Cardano (ADA) é frequentemente definida como uma criptomoeda de terceira geração baseada no Bitcoin (BTC) e no Ethereum (ETH), primeira e segunda gerações respectivamente. Ela visa oferecer o melhor dos dois mundos, sendo mais sustentável, escalonável, rápido e seguro. 

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Mesmo sendo um ativo em potencial, a Cardano ainda não havia recebido muita atenção até que um ganho de sete vezes este ano transformou o token ADA na quinta maior criptomoeda em valor de mercado.

Lançado em 2017, a Cardano busca resolver o problema de uso excessivo de energia do Bitcoin ao mesmo tempo em que desafia os contratos inteligentes da Ethereum. 

Para isso, busca unir as melhores características e funcionalidades de todas as criptomoedas em um blockchain com diversas aplicações no mundo dos negócios e das finanças.

A Cardano também se autodenomina como a primeira e única plataforma de blockchain baseada em uma metodologia científica. Seu código é extensivamente avaliado e revisado por uma grande equipe de pesquisadores, cientistas, engenheiros e desenvolvedores.

Sua rede atualmente se prepara para receber sua atualização mais importante, o hard fork Alonzo, etapa crucial para iniciar seus contratos inteligentes e sua capacidade de construir aplicativos descentralizados (DApps).

Aqui está o que você precisa saber sobre a plataforma Cardano e seu token ADA antes de investir.

Quer Investir em Criptomoedas? Acesse aqui a Maior Corretora do Mundo.

O que é Cardano (ADA)?

Cardano é uma plataforma blockchain descentralizada e de código aberto baseada em princípios científicos e matemáticos, com consenso obtido por meio de prova de participação, proof-of-stake (PoS).

O token ADA é sua criptomoeda nativa que garante aos seus proprietários participem na operação da rede. 

Além de facilitar as transações ponto a ponto na plataforma Cardano, ela pode ser usada como transferência de valor. Atualmente a ADA é uma das dez maiores criptomoedas por capitalização no mundo.

O nome ADA é uma homenagem à matemática do século 19 Ada Lovelace, filha do poeta inglês Lord Byron, considerada uma das primeiras programadoras de computador do mundo.

O próprio projeto Cardano também recebe o nome do polímata italiano Girolamo Cardano.

Mais do que um ativo digital, o blockchain Cardano pode ser usado para construir contratos inteligentes, criar aplicativos e protocolos descentralizados, enviar e receber fundos instantaneamente a taxas mínimas e demais aplicações no mundo dos negócios e das finanças.

O projeto Cardano foi desenvolvido em cima de cinco princípios: pessoas, propósito, tecnologia, pesquisa e oportunidade.

  • Pessoas: construído por uma comunidade descentralizada de cientistas, engenheiros e líderes unidos pelo propósito de criar uma plataforma de tecnologia que irá iniciar a mudança positiva de que o mundo precisa;
  • Propósito: construída para um futuro sustentável, de um mundo sem intermediários, onde os indivíduos têm controle sobre seus dados e como eles interagem e realizam transações;
  • Tecnologia: plataforma blockchain construída no protocolo de prova de participação Ouroboros, desenvolvida usando a linguagem de programação Haskell que permite buscar desenvolvimento baseado em evidências;
  • Pesquisa: tecnologia desenvolvida em pesquisa liderada por acadêmicos renomados que explora filosofia, sociologia, comportamento e teoria dos jogos;
  • Oportunidade: apresenta tecnologias, modelos e metodologias de ponta para ajudar indivíduos, desenvolvedores e empresas a descobrir um novo caminho, realizar mudanças e enriquecer suas vidas.

A Cardano tem um suprimento máximo de 45 bilhões de ADA. Atualmente há cerca de 32 bilhões de ADA em circulação.

Fundador da Cardano

A plataforma Cardano foi desenvolvida em 2015 e lançada em 2017 por Charles Hoskinson, cofundador da Ethereum.

