O que é a OI (OIBR3), diferenciais e o que vai acontecer com a empresa
SIMULE AGORA
| ,

O que é OI (OIBR3)e os Diferenciais da Empresa

Saiba o que vai acontecer com OI, e os principais diferenciais da maior empresa do setor de telecomunicações da América do Sul.

Por
Atualizado em 26/10/2020

A OI foi constituída em 1998, a companhia é considerada a terceira maior empresa do setor de telecomunicações da América do Sul.

A companhia de telecomunicações foi considerada a “Supertele” do país no anos 2000. Hoje, está passando por diversos desafios.

A empresa está prestes a apresentar seu plano de recuperação judicial, que deverá ser votado em Assembleia Geral de Credores no mês de agosto.

Devido ao otimismo dos investidores com o novo plano de recuperação da companhia, as ações OIBR3 dispararam 105,81% em 2020 na Bovespa.

Neste artigo, vamos falar sobre a história da OI, sua relevante participação no setor de telecomunicações e sua possibilidade de recuperação

Leia até o final e descubra se a ação OIBR3 vale a pena.

Onde Investir na Bolsa? Baixe a Lista de 3 Ações para Investir Agora”.

O que é OI

A OI é uma das maiores operadoras de telecomunicações do país, considerada a terceira maior empresa do setor de telecomunicações na América do Sul.

OI: Fibra Ótica
Banner will be placed here

História da OI

A história da OI começou em 22 de maio de 1998 quando foi criada a Telemar após o processo de privatização da Telebrás, pelo governo de Fernando Henrique Cardoso.

Em 2010, a companhia realizou uma parceria com o Banco do Brasil e com a empresa de serviços financeiros Cielo, com o objetivo de oferecer serviços de pagamento através de celulares.

No mesmo ano, a OI junto com as empresas Telmex (Claro, Embratel e NET), Telefônica (Vivo) e Vivendi dominavam o mercado de telecomunicações brasileiro.

Após diversas tentativas de simplificar a estrutura societária da empresa, em 2012, foi aprovada em Assembleia Geral Extraordinária, a reorganização societária da OI.

Através da simplificação da estrutura societária, a OI incorporou as ações da Telemar Norte Leste, além da incorporação das empresas Coari e Tele Norte Leste Participações, pela Brasil Telecom.

Dessa forma, as ações da OI passaram a ser negociadas em apenas uma classe por meio dos códigos (OIBR3) e (OIBR4) na Bovespa.

Em 20 de junho de 2016, a OI entrou com o pedido de recuperação judicial com uma dívida de R$ 65,4 bilhões.

Atualmente, a empresa anunciou um novo plano de reestruturação que divide a empresa em 4 unidades de negócios: telefonia móvel, torres de celular, data center e fibra/infraestrutura.

Hoje, a dívida líquida da OI é de R$ 18 bilhões de reais, e seu plano deve ser passado por uma aprovação em agosto, através da votação dos credores.

Estrutura Organizacional OI

Confira abaixo a estrutura organizacional da empresa OI e seus membros.

AdministraçãoMembro
PresidenteEleazar de Carvalho Filho
Vice-presidenteMarcos Grodetzky
DiretorRodrigo Modesto de Abreu
ConselhosEspecialista do Setor
FiscalPedro Wagner Pereira Coelho
AuditoriaLuiz Umberto Modenese
Gestão de Compliance e RiscosMarcus Vinicius Da Silva
Gente e GestãoMarcos Aurélio Freire Mendes
Suporte ao NegócioDaniel Junqueira Pinto Hermeto
Estratégia e TransformaçãoRogério Takayanagi
Atacado e FranquiasPedro Luiz Arakawa

Onde Investir na Bolsa? Baixe a Lista de 3 Ações para Investir Agora”.

Mercado de Telecomunicações

Os serviços de telecomunicações são prestados por agentes que possuam concessão ou autorização dos orgãos reguladores.

O segmento de telecomunicações abrange diversos serviços como telefonia fixa, celular, internet, radiodifusão, entre outros serviços de telecomunicações.

Com o objetivo de trazer maior conectividade, o mercado global de telecomunicações se expandiu bastante nas últimas décadas.

Mercado Brasileiro de Telecomunicações

De acordo com o Relatório Anual de Gestão elaborado pela Anatel, o setor de telecomunicações apresentou retração nos últimos anos.

Gráfico do PIB do Setor de Telecom
Gráfico do PIB do Setor de Telecom

Conforme o relatório, o PIB do setor de Telecom apresentou retração de -0,8% em 2019, representando uma retração em 5 anos consecutivos.

