O estranho ano de 2020 vai se aproximando do seu fim e com todos os desdobramentos dele, algumas escolhas se colocam à mesa para você, na condição de investidor.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Seguimos com juros muito baixos, mesmo que a inflação tenha dado uma resposta acima da esperada quando a pandemia eclodiu. 

Isso quer dizer juros reais ainda menores do que os que se colocavam antes.

Se em maio já sabíamos que iríamos fechar o ano com uma Selic de 2%, não sabíamos que com a abertura da economia a inflação chicotearia tão rápido, ainda que esse efeito já fosse esperado.

Isso nos obriga ainda mais a direcionar parte do capital para bolsa de valores.

O tech foi o vencedor da crise: fintechs, varejo de e-commerce deixaram clara as suas forças durante a pandemia e aceleraram uma tendência que já era secular.

Setores ligados a velha economia sofreram mais: bancos, varejo físico, petróleo, serviços educacionais, shoppings, etc.

Eis que começam os processos de reabertura no Brasil e as atividades gradualmente começam a voltar ao normal.

Nesse contexto, o mercado começa a fazer um rotation trade, que