A palavra poupança é o primeiro termo que vem à mente de muita gente quando se pensa em renda fixa.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

O motivo é simples: ela é o primeiro contato das pessoas com um investimento que conta com uma rentabilidade predefinida.

Porém, a partir do momento que se estuda outros tipos de aplicação, surgem novas modalidades de renda fixa, como o Tesouro Direto, o Certificado de Depósito Bancário (CDB) e a Letra de Crédito Imobiliário (LCI).

O Que é uma Letra de Crédito Imobiliário?

A LCI é um título de renda fixa criado para, como o nome já revela, financiar o segmento imobiliário.

As LCIs são emitidas por instituições financeiras que possuem carteiras de crédito imobiliário dentro de seu portfólio de investimentos.

O seu lastro, ou seja, o ativo usado para dar confiabilidade no retorno do investimento, é feito com base no financiamento de imóveis que estão sob alienação fiduciária ou com hipoteca feita pela instituição financeira responsável por emitir a letra de crédito.

Quer Viver de Renda? Veja o Melhor Fundo Imobiliário para Receber Aluguéis.

De uma forma simples, a LCI funciona como um tipo de empréstimo: você compra a “dívida” de uma instituição e, depois de determinado tempo, recebe o valor de volta acrescido dos juros.

Tipos de Investimento Disponíveis para a LCI

A LCI pode ser do tipo prefixado ou pós-fixado. No prefixado, o investidor sabe o valor que vai receber no momento em que contrata o título.

Já no pós-fixado, parte do rendimento está atrelado a um dos seguintes indicadores econômicos:

É muito simples investir em LCI: basta criar uma conta em uma instituição financeira que tem essa opção de título de renda fixa, pesquisar qual dos indicadores acima mais se ajusta aos seus objetivos, investir o valor desejado e aguardar até o prazo de vencimento.

Diferença Entre LCI e LCA

No setor dos investimentos, a LCI é mencionada com frequência em conjunto com a Letra de Crédito do Agronegócio (LCA).

A LCA também é um título de renda fixa e foi criado para fomentar um setor — no caso, o agronegócio.

Quer Viver de Renda? Veja o Melhor Fundo Imobiliário para Receber Aluguéis.

Tirando o fato de que seus recursos são de outro segmento econômico, o funcionamento é igual ao da LCI.

Vantagens de Investir na LCI

O principal motivo que faz da LCI uma opção interessante para renda fixa é o fato de que ela é isenta de descontos no Imposto de Renda (IR).

Esse dado é importante porque faz investimentos em LCI, que à primeira vista parecem ter menor rentabilidade, ficarem mais vantajosos em alguns cenários.

Outra vantagem desse investimento é o fato de ele estar coberto pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC), entidade que garante a devolução de até R$ 250 mil por CPF caso a instituição financeira não consiga honrar o pagamento do título.

A isenção do Imposto de Renda, em conjunto com a segurança do FGC, faz a Letra de Crédito Imobiliário ser uma opção de investimento com muitas vantagens dentro do universo da renda fixa.

Quais São as Desvantagens da LCI?

A principal desvantagem da LCI é a falta de liquidez: caso você precise resgatar o dinheiro antes do dia de vencimento, não terá o seu rendimento garantido e pode ainda sofrer descontos no valor investido, dependendo do tempo de aplicação.

Além disso, esse título tem um período de carência que pode chegar a 90 dias, ou seja, reaver esse dinheiro fora do prazo dá uma considerável “dor de cabeça”.

Quer Viver de Renda? Veja o Melhor Fundo Imobiliário para Receber Aluguéis.

Existem opções de LCI com prazo de resgate mais curto. Porém, o percentual de rendimento fica bem abaixo do registrado no ativo tradicional, mesmo porque uma das características da renda fixa é oferecer maior rentabilidade para investimentos com maior prazo de vencimento.

Por isso, a LCI é recomendada para quem deseja realizar investimentos de médio ou longo prazo e que possa aplicar um valor que não esteja relacionado com a reserva financeira, para não correr o risco de ficar em uma situação que gere estresse e perda de dinheiro aplicado.

Vale a Pena Investir na LCI?

Fazendo valer uma das regras mais antigas do mundo dos investimentos, a resposta é: depende.

Não dá para desconsiderar uma aplicação livre de alíquotas do IR ao mesmo tempo que essa opção se torna a menos indicada caso você queira “se arriscar”, investindo um valor que pode fazer falta caso um imprevisto aconteça.

Para quem já tem um valor à parte para emergências, pode esperar por um retorno a longo prazo e quer diversificar suas aplicações em renda fixa maximizando os ganhos, apostar na LCI pode gerar experiências muito positivas.

Vale lembrar que, mesmo com a isenção do IR, sempre é importante fazer as contas e comparar a aplicação em LCI a outros investimentos de prazos e rendimentos semelhantes.

Apesar de esse título ter maior rentabilidade em grande parte dos casos, as exceções sempre estão aí para se fazerem presentes.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Fonte: Abecip.org.