Hoskinson deixou a plataforma após uma disputa com Vitalik Buterin. Enquanto Hoskinson queria aceitar capital de risco e criar uma entidade com fins lucrativos, Buterin queria mantê-la funcionando como uma organização sem fins lucrativos. 

Depois de sair, Hoskinson co-fundou a Input Output Hong Kong (IOHK), uma empresa de engenharia de blockchain, cujo principal negócio é o desenvolvimento do Cardano, ao lado da Fundação Cardano.

Além de fundador da plataforma Cardano, Charles Hoskinson atua como CEO do projeto e da empresa de pesquisa e engenharia de blockchain IOHK.

Como funciona a Cardano

A plataforma Cardano segue o protocolo Prova de Participação, do inglês proof-of-stake (PoS) conhecido como Ouroboros. Essa é uma das maiores blockchains a utilizar esse mecanismo de consenso com sucesso.

O projeto informa que Ouroboros é “ambientalmente sustentável, verificável e seguro”, bem como utiliza muito menos energia que o algoritmo proof-of-work (PoW) utilizado pelo Bitcoin.

O mecanismo de consenso PoS permite que o ADA seja enviado e recebido com facilidade e segurança, ao mesmo tempo que garante a segurança de contratos inteligentes no blockchain Cardano. 

O maior benefício do Ouroboros é sua segurança para selecionar aleatoriamente um validador e garantir que todos os detentores de tokens tenham uma chance justa de minerar um bloco e receber a recompensa associada. 

Primeiro, a rede seleciona aleatoriamente alguns nós para ter a oportunidade de minerar novos blocos. Esses nós são conhecidos como líderes de slot.

O blockchain é dividido em slots, cada um dos quais é chamado de "época", que dura cinco dias.

Os líderes de slot têm a capacidade de minerar sua época específica ou subpartição de uma época. Qualquer participante que ajuda a minerar uma época ou parte de uma época recebe uma recompensa por seus serviços.

Quanto mais moedas coletivamente mantidas em uma aposta, maior a chance de ser selecionado aleatoriamente para se tornar um líder de slot e adicionar o próximo bloco na cadeia. 

A supervisão do avanço do ecossistema do protocolo Cardano é descentralizada e as responsabilidades são compartilhadas pela Fundação Cardano, IOHK e EMURGO

A Fundação Cardano é uma organização sem fins lucrativos responsável pela supervisão primária da marca Cardano. 

A fundação aumenta a visibilidade do protocolo no cenário global, cultiva oportunidades de casos de uso e se conecta com formuladores de políticas, reguladores e acadêmicos

A IOHK é a empresa de engenharia e tecnologia de software responsável pela construção da Cardano, atuando como um braço de pesquisa dedicado a promover a educação de blockchain. 

EMURGO é o parceiro de tecnologia global responsável por conduzir a adoção comercial do protocolo Cardano, integrando negócios em uma ampla gama de setores em seu sistema de blockchain.

Camadas

O blockchain da Cardano é dividido em duas camadas que executam tarefas diferentes e melhoram a eficiência geral da plataforma. São essas:

  • Cardano Settlement Layer (CSL): usado para facilitar as transações ponto a ponto de tokens nativos de ADA;
  • Cardano Computational Layer (CCL): usado para executar contratos inteligentes.

A Camada de Estabelecimento de Cardano (CSL) facilita as transações ponto a ponto, como a transferência de tokens entre usuários. 

É o livro-razão do balanço de ADA e que utiliza o algoritmo de prova de participação (protocolo Ouroboros) para gerar novos blocos e confirmar transações.

A segunda camada é onde Cardano realmente se distingue. Chamada de Camada de Computação Cardano (CCL), ela permite a execução de contratos inteligentes e proporciona flexibilidade se houver necessidade de alterações. 

