A Isa Cteep (TRPL4) é uma das principais concessionárias de transmissão de energia elétrica do Brasil, responsável pela transmissão de 33% de toda energia elétrica produzida no país.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Desde a abertura de capital da transmissora na bolsa de valores, as ações TRPL4 vem apresentando retorno acima da média do mercado.

As ações da Isa Cteep também integram o Índice Dividendos da B3 (IDIV), sendo uma das melhores ações pagadoras de dividendos.

Devido ao seu excelente desempenho histórico e seu atrativo dividend yield, as ações da Isa Cteep é uma das preferidas do setor elétrico.

Neste artigo, vamos abordar os principais diferenciais da Isa Cteep, fatores que influenciaram no seu ótimo desempenho nos últimos anos.

Leia até o final e descubra se a ação TRPL4 vale a pena.

O que é Isa Cteep

A Isa Cteep é uma das maiores concessionárias de transmissão de energia elétrica do país, sua rede de transmissão é formada por 18,5 mil quilômetros de linhas de transmissão.

História da Isa Cteep

A Isa Cteep foi constituída em 1999 após a divisão dos ativos da estatal paulista Companhia Energética de São Paulo (CESP).

Em 2001, a Isa Cteep incorporou a Empresa Paulista de Transmissão de Energia Elétrica (EPTE).

Posteriormente em 2006, a Isa Cteep foi privatizada a partir de um leilão público pelo governo do estado de São Paulo, e o grupo empresarial multilatino ISA conquistou o controle da companhia.

Após sucessivas licitações para concessão das linhas de transmissão e aquisições, a Isa Cteep se expandiu no setor de transmissão de energia elétrica do país.

Hoje, a transmissora é responsável pela transmissão de 33% de toda energia elétrica produzida no Brasil.

Estrutura Organizacional Isa Cteep

Confira abaixo a estrutura organizacional da empresa Isa Cteep e seus membros.

AdministraçãoMembro
PresidenteRui Chammas
Diretor FinanceiroAlessandro Gregori Filho
Diretor TécnicoCarlos Ribeiro
ConselhosEspecialista do Setor
FiscalManuel Domingues de Jesus e Pinho
Recursos HumanosAna Milena Lópes Rocha
AuditoriaCésar Augusto Ramirez Rocha

Setor de Energia Elétrica

O setor de energia elétrica compreende as atividades de geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia elétrica.

A alta regulamentação governamental é uma das principais características do setor de energia elétrica.

Este fato faz com que as empresas do setor de energia elétrica sejam expostas ao risco regulatório, podendo ocorrer variações em suas receitas, caso ocorra modificações na regulação.

Transmissoras de Energia Elétrica

As empresas transmissoras de energia elétrica são responsáveis pela rede que liga as estações geradoras às empresas distribuidoras.

Para entrar no setor de transmissão de energia elétrica, as empresas junto com a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), firmam os contratos de concessão.

Os contratos de concessão para operar na transmissão de energia elétrica tem um prazo de 30 anos, o que fazem as empresas transmissoras de energia elétrica terem uma maior previsibilidade de receita.

Por sua vez, a remuneração das transmissoras de energia elétrica ocorre por meio da Receita Anual Permitida (RAP), sendo corrigidas pelos índices de inflação como o (IPCA) e (IGP-M).

Linhas de Negócios da Isa Cteep

A principal atividade da Isa Cteep é a transmissão de energia elétrica, atualmente a companhia detém 28 contratos de concessão de transmissão de energia elétrica.

A companhia tem maior presença da região sudeste, responsável pela transmissão de 60% da energia total transmitida.

Concorrentes Brasileiros da Isa Cteep

A concorrência das empresas de transmissão de energia elétrica ocorre por meio de licitações para concessão das linhas de transmissão.

Em primeiro lugar, está a Eletrobras com 71,1 mil quilômetros de linhas de extensão, apresentando liderança no segmento.

Em seguida, está a Isa Cteep com 18,5 mil quilômetros de linhas de extensão, alcançando o posto de segunda maior transmissora de energia elétrica do país.

EmpresaLinhas de Extensão (Km) 
Eletrobras (ELET3)71.153,60 
Isa Cteep (TRPL4)18.500
Taesa (TAEE3)13.579
Alupar (ALUP3)7.929 

Confira a evolução da receita líquida da Isa Cteep nos últimos anos:

Gráfico da Evolução da Receita Líquida da Isa Cteep
*Fonte: Relatórios anuais Isa Cteep (2017-2019).

Participação de Mercado da Isa Cteep

Para analisar a participação de mercado de cada transmissora tem como referência a extensão das linhas de transmissão de cada concessionária.

Atualmente, o Sistema Interligado Nacional (SIN) conta com aproximadamente 141,7 mil quilômetros de extensão de rede básica de transmissão.

Baseado da quilometragem das linhas de extensão, o market share da Isa Cteep é de aproximadamente 14,0%, sendo a segunda maior empresa transmissora de energia elétrica do país.

Principais vantagens competitivas da Isa Cteep:

  • Grande atuação da região sudeste do país;
  • Eficiência operacional;
  • Projetos em expansão.

Desempenho Ações TRPL4

As ações TRPL4 acumulam uma retração de 4,82% em 2020, enquanto o Índice de Energia Elétrica (IEE) apresentou retração de 7,73% no mesmo período.

Gráfico da ação TRPL4
*Fonte: GuiaInvest.

Isa Cteep Vale a Pena Investir?

A transmissora Isa Cteep apresenta uma elevada participação no setor de transmissão de energia elétrica do país.

A atuação da empresa é voltada apenas à transmissão de energia elétrica, havendo baixa diversificação em suas linhas de negócios.

Por outro lado, a transmissora está imune às mudanças no preço de energia elétrica em razão dos impactos ambientais.

A empresa apresenta vários projetos em expansão, além de apresentar grande participação na região sudeste do país.

No momento, as ações TRPL4 estão cotadas à R$ 21,10 apresentando uma porta de entrada para aqueles investidores que desejam escolher boas ações pagadoras de dividendos.

Se você quer investir em ações com ótimos fundamentos e que estão sendo negociadas com desconto em relação ao seu preço justo, garanta a sua vaga na minha Carteira Ações para a Vida e receba o meu acompanhamento.

Mas se preferir investir por conta própria, baixe o checklist de 5 critérios para analisar uma ação, tenho certeza que vai lhe ajudar a tomar uma decisão mais assertiva.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Disclaimer: Declaro que as informações contidas neste texto são públicas e que refletem única e exclusivamente a minha visão independente sobre a companhia, sem refletir a opinião do The Capital Advisor ou de seus controladores.