O que está acontecendo na OpenAI? Em apenas 60 horas a OpenAI dispensou o CEO Sam Altman, quase o contratou de volta, recebeu carta de funcionários ameaçando demissões em massa e, agora, Altman foi contratado pela Microsoft.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

A empresa por trás de umas das inovações mais interessantes da inteligência artificial tem estado no centro de um drama corporativo no Vale do Silício e parece em perigo de desmoronar.

A demissão de Sam Altman do cargo de executivo-chefe da OpenAI, na sexta-feira, pegou o mundo da tecnologia de surpresa.

Altman não é apenas o CEO da empresa por trás do chatbot de inteligência artificial ChatGPT. Ele é também uma figura importante na revolução da IA que encantou o público e os investidores

Para se ter uma ideia do que aconteceu com a OpenAI nos últimos dias, o conselho demitiu o CEO Sam Altman, nomeou a CTO Mira Murati como chefe interina, reabriu as negociações para trazer Altman de volta e depois nomeou um CEO interino diferente, o cofundador do Twitch, Emmett Shear.

Sam Altman foi agora contratado como funcionário da Microsoft, o maior investidor da OpenAI. Vários funcionários da OpenAI parecem prestes a seguir o exemplo.

Ficou confuso? Vamos te atualizar sobre o que está acontecendo com a OpenAI, empresa criadora do ChatGPT.

Demissão inesperada

O drama na OpenAI vem se desenrolando continuamente desde sexta-feira  (17/11), quando seu cofundador e principal executivo, que é ouvido por líderes mundiais, Sam Altman, foi demitido inesperadamente.

Ainda há uma grande especulação sobre por que realmente um dos CEOs de tecnologia mais poderosos e comercialmente experientes do momento seria expulso.

O conselho da OpenAI disse em uma postagem no blog da empresa, que expulsou Altman porque ele "não era consistentemente sincero em suas comunicações com o conselho” e estava, portanto, “prejudicando sua capacidade de exercer suas responsabilidades”.

Como resultado, o conselho diz que “perdeu a confiança” em sua liderança.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Qual o motivo da briga?

Havia apenas seis pessoas no conselho da OpenAI, duas delas eram Sam Altman e o cofundador Greg Brockman, que pediu demissão depois que Altman foi demitido.

Assim, quatro pessoas que conheciam bem Altman, chegaram a um ponto de ruptura sério, surpreendendo toda a comunidade tecnológica.

Elon Musk, também cofundador original da OpenAI,  escreveu no X, antigo Twitter, que estava “muito preocupado”.

Ilya Sutskever, o cientista-chefe da empresa, era membro desse conselho e disse que “não tomaria medidas tão drásticas a menos que sentisse que era absolutamente necessário.”

Sutskever depois se arrependeu e postou que “não tinha a intenção de destruir a empresa”.

Na verdade, ainda não se sabe exatamente o que desencadeou essa briga, mas existem algumas hipóteses levantadas pela CNN.

Há relatos de que Altman estava considerando alguns projetos de hardware, incluindo o financiamento e o desenvolvimento de um chip de inteligência Artificial, o que seria uma direção bem diferente da qual a OpenAI está indo atualmente.

Há suspeita de que ele havia assumido alguns compromissos dos quais o conselho não tinha conhecimento. Ou então a briga poderia resumir-se a uma questão de dinheiro.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

O que aconteceu desde então?

Com a repentina decisão de demitir o então CEO, Sam Altman, a empresa entrou em um drama corporativo nas últimas 60 horas.

Os investidores da OpenAI, liderados pela Microsoft , tentaram reintegrar Altman. 

A força de trabalho de 700 pessoas da OpenAI está em alvoroço. Em carta aberta ao conselho de administração, publicada na segunda-feira (20), mais de 600 funcionários, ameaçaram renunciar e ingressar na Microsoft, a menos que o conselho renunciasse e reintegrasse o ex-CEO e o ex-presidente Greg Brockman, que também foi destituído pelo conselho.

Um dos signatários foi Ilya Sutskever, cientista-chefe da OpenAI e um dos quatro membros restantes do conselho. Sustkever disse na segunda-feira que lamentava “profundamente” seu papel na saída de Altman.

Enquanto isso, a dança das cadeiras da OpenAI continuou. O então CEO interino, diretor de tecnologia da OpenAI, Mira Murati, foi substituído por Shear, o terceiro CEO da OpenAI em três dias.

Microsoft contrata Sam Altman 

Na segunda-feira, a Microsoft anunciou que contratou Altman para liderar uma nova equipe de pesquisa avançada em inteligência artificial (IA). 

A decisão ocorreu depois do fracasso do plano de reconduzir Altman ao cargo de presidente da OpenAI. O conselho que o demitiu recusou-se a aceitar os termos propostos para sua reintegração.

O anúncio foi feito pelo CEO da Microsoft, Satya Nadella, nesta segunda-feira, 20. 

"Sam Altman e Greg Brockman, ao lado de outros colegas, se unirão a Microsoft para liderar uma nova equipe de pesquisas avançadas de IA", afirmou Nadella em uma publicação na rede social X (antigo Twitter). "A missão continua", escreveu Altman.

O que é OpenAI?

A OpenAI é uma empresa sediada em São Francisco que ganhou destaque desde o lançamento do ChatGPT, um chatbot que impressionou os usuários com sua capacidade de produzir respostas de texto altamente convincentes a solicitações humanas.

Altman, seu chefe de 38 anos, foi sinônimo do sucesso do ChatGPT, que atraiu 100 milhões de usuários em dois meses após seu lançamento, em 2022.

A empresa foi criada como uma organização sem fins lucrativos em 2015 com o objetivo de construir inteligência segura e benéfica “para o benefício da humanidade”. 

Três anos depois, criou uma empresa de “lucro limitado” conhecida como OpenAI LP, que lhe permitiu levantar enormes quantias de dinheiro para contratar talentos e comprar poder computacional.

Mas o próprio conselho permanece livre da influência dos investidores e, portanto, focado na missão original da OpenAI .

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

O que vai acontecer com a OpenAI?

O que vai acontecer agora com a OpenAI, ainda não se sabe. O CEO da Microsoft, deu a entender que ainda estava aberto à volta de Sam Altman à OpenAI.

Nadella disse que estava “aberto a ambas as opções” quando questionado em entrevista à CNBC na segunda-feira se Altman realmente entraria na Microsoft.

“Olha, isso cabe ao conselho e à administração da OpenAI e aos funcionários escolherem”, disse Nadella. “Optamos por fazer parceria explicitamente com a OpenAI e queremos continuar assim e, obviamente, isso depende de as pessoas da OpenAI permanecerem lá ou virem para a Microsoft.”

Quando questionado sobre a visão da Microsoft em relação a OpenAI e a possibilidade de obter um assento no conselho, Nadella disse que “está claro que algo precisa mudar em torno da governança”.