O que é Poupança Nova

Poupança Nova é a terminologia dada a este investimento em renda fixa, cuja base de cálculo alterou-se em 2012, segundo a regulação do Banco Central.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

A partir de maio de 2012, Poupança Nova passou a oscilar conforme a taxa básica de juros (Selic), com duas variações de rendimento dependentes desta taxa. 

Antes desta data, Poupança Nova não variava segundo a Selic, e seu rendimento era sempre de 0,5% ao mês, mais a Taxa Referencial (TR)

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Características de Poupança Nova 

Poupança Nova é o investimento mais procurado pelos brasileiros. Segundo a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), é a opção de 89% da população.

Poupança Nova apresenta, então, dois parâmetros de cálculos, dependentes da taxa Selic:

  • Selic igual ou acima de 8,5% - rendimento a 0,5% mais Taxa Referencial;
  • Selic abaixo de 8,5% - rendimento a 70% da Selic mais Taxa Referencial;

Com Selic a 2,75%, em março de 2021, o rendimento de Poupança é de 1,925% ao ano. Assim, possui a menor rentabilidade atualmente, entre investimentos em renda fixa. 

Como todo investimento, possui características benéficas e ruins. As positivas são:

  • Facilidade de abertura;
  • Segurança;
  • Alta liquidez de saque;
  • Isenção de taxas;
  • Rendimentos iguais.

Já as negativas são:

  • Desvalorização segundo inflação;
  • Rendimentos limitados;
  • Limite de FGC;
  • Limite de retirada conforme “data de aniver´sario”.

facilidade de abertura, pois é necessário apenas três documentos para realizá-la: comprovante de residência, CPF ou CNPJ e carteira de identidade (RG).

Mesmo que a pessoa não esteja vinculada a um banco, isto é, não seja seu correntista, por exemplo, é possível abrir Poupança Nova, também chamada de Caderneta de Poupança.

Ainda, possui segurança, pois está protegida pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC). Ou seja, caso o banco peça falência, é possível retirar até 250 mil reais.

Por outro lado, isto é limitante, pois, caso tenha investido mais do que 250 mil reais, há o risco do dinheiro não retornar ao investidor.

Outra característica positiva é sua alta liquidez de saque. Isto significa que o valor que foi guardado e investido pode ser retirado a critério do cliente.

Porém, não é vantajoso se o momento escolhido for antes da “data de aniversário” da pessoa física ou jurídica, quer dizer, do primeiro dia em que seu dinheiro foi investido.

Como acompanha as taxas mensais, o rendimento é considerado dentro desse período de dias.

Assim, caso seja retirado antes da “data de aniversário” do mês seguinte, todo o rendimento gerado até então é perdido.

Um lado interessante é que Poupança Nova apresenta rendimentos iguais. Independente da instituição financeira elegida, os mesmos padrões de taxas são seguidos, regulados pelo Banco Central.

Mas, por outro lado, seu rendimento é limitado, pois rende menos do que a taxa de inflação, de forma geral, implicando em sua desvalorização

O Rendimento Real, em 2020, por exemplo, foi menor do que 1% ao ano, devido ao Rendimento Absoluto (4,62%) em relação à inflação de 3,75%. 

O contrário acontecia com Poupança Antiga, que não oscilava com a taxa básica de juros, em tempos em que a inflação era muito elevada, como nos anos de 1980 e 1990.

Naquela época era um bom investimento, pois a inflação anual era elevada e atingiu aproximadamente 5.000% em 1993, por exemplo, ano anterior à implementação do Plano Real.

Para quem mantém a Poupança Antiga, continua tendo maior rentabilidade do que Poupança Nova, pois o parâmetro é igual àquele anterior de 2012.

Embora haja aspectos positivos e negativos, percebe-se que Poupança Nova não é mais uma alternativa rentável aos investidores.

Mesmo que seja atrativa pela sua facilidade para abertura, pouco risco, segurança e isenção de taxas, Poupança Nova afasta devido a sua desvalorização em relação à inflação e baixo rendimento.