“Ei, você aí
Me dá um dinheiro aí, 
Me dá um dinheiro aí!”

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Se essa é uma marchinha de carnaval, então o folião é o governo do Paraná.

Ele acaba de pedir para a Copel (CPLE3), empresa elétrica do estado do Paraná, para distribuir o máximo de dividendos que puder este ano.

Ainda disse que gostaria de vender uma parte de suas ações, sem que perdesse o controle acionário da companhia.

A empresa, que pretende migrar do Nível 1 para o Nível 2 de governança corporativa da B3, informou que o seu acionista controlador apoiaria a medida.

O poder estadual concordou, desde que a empresa realizasse uma oferta secundária na qual poderia vender as ações que pretende.

O governo quer pegar carona numa oferta que seria realizada para que o BNDESPar pudesse vender a sua participação na empresa.

Ao pedido de dividendos, a empresa respondeu dizendo que “irá avaliar as possibilidades de distribuição de dividendos extraordinários”

Aquela respostinha protocolar de sempre.

A empresa não tem muito o que fazer, se não obedecer aos desejos do seu controlador. Ou seja, saiba que ela vai distribuir, sim, tudo que puder.

Esse é um exemplo bem claro do risco de ser sócio de uma empresa estatal e ter interesses diferentes do acionista controlador, principalmente quando o nível de governança ainda não é o mais sofisticado.

Não que investir em estatais seja o fim do  mundo, não é. Mas é preciso saber que esse tipo de coisa acontece com elas.

Isso não pode ser novidade para você.

De qualquer forma olha o tamanho do contra senso: o controlador só vai apoiar uma iniciativa de melhorar a governança corporativa da empresa se ela ceder aos seus desejos.

Nada mais contraditório.

Mas, como se diz por aí: O Brasil, meus amigos, não é para amadores!

A carteira Seleção de Dividendos contém algumas estatais e elas carregam consigo esse tipo de risco, mas também carregam suas vantagens, que mais do que compensam esses riscos. 

Sem extremismos, dá para investir nelas sim. 

Só não dá para ficar surpreso com este tipo de coisa.

Antes de me despedir, preciso dizer: a Copel não faz parte da nossa carteira de investimentos e não está no radar para entrar..

Outras estatais, sim.

Estatais ou não, existem coisas bem mais interessantes e atrativas para fazerem parte da carteira Seleção de Dividendos.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.