Se você quiser ter sucesso, o principal conselho de Charlie Munger é evitar pessoas tóxicas.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

O sócio de Warren Buffett, distribuiu conselhos de negócios e de vida durante a reunião anual de acionistas da Berkshire Hathaway de 2023. 

Entre os temas discutidos pelos dois mega investidores estavam a recente crise bancária, a ascensão da IA ​​, o conhecimento de negócios e reflexões sobre amizade e como saber quando pode ser a hora de cortar os laços com alguém. 

Munger, em particular, enfatizou que pessoas tóxicas podem atrapalhar o caminho de alguém para o sucesso. 

"A grande lição da vida é tirá-los da sua vida - e fazê-lo rápido", disse Munger.

“É tão simples gastar menos do que você ganha, investir com sabedoria, evitar pessoas tóxicas e atividades tóxicas, tentar continuar aprendendo por toda a vida e fazer muitas gratificações adiadas”, acrescentou ele.

"Se você fizer todas essas coisas, é quase certo que terá sucesso. Se não fizer, vai precisar de muita sorte."

Antes dos comentários de Munger, Buffett expressou um sentimento semelhante. 

O Oráculo de Omaha disse que as pessoas precisam reconhecer que outras pessoas podem manipulá-las e evitar cair nesse comportamento também.

"Nunca conheci ninguém basicamente gentil que morreu sem amigos", disse Buffett. "E eu conheço muitas pessoas com dinheiro que morreram sem amigos."

A amizade de Buffett e Munger pode ser um excelente exemplo disso. 

Buffett disse anteriormente à CNBC em 2021 que no início de suas carreiras eles se esforçaram para "associar-se a pessoas com as quais queríamos nos associar e, se nos associássemos a idiotas, esse era o nosso problema, mas não precisávamos".

“O que realmente é ótimo é se você pode fazer o que quiser na vida e se associar com as pessoas com quem deseja se associar na vida”, disse Buffett à CNBC, referindo-se a Munger. "E nós dois temos esse espírito o tempo todo."

Embora Munger tenha deixado claro que a toxicidade pode prejudicar o sucesso individual de alguém, essa atitude também pode ser prejudicial ao ambiente de trabalho. 

Uma cultura de trabalho tóxica é o fator mais significativo que pode levar um funcionário a pedir demissão, de acordo com uma pesquisa da MIT Sloan School of Management, relatou o Insider.

Fonte: Business Insider

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.