SAPR11) é reconhecida por deter o monopólio do setor de saneamento básico no Estado do Paraná.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Dado o bom desempenho da empresa no decorrer dos anos, as ações da Sanepar são alguns dos ativos que mais apresentaram valorização no setor de utilidade pública da B3.

As ações da Sanepar também fazem parte do Índice de Utilidade Pública (UTIL) da Bovespa, sendo um dos ativos que mais se valorizaram na carteira teórica do índice.

Neste artigo, vamos abordar os principais diferenciais da Sanepar, fatores que influenciaram no seu ótimo desempenho nos últimos anos.

Leia até o final e descubra se a ação SAPR11 vale a pena.

O que é Sanepar

A Sanepar é uma empresa de economia mista controlada pelo Estado do Paraná, responsável pela concessão dos serviços públicos de saneamento básico.

História da Sanepar

A história da Sanepar teve início em 1963, quando foi sancionada a Lei Estadual 4.684, que permitiu o estado constituir a Companhia de Águas e Esgotos do Paraná (Agepar).

Desde então, a empresa atua com foco na prestação de serviços de saneamento básico, além de promover estudos pertinentes ao setor.

Posteriormente em 1964, a empresa passou a se chamar Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar).

Em 1970, a Sanepar aderiu ao Plano Nacional de Saneamento (Planasa), iniciando as atividades de operação, manutenção e administração dos sistemas de abastecimento de água e sistemas de esgotos.

Na década de 90, a Sanepar conquistou o posto de primeira empresa de saneamento da América Latina a receber a certificação de qualidade ISO 9002 e de qualidade ambiental ISO 14001.

A partir da conquista da certificação de qualidade ambiental ISO 14001, a Sanepar implantou o Sistema de Gestão Ambiental (SGA), que permitiu à empresa obter ganhos operacionais.

Hoje, a Sanepar é responsável por atender 345 cidades paranaenses e a Porto União, em Santa Catarina, além de 299 localidades de menor porte.

Estrutura Organizacional Sanepar

Confira abaixo a estrutura organizacional da empresa Sanepar e seus membros.

AdministraçãoMembro
PresidenteClaudio Stabile
Diretor de OperaçõesSergio Wippel
Diretor ComercialElerian do Rocio Zanetti
ConselhoVilson Ribeiro de Andrade
ConselhosEspecialista do Setor
FiscalRicardo Cansian Netto
ComitêsEspecialista do Setor
TécnicoAlex Sandro Noel Nunes
Auditoria EstatutárioArtemio Bertholini
ElegibilidadeRoberval Vieira

Setor de Saneamento Básico

O setor de saneamento básico tem como característica a regulação governamental, dessa forma, as empresas inseridas neste segmento correm o risco ter sua receita impactada pelas revisões tarifárias.

Por outro lado, o setor de saneamento básico brasileiro é caracterizado pela previsibilidade da demanda, e pelo serviço essencial oferecido à população, sendo considerado um setor de baixo risco.

Segundo o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), 83,6% da população brasileira é atendida com abastecimento de água tratada, e cerca de 53,2% apresenta acesso à coleta de esgoto.

A região sul, qual abrange o estado do Paraná, região de atuação da Sanepar, apresenta um dos maiores índices de atendimento de água e coleta de esgoto dentre as regiões geográficas.

Linhas de Negócios da Sanepar

Os principais serviços oferecidos pela Sanepar são o tratamento de água, esgoto e resíduos sólidos. A companhia também atua prestando serviços de consultoria e assistência técnica em suas áreas de atuação.

A estrutura de saneamento básico da Sanepar é uma das mais amplas do país, a empresa conta com 168 estações de tratamento de água (ETAs) e 55 mil quilômetros de rede de distribuição.

Concorrentes Brasileiros da Sanepar

A Sanepar detém o monopólio na área de prestação de serviços públicos do Estado do Paraná, porém no âmbito nacional, as principais concorrentes da Sanepar são a Copasa e a Sabesp.

As três empresas do setor de saneamento básico são controladas pelo governo estadual, apresentando risco político.

EmpresaFaturamento Anual (R$)
Sabesp (SBSP3)17,9 B
Sanepar (SAPR11)4,7 B
Copasa (CSMG3)4,6 B

*Dados de 2019. Fonte: Release.

A Sanepar se destaca no segmento de saneamento básico pela sua eficiência operacional conquistada ao longo dos anos.

Confira os indicadores operacionais da Sanepar, e de suas concorrentes, de acordo com o relatório divulgado pelo Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS).

  EmpresaÍndices de perdas na distribuiçãoLiquidez geralGrau de endividamento
Sabesp31,90,280,55
Sanepar35,00,450,47
Copasa39,80,620,44

*Fonte: Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS).

Confira a evolução da receita líquida da Sanepar:

Gráfico da Evolução da Receita Líquida da Sanepar
*Fonte: Relatórios anuais Sanepar (2015-2019).

Participação de Mercado da Sanepar

A Sanepar detém o monopólio na área de saneamento do Estado do Paraná, responsável por atender 346 municípios.

Além de ser líder no setor de saneamento básico no Estado do Paraná, a Sanepar está entre as maiores Companhias Estaduais de Saneamento Básico (Cesb) do país.

De acordo com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), as maiores Companhias Estaduais de Saneamento Básico (Cesb) apresentam o maior market share do setor, responsável por atender um terço da população brasileira.

Maiores Companhias Estaduais de Saneamento Básico (Cesb)      Ticker
Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa)(CSMG3)
Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp)(SBSP3)
Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar)(SAPR11)

Confira as principais vantagens competitivas da Sanepar:

  • Empresa monopolista em sua área de atuação;
  • Desempenho operacional acima da média;
  • Vantagem competitiva sustentável.

Desempenho Ações SAPR11

As units SAPR11 acumulam uma baixa de 18,76% em 2020, apresentando uma maior retração que o Ibovespa.

O Índice de Utilidade Pública (UTIL) utilizado para medir o desempenho das ações com maior representatividade no setor de utilidade pública, apresentou retração de 11,7% em 2020.

Gráfico da Unit SAPR11
*Fonte: GuiaInvest.

Sanepar Vale a Pena Investir?

A Sanepar é uma das melhores empresas do setor de saneamento básico da B3, e a melhor em sustentabilidade.

As diversas certificações obtidas pela Sanepar ao longo de sua trajetória, possibilitaram a empresa melhorar a sua eficiência operacional aliado a sua segura política socioambiental.

A empresa se sobressai pelas suas elevadas margens, e resultados sólidos apresentados nos últimos trimestres.

Outro ponto de destaque, é a política de dividendos adotada pela empresa, que optou por distribuir para os investidores 50% do lucro líquido ajustado.

Assim sendo, as units SAPR11 são uma oportunidade para os investidores que desejam investir no setor de saneamento básico brasileiro.

Se você quer investir em ações com ótimos fundamentos e que estão sendo negociadas com desconto em relação ao seu preço justo, garanta a sua vaga na minha Carteira Ações para a Vida e receba o meu acompanhamento.

Mas se preferir investir por conta própria, baixe o checklist de 5 critérios para analisar uma ação, tenho certeza que vai lhe ajudar a tomar uma decisão mais assertiva.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Disclaimer: Declaro que as informações contidas neste texto são públicas e que refletem única e exclusivamente a minha visão independente sobre a companhia, sem refletir a opinião do The Capital Advisor ou de seus controladores.