A Itaúsa (ITSA4) é um dos maiores grupos privados do país, e uma das maiores empresas de capital aberto do mundo.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

As ações ITSA4 acumulam um histórico de rentabilidade na bolsa de valores, entregando uma valorização maior que o Ibovespa.

A Itaúsa também é referência quando se trata de sustentabilidade, visto que, as ações da Itaúsa integram diversos índices de sustentabilidade no Brasil e no exterior.

Neste artigo, vamos abordar os principais diferenciais da Itaúsa, fatores que influenciaram no seu ótimo desempenho nos últimos anos.

Leia até o final e descubra se a ação ITSA4 vale a pena.

O que é Itaúsa

A Itaúsa é uma holding de investimentos, que atua na área financeira e industrial, além de manter participações em instituições com caráter social.

Confira a estrutura acionária da Itaúsa:

Estrutura Acionária da Itaúsa
*Fonte: Apimec 2019.

História da Itaúsa

A história da Itaúsa teve início em 1966 a partir da criação do primeiro banco de investimento do país, denominado Banco Federal Itaú de Investimentos.

Inicialmente, a instituição foi criada com o objetivo de realizar operações de participação ou de financiamento.

Na década de 70, a empresa expandiu a sua atuação na área específica de bancos de investimento, passando a ser acionista significativo de várias instituições financeiras do Itaú.

Posteriormente, a empresa deixou de atuar como banco de investimento, e passou a centralizar a sua atuação como holding do conglomerado de mais de 50 sociedades.

Em abril de 1991, foi aprovada na Assembléia Geral a alteração da denominação para Itaúsa - Investimentos Itaú S.A., e em junho de 2020 para Itaúsa S.A..

Hoje, a Itaúsa detém o controle de empresas de diversos setores da economia, como o Banco Itaú, Alpargatas, Duratex, Nts, além de diversas instituições de caráter social.

Estrutura Organizacional Itaúsa

Confira abaixo a estrutura organizacional da empresa Itaúsa e seus membros.

AdministraçãoMembro
PresidenteAlfredo Egydio Setubal
Vice-presidenteAlfredo Egydio Arruda Villela Filho
DiretorFrederico de Souza Queiroz Pascowitch
ConselhoHenri Penchas
ConselhosEspecialista do Setor
FiscalTereza Cristina Grossi Togni
ComitêsEspecialista do Setor
Divulgação e NegociaçãoHenri Penchas
Impacto SocialAlfredo Egydio Setubal

Setores das Investidas da Itaúsa

A maior parte das investidas da Itaúsa estão concentradas no setor financeiro, sendo o setor que mais influencia no desempenho da holding.

Confira o percentual dos investimentos da Itaúsa por setor:

SetorPercentual (%)
Setor Financeiro91,0%
Setor não Financeiro9,0%
Outros37

OBS: A divisão outros considera o investimento na NTS que está classificado no grupo de ativos financeiros no balanço patrimonial individual.

Investidas da Itaúsa

A principal atuação da Itaúsa é participar de empresas centralizando as suas decisões financeiras e estratégicas, visando o crescimento das investidas ao longo dos anos.

O Banco Itaú representa mais de 90% do resultado da equivalência patrimonial da Itaúsa, sendo a investida que mais tem impacto do resultado da holding.

Atualmente, as principais empresas do conglomerado são o Itaú Unibanco Holding, Duratex, Alpargatas e Nts.

Estratégia da Itaúsa

A estratégia da Itaúsa tem como base os seguintes pilares: valorização do patrimônio, perenidade nos negócios e cultura compartilhada.

A Itaúsa busca projetos com altas perspectivas de geração de valor, empresas que sejam líderes em seu setor de atuação, e principalmente empresas de setores relevantes para a economia.

Confira o portfólio de investimentos da Itaúsa:

InvestidasAtividade
Joint Ventures
Itaú UnibancoInstituição Financeira
IUPARHolding
AlpargatasCalçados, Vestuários e Artigos Esportivos
Controladas
DuratexMadeira, Louças e Metais Sanitários
ItautecHolding
ITH Zux CaymanHolding
Ativos Financeiros
Nova Transportadora do SudesteTransporte de gás natural

*Fonte: RI Itaúsa.

Eficiência da Itaúsa

Uma holding tem como principal caraterística o investimento em sociedades distintas, centralizando as suas estratégias.

Existem diversos tipos de holdings como a holding pura, mista, patrimonial, administrativa, participação, setorial, derivada além da holding de controle.

A Itaúsa se caracteriza como uma holding pura, tendo como principal objetivo, a participação no capital de outras empresas, considerada uma das maiores empresas de participações do país.

Confira alguns exemplos de holdings puras existentes no Brasil:

Holding PuraTicker
J&F InvestimentosCompanhia Privada
ItaúsaITSA4
Alfa HoldingsRPAD3

Confira as principais características de uma holding:

  • Possibilidade de alcançar diversos mercados;
  • Risco reduzido, devido a diversificação de setores;
  • Maior capital de giro disponível.

A Itaúsa se destaca pela evolução do seu resultado líquido ao longo dos anos, e Retorno sobre Patrimônio Líquido (ROE) acima da média.

Confira a evolução do lucro líquido da Itaúsa:

Gráfico da Evolução do Lucro Líquido da Itaúsa
*Fonte: Relatórios anuais Itaúsa (2015-2019).

Confira a evolução do Retorno sobre Patrimônio Líquido (ROE) da Itaúsa:

Gráfico da Evolução do Retorno sobre Patrimônio Líquido (ROE) da Itaúsa
*Fonte: Relatórios anuais Itaúsa (2015-2019).

Desempenho Ações ITSA4

As ações ITSA4 acompanham o movimento do Ibovespa, porém, apresentam uma menor volatilidade em razão do seu beta ser menor que 1. 

As ações da Itaúsa acumulam uma retração de 32,44% em 2020.

Desempenho Ações Itaúsa
*Fonte: GuiaInvest.

Itaúsa Vale a Pena Investir?

A Itaúsa é um dos maiores conglomerados do país, com um histórico de lucros crescentes e geração de valor para os acionistas.

Comparando a Itaúsa com outras holdings que apresentam as mesmas características, a Itaúsa se destaca pelos seus lucros crescentes e Retorno sobre Patrimônio Líquido (ROE) acima da média.

Desempenho que vem sendo reflexo da sua principal investida, o Banco Itaú, responsável por mais de 90% do resultado líquido da holding.

Outros fatores também devem ser relevantes, como a alocação eficiente de capital, visando a geração de valor futuramente. Visto que, a Itaúsa pretende aumentar seu portfólio de investidas em até 12 sociedades ao longo dos anos.

Entretanto, o Banco Itaú continuará sendo a investida de maior relevância no desempenho da holding. Sendo uma oportunidade para os investidores que desejam obter “ações descontadas do Itaú”, e lucrar com o dividend yield atrativo da holding.

Se você quer investir em ações com ótimos fundamentos e que estão sendo negociadas com desconto em relação ao seu preço justo, garanta a sua vaga na minha Carteira Ações para a Vida e receba o meu acompanhamento.

Mas se preferir investir por conta própria, baixe o checklist de 5 critérios para analisar uma ação, tenho certeza que vai lhe ajudar a tomar uma decisão mais assertiva.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Disclaimer: Declaro que as informações contidas neste texto são públicas e que refletem única e exclusivamente a minha visão independente sobre a companhia, sem refletir a opinião do The Capital Advisor ou de seus controladores.