Por outro lado, de acordo com a Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil), a maioria das empresas de telecomunicações apresentaram expansão em seu valor de mercado ao longo dos anos.

Gráfico do Valor de Mercado das Empresas de Telecomunicações
Gráfico do Valor de Mercado das Empresas de Telecomunicações

Onde Investir na Bolsa? Baixe a Lista de 3 Ações para Investir Agora”.

Linhas de Negócios da OI

Os primeiros serviços oferecidos pela OI foram os serviços de telefone fixo, visto que, na década de 90 as linhas de telefonia fixa começaram a ficar mais acessíveis à população.

Ao longo dos anos, a OI foi aumentando seu portfólio serviços, oferecendo também serviços de telefonia móvel, internet e TV a cabo.

Atualmente, os principais serviços oferecidos pela companhia são os serviços de telefone fixo, telefonia móvel, transmissão de dados, entre outros serviços.

As unidades de negócios da OI são:

  • Combo;
  • TV HD;
  • Celular;
  • Internet;
  • OI Play.

Onde Investir na Bolsa? Baixe a Lista de 3 Ações para Investir Agora”.

Concorrentes Brasileiros da OI

Quem são as maiores concorrentes da OI?

Existem milhares de empresas autorizadas no Brasil a prestarem serviços de telecomunicações, porém apenas algumas concentram em maior parte o número de acessos.

Algumas se destacam no segmento de telefonia móvel, outras no fornecimento de banda larga fixa, mas de certa forma, elas lideram o mercado de telecomunicações do Brasil.

As principais concorrentes da OI são:

  • Claro;
  • Vivo;
  • Tim;
  • Sky.

Participação de Mercado da OI

Mesmo após a OI perder participação de mercado para suas concorrentes, a companhia ainda se mantém entre as maiores empresas de telecomunicações do país, em termos de número de acessos.

Segmento de atuação Market Share da OI
Telefonia móvel16,28%
Telefonia fixa30,86%
Banda larga fixa15,01%
TV por assinatura9,72%

*Dados maio/2020. Fonte: Anatel

Gráfico do Market Share da OI
Gráfico do Market Share da OI

Onde Investir na Bolsa? Baixe a Lista de 3 Ações para Investir Agora”.

Desempenho Ações OIBR3

A partir de 2014, as ações da OI vem apresentando desvalorização, principalmente após seu pedido de recuperação judicial.

Porém, devido ao otimismo do mercado com o novo plano de reestruturação da companhia, as ações OIBR3 acumulam alta de 106,98% em 2020.

Onde Investir na Bolsa? Baixe a Lista de 3 Ações para Investir Agora”.

OI Vale a Pena Investir?

No mercado de telecom, a Oi ainda é considerada uma das maiores empresas de telecomunicações do país.

Entretanto, no lado financeiro a companhia se encontra em processo de recuperação judicial, apresentando riscos e incertezas.

Recentemente a companhia apresentou seu novo plano estratégico supondo dividir a OI em 4 unidades, e arrecadando bilhões com a venda dos ativos.

Depois do aditamento, o plano da OI ficou aparentemente mais fácil de ser implementado, visto que, antecipa a liquidação das dívidas da empresa. 

Porém, o dilema é o grande desconto no pagamento da dívida com bancos, visto que, o Itaú, Banco do Brasil e Caixa Econômica federal (CEF) contestam o novo plano de reestruturação da OI.

Desde seu pedido de recuperação judicial, a OI expandiu suas operações em fibra e apresentou diversas melhorias, como a redução do seu passivo.

Mas ainda restam alguns desafios pela frente para a OI se reestruturar totalmente, como a conciliação das dívidas da empresa com os bancos e a implementação operacional do plano.

De forma geral, a OI está superando sua crise financeira e existem grandes chances da companhia se recuperar totalmente e se tornar líder em fibra ótica no país.

Se você quer investir em ações com ótimos fundamentos e que estão sendo negociadas com desconto em relação ao seu preço justo, garanta a sua vaga na minha Carteira Ações para a Vida e receba o meu acompanhamento.

Mas se preferir investir por conta própria, baixe o checklist de 5 critérios para analisar uma ação, tenho certeza de que vai lhe ajudar a tomar uma decisão mais assertiva.

Análise de Ações

Disclaimer: Declaro que as informações contidas neste texto são públicas e que refletem única e exclusivamente a minha visão independente sobre a companhia, sem refletir a opinião do The Capital Advisor ou de seus controladores.

O Que Ler Agora...

Mostrar Mais

PUBLICIDADE