Na Ethereum, por exemplo, estas duas camadas estão interligadas, o que poderia tornar o processo mais lento, caro e agressivo em caso de forks.

Quer Investir em Criptomoedas? Acesse aqui a Maior Corretora do Mundo.

Vantagens da Cardano (ADA)

A Cardano vem se posicionando como uma alternativa ao Ethereum. Ambas as plataformas tem como objetivo construir um sistema conectado e descentralizado. 

Apesar de propostas semelhantes com outras blockchains e criptomoedas existentes, a Cardano visa aprimorar as tecnologias e unir o melhor de cada uma em um único lugar. Por isso, se autoproclama uma plataforma de terceira geração.

Veja as principais vantagens da Cardano:

Eficiente em termos de energia

Uma grande vantagem da Cardano é eficiência energética, que é ecologicamente correta.

O algoritmo de prova de participação (PoS), o Ouroboros da Cardano, é 20.000 vezes mais eficiente do que o sistema de mineração Bitcoin. 

A principal criptomoeda e muitas outras moedas digitais tradicionais usam um protocolo de prova de trabalho (PoW), na qual os mineradores usam placas gráficas de alta potência e equipamentos de computação especializados para adivinhar quebra-cabeças matemáticos complicados. 

A Cardano usa um sistema diferente para verificar as transações. A prova de participação limita o número de dispositivos que verificam as transações, o que mantém o uso de energia razoável.

No consumo de energia, o maior concorrente da Cardano é a Ethereum, que embora ainda não seja eficiente em termos de energia, planeja mudar para um algoritmo de prova de participação assim como a Cardano.

Pode lidar com um grande número de transações

A escalabilidade tem sido um problema para as maiores criptomoedas. Bitcoin processa cerca de cinco transações por segundo, e Ethereum processa cerca de 15. Isso leva a transações mais lentas com taxas mais altas.

Com a tecnologia Ouroboros Hydra, a Cardano pode lidar com cerca de 1.000 transações por segundo, além da possibilidade de ser otimizada ainda mais.

Ampla gama de utilizações

Cardano é um projeto ambicioso e há muitos usos potenciais para sua tecnologia em uma variedade de setores.

Um exemplo foi a parceria com o Ministério da Educação da Etiópia para desenvolver um sistema de identificação baseado em uma rede descentralizada. 

O projeto que ganhou o nome de Atala Prism será usado para acompanhar o desempenho dos mais de cinco milhões de alunos matriculados nas 3.500 escolas etíopes.

Ele também pode ser utilizado em outros setores. Existe, inclusive, um progeto para seu uso na indústria agrícola do país.

Quer Investir em Criptomoedas? Acesse aqui a Maior Corretora do Mundo.

Histórico de preço Cardano (ADA)

Cardano (ADA) iniciou suas negociações nas bolsas de criptomoedas em meados de 2017 ao preço de US$ 0,02.

No início de 2018 teve sua primeira grande alta no seu preço quando chegou próximo a US$ 1,00.

Nos anos seguintes se manteve abaixo dos US$ 0,10 até que em julho de 2020 ultrapassou essa faixa e iniciou sua maior escalada.

Histórico de preços ADA nos últimos 3 anos
Histórico de preços ADA nos últimos 3 anos.

Iniciou o ano de 2021 cotado a US$ 0,17, chegou a US$ 1,40 em fevereiro e março, mas foi em 16 de maio que atingiu seu preço mais alto, US$ 2,41.

Desde então caiu, mas segue entre altos e baixos, atualmente negociado na faixa dos US$ 1,40.

Histórico de preços ADA no último ano
Histórico de preços ADA no último ano.

Comprar Cardano (ADA)

Como uma das maiores criptomoedas do mundo em termos de capitalização de mercado, você não deve ter muita dificuldade em comprar ADA nas principais exchanges de criptomoedas.

Quer Investir em Criptomoedas? Acesse aqui a Maior Corretora do Mundo.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.