A Edp Energias do Brasil (ENBR3) é reconhecida como um dos maiores conglomerados do setor elétrico brasileiro.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Sua atuação abrange toda a cadeia do setor elétrico, desde a geração até a transmissão de energia elétrica.

A ação ENBR3 entregou uma expressiva rentabilidade nos últimos anos, acompanhando o seu principal benchmark, o Índice de Energia Elétrica (IEE) da B3.

Neste artigo, vamos abordar os principais diferenciais da Edp Energias do Brasil, fatores que influenciaram no seu ótimo desempenho nos últimos anos.

Leia até o final e descubra se a ação ENBR3 vale a pena.

O que é Edp Brasil

A Edp Brasil é um dos maiores conglomerados do setor elétrico brasileiro, a empresa abrange diversos segmentos do setor elétrico, desde a geração até a transmissão e serviços de energia.

Estrutura Societária da EDP Brasil
*Fonte: RI EDP Energias do Brasil

História da Edp Brasil

A história da Edp Brasil iniciou em 1996, através da aquisição de uma participação minoritária na Companhia de Eletricidade do Estado do Rio de Janeiro (CERJ).

Desde então, a história da empresa foi marcada por diversas aquisições estratégicas que motivaram sua expansão ao longo dos anos.

Em 2005, a Edp Brasil realizou a sua Oferta Pública Inicial (IPO) entrando para a Brasil, Bolsa, Balcão (B3).

No mesmo ano, houve o fim a reestruturação da empresa, desverticalizado o segmento de distribuição, das atividades de geração e transmissão de energia.

Hoje, a Edp Brasil é reconhecida como uma das maiores empresas no setor de energia elétrica do país.

Estrutura Organizacional Edp Brasil

Confira abaixo a estrutura organizacional da empresa Edp Brasil e seus membros.

AdministraçãoMembro
PresidenteJoão Manuel Brito Martins
Diretor Vice-Presidente de FinançasHenrique Manuel Marques Faria Lima Freire
DiretorMiguel Nuno Simões Nunes Ferreira Setas
ConselhoAntónio Luís Guerra Nunes Mexia
Conselho FiscalMembro
Adir Pereira KeddiMembro Efetivo
ComitêsEspecialista do Setor
AuditoriaFrancisco Carlos Coutinho Pitella
SustentabilidadePedro Sampaio Malan
RemuneraçãoAntónio Mexia
Governança CorporativaModesto Souza Barros Carvalhosa
Inclusão e DiversidadeAntónio Mexia

Transformação Digital no Setor Elétrico

De acordo com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), a transformação digital vem trazendo diversos benefícios para o setor elétrico.

São inúmeros benefícios, como a possibilidade de criar sistemas mais conectados, reduzir custos operacionais e até mesmo aumentar a produtividade dos sistemas de energia.

A Edp Energias do Brasil foi a primeira empresa do país, a utilizar a tecnologia Blockchain para medição e registro do consumo de energia e geração distribuída, provenientes dos consumidores.

Com isso, a empresa conseguiu melhorar a gestão da energia gerada pelas usinas solares, utilizada pelos consumidores.

Linhas de Negócios da Edp Brasil

As principais áreas de atuação da Edp Energias do Brasil são: geração, distribuição, comercialização e transmissão de energia elétrica.

Mesmo atuando em toda cadeia do setor elétrico, a empresa apresenta maior destaque no segmento de geração e distribuição de energia elétrica, abrangendo uma parcela significativa do mercado.

Concorrentes Brasileiros da Edp Brasil

A Edp Brasil está posicionada entre as maiores geradoras de energia elétrica do país, confira a seguir a Capacidade Instalada (MW) da Edp Brasil, e de algumas de suas principais concorrentes.

EmpresaTickerMarket CapCapacidade Instalada (MW)
Eletrobras(ELET3)47,3 B51,0 
Engie Brasil(EGIE3)32,8 B8,7 
Copel(CPLE6)17,0 B7,2
CPFL(CPFE3)31,8 B4,3 
EDP Energias do Brasil(ENBR3)10,6 B2,8 

Nos últimos anos, a Edp Energias do Brasil tem aumentado a sua participação no segmento de geração de energia, demonstrado pelo avanço na potência instalada das suas usinas.

Também foi demonstrado um crescimento no volume de energia comercializada, fatores que contribuíram para a expansão da receita líquida, devido a maior diversidade de atuação.

No segmento de distribuição, as revisões tarifárias favoreceram o crescimento da receita líquida originada das suas duas distribuidoras.

Porém, no segmento de transmissão de energia, a empresa detém uma pequena parcela de mercado, sendo a Eletrobras e a ISA Cteep, as empresas líderes do setor.

Confira a evolução da receita líquida da Edp Energias do Brasil ao longo dos anos, desconsiderando a receita de construção:

Gráfico da Evolução da Receita Líquida da EDP Brasil
*Fonte: RI Edp Energias do Brasil.

Market Share da Edp Brasil no segmento de Geração 

De acordo a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), a capacidade instalada alcançada no Brasil em 2019 foi de 170.071 MW.

Com base da capacidade instalada total do país, o Market Share da Edp Energias do Brasil alcançou 1,70% no ano de 2019.

Confira a participação de mercado de algumas das maiores geradoras de energia elétrica do país: 

EmpresaMarket Share (%)
Eletrobras30,0
Engie Brasil5,12
Copel4,26
CPFL2,53
EDP Energias do Brasil1,70

Confira as vantagens competitivas da Edp Brasil:

  • Diversificação das operações da empresa;
  • Diversificação geográfica;
  • Sinergia operacional.

Desempenho Ações ENBR3

As ações ENBR3 acompanham o movimento do Ibovespa, porém, apresentam uma menor volatilidade em razão do seu beta ser menor que 1. 

As ações da Edp Brasil acumulam uma retração de 18,48% em 2020.

Gráfico da Ação ENBR3
*Fonte: GuiaInvest.

Edp Brasil Vale a Pena Investir?

A Edp Energias do Brasil tem conseguido apresentar avanço em seus índices de eficiência, mesmo em um cenário de instabilidade econômica.

Comparando com o desempenho de algumas empresas do setor elétrico, a Edp Energias do Brasil se destaca pela evolução do seu lucro líquido nos últimos anos.

Sendo uma porta de entrada para o investidor, visto que, as ações ENBR3 estão sendo negociadas com múltiplos descontados, devido a desvalorização acumulada em 2020.

Se você quer investir em ações com ótimos fundamentos e que estão sendo negociadas com desconto em relação ao seu preço justo, garanta a sua vaga na minha Carteira Ações para a Vida e receba o meu acompanhamento.

Mas se preferir investir por conta própria, baixe o checklist de 5 critérios para analisar uma ação, tenho certeza que vai lhe ajudar a tomar uma decisão mais assertiva.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Disclaimer: Declaro que as informações contidas neste texto são públicas e que refletem única e exclusivamente a minha visão independente sobre a companhia, sem refletir a opinião do The Capital Advisor ou de seus controladores.