O que é análise fundamentalista

Diferente da análise técnica, a análise fundamentalista determina de certa forma a saúde e a performance de uma determinada companhia.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

A intenção da análise fundamentalista é identificar companhias ou indústrias fracas. Ou, essa análise pode acabar identificando também indústrias fortes.

Os empreendedores geralmente tendem a investir em empresas pequenas e fortes do que nas fracas, pois, com o tempo acaba se tornando mais viável financeiramente.

Esse método de análise serve para produzir um determinado para um investidor baseado no preço atual das ações do mercado financeiro.

Ou seja, a análise fundamentalista, no fim das contas acaba mostrando-se como uma análise de fatores sociais, políticos e econômicos.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Como se define a análise fundamentalista

Basicamente, a análise fundamentalista, tende a fundamentar a performance de uma empresa ou companhia por meio de números e indicadores econômicos.

A intenção da análise fundamentalista é justamente fazer um apanhado de empresas ou companhias de grande relevância para os investidores.

Vale reiterar que a análise fundamentalista verifica durante o processo fatores econômicos que ajudam a identificar o preço de ação da empresa.

Sendo assim, empresas que são fortes e pequenas ao mesmo tempo, acabam tendo uma análise muito positiva.

Além disso, ela vai justamente na contramão da análise técnica, deixando de lado dados como: gráficos, histórico de mercado e volume.

Pilares da análise fundamentalista

A análise fundamentalista usa dados públicos reais e avalia-os para ter uma melhor compreensão, afinal do que se trata.

Apesar de alguns especialistas usarem a análise fundamentalista para realizarem essa ação, esse método pode acabar sendo utilizado em qualquer análise do mercado de capitais e financeiro.

Pois, o investidor pode usar a análise fundamentalista para analisar dados econômicos e estudar as taxas de juros referentes aos dados em seu negócio.

Além disso, pode realizar uma análise de títulos para avaliar possíveis mudanças nas linhas de crédito.

Exemplo de análise fundamentalista

O mercado financeiro como um todo pode ser avaliado por uma análise fundamentalista. Uma amostra disso é o fato de analistas analisarem a S&P 500 em 2016.

Durante o tempo de análise do S&P 500, o índice subiu 2129.0 após ser revelado um relatório positivo sobre a taxa de emprego nos EUA.

Porém, na verdade o mercado financeiro acabou perdendo um novo recorde, chegando logo abaixo da alta de Maio de 2132.80.

Sendo assim, acabou ocorrendo uma grande surpresa na economia, pois logo depois a taxa de empregos aumentou, o que fez aumentar a economia consequentemente.

Análise de empresas

Assim como o estudo do histórico da economia e dos dados sociais e políticos da sociedade, há também estudo e análise de empresas, para estudar o balanço e análise contábil.

A análise de empresa é muito utilizada para saber o valor de mercado final de uma empresa e comparar ela com a cotação atual do mercado para ver se vale a pena.

Durante o período de análise empresarial, são avaliados os bens patrimoniais da empresa, bem como: índice de endividamento, capital circulante, entre outros indicadores.

Porém, o analista empresarial não fica atrelado somente a esses dados, ele vê também os dividendos existentes, além outros fatores que também podem ser extremamente relevantes.

A partir de todos os dados obtidos durante o processo de análise empresarial, é possível que o analista faça uma análise de quanto vale no mercado a empresa do investidor.

Em suma, o que temos durante o período de análise são evidências do macroambiente e microambiente empresarial/financeiro. A partir desses dados, é definido pelo investidor uma tomada de decisão.

Para quem deseja realizar qualquer investimento no mercado financeiro, é extremamente importante que o investidor realize uma análise fundamentalista e uma análise de empresas para o sucesso da companhia.

Para saber mais sobre esse assunto, leia o artigo completo sobre análise fundamentalista.