O Bitcoin SV nasceu de um hard fork do Bitcoin Cash que, por sua vez, se originou de um hard fork do Bitcoin.

Parece confuso, mas o mercado das criptomoedas é marcado por bifurcações que podem gerar uma nova moeda digital independente.

O Bitcoin foi a primeira criptomoeda, lançada em 2009, mas existem inúmeros forks que ganharam vida própria.

O bitcoin SV é um exemplo disso. Sua origem está na cisão do bitcoin cash que por sua vez, é originária de uma divisão do bitcoin.

Em pouco tempo, a nova criptomoeda teve um grande crescimento, se tornando uma das dez maiores moedas digitais do mundo.

Porém, um histórico de polêmicas e farsas, fez com que o Bitcoin SV fosse retirado de algumas exchanges e que seu preço caísse.

Desde então vem perdendo relevância no topo das tabelas de ranking de criptomoedas.

Hoje ela é a 30ª criptomoeda mais valiosa, com capitalização de mercado de US$ 4,2 bilhões.

Saiba mais sobre o Bitcoin SV, como funciona e como ela difere do Bitcoin e do Bitcoin Cash.

Qual Criptomoeda Comprar Hoje? Baixe Grátis o Relatório da Criptomoeda Promissora para 2022".

O que é Bitcoin SV

O Bitcoin SV (BSV) é uma criptomoeda lançada em agosto de 2018 pela empresa nChain, resultante do processo de hard fork da rede de Bitcoin Cash.

Seu nome vem de “Satoshi Vision” e tem como objetivo restaurar o protocolo original do Bitcoin e ser uma moeda digital da forma como foi apresentada no white paper por Satoshi Nakamoto.

Por conta deste ideal, seu sistema é bastante parecido com o da criptomoeda original.

No Bitcoin SV há um fornecimento máximo de 21.000.000 moedas. Atualmente estão em circulação 18.698.296 BSV.

Como o Bitcoin SV foi criado

O Bitcoin SV é um hard fork do Bitcoin Cash que, por sua vez, se originou de uma divisão do Bitcoin.

Desde que o Bitcoin foi lançado, em 2009, seu blockchain vem sofrendo bifurcações, resultando na criação de novas altcoins.

Tudo começou com o crescimento da popularidade do Bitcoin e da comunidade em torno dele. Com isso, vieram as discussões e divergências sobre a melhor forma de concretizar a visão do seu criador, Satoshi Nakamoto.

Em agosto de 2017, o Bitcoin passou por uma bifurcação que criou o que hoje é conhecido como Bitcoin Cash.

Um ano depois, em 2018, o Bitcoin Cash foi bifurcado novamente para criar o Bitcoin SV (BSV) e Bitcoin Cash ABC (BCH).

Assim como aconteceu com o Bitcoin Cash, a criação do Bitcoin SV, ou como é conhecido por seu nome completo Bitcoin Satoshi’s Vision, foi amplamente ligada ao debate sobre o dimensionamento do blockchain do Bitcoin.

O Bitcoin Cash já havia aumentado o tamanho do bloco de 1 MB para 32 MB e, consequentemente, o número de transações que podem ser registradas e confirmadas em um único bloco.

A equipe do nChain liderada por Daniel Connolly, Steve Shadders e o cientista-chefe, Craig S. Wright, decidiu aumentar o limite de tamanho do bloco ainda mais, para 128 MB.

O principal objetivo seria facilitar o maior volume de transações, manter as taxas de transação baixas e ajudar a preservar e apoiar a visão original do white paper de Satoshi

Criador do Bitcoin SV (BSV)

O nome diretamente associado à criação do Bitcoin SV é do empresário australiano Craig Wright, fundador da empresa de fintech nChain.

Ele, inclusive, afirma ser Satoshi Nakamoto, o misterioso criador do Bitcoin, porém, não conseguiu provar isso ainda.

Bitcoin SV retirado de exchanges

Algumas polêmicas envolvendo Craig Wright, um dos fundadores do BSV, colocaram a criptomoeda em uma situação delicada.

Wright alega ser o criador do Bitcoin (BTC), embora poucas pessoas e publicações acreditem nesta teoria, e tem o costume de processar aqueles que se manifestam publicamente contra ele.

Mais recentemente, Craig voltou-se contra o site Bitcoin.org, que hospeda o documento original de Sakamoto.

A intenção do empresário é processar qualquer site que se recuse a retirar o documento do ar, alegando que o paper é de sua propriedade intelectual.

Wright já enviou cartas de “cease and desist” (uma ordem para cessar uma atividade sob pena de processo legal) a diversos  membros da comunidade de criptomoedas, incluindo o criador do Ethereum (ETH), Vitalik Butterin.

Ele também já tentou expor o usuário do Twitter chamado de @hodlnaut conhecido por se opor ao Bitcoin SV e a narrativa de que Craig era Satoshi.

Para isso, prometeu um prêmio de 5 mil dólares em BSV para quem encontrasse a verdadeira identidade do usuário.

Essa prática, além de antiética, desrespeita todos os fundamentos nos quais os bitcoin foi criado.

Por conta das polêmicas que envolvem o projeto, algumas exchanges de criptomoedas já retiraram o BSV das suas operações.

Em 2019, a Binance anunciou a retirada do Bitcoin SV da sua plataforma de negociações.

Outros grandes players do mercado de criptomoedas aderiram ao movimento #delistBSV como a OKCoin e a australiana Independent Reserve.

Qual Criptomoeda Comprar Hoje? Baixe Grátis o Relatório da Criptomoeda Promissora para 2022".

Histórico de cotações do Bitcoin SV

Depois de um início um tanto instável, o Bitcoin SV ganhou relevância e marcou presença como uma das cinco principais criptomoedas por capitalização de mercado.

Histórico de preços do Bitcoin SV nos últimos 3 anos. Fonte: Messari

Após o recorde de US$ 438 alcançado em 14 de janeiro de 2021, o Bitcoin SV vem perdendo relevância no topo das tabelas de ranking de criptomoeda.

Uma série de fatores contribuiu para a queda do BSV. Entre eles, estão as polêmicas causadas por Craig Wright, assim como a retirada da criptomoeda de diversas exchanges.

Histórico de preços do Bitcoin SV no último ano. Fonte: Messari.

Qual Criptomoeda Comprar Hoje? Baixe Grátis o Relatório da Criptomoeda Promissora para 2022".

Bitcoin, Bitcoin Cash e Bitcoin SV

Embora o Bitcoin (BTC), Bitcoin Cash (BCH) e Bitcoin SV (BSV) compartilhem um nome comum, todos eles são criptomoedas diferentes

O Bitcoin é a primeira moeda digital e os outros dois são altcoins que surgiram de divergências entre a comunidade.

Comparando o Bitcoin e o Bitcoin SV, a principal diferença está no tamanho do bloco, onde o Bitcoin SV é 128 vezes maior que a rede do BTC. 

A BSV afirma que pode transformar todos os sistemas de pagamento com melhor experiência do usuário, um custo comercial mais barato e um nível de segurança mais seguro.

Mesmo assim, o Bitcoin original continua como a principal  e maior moeda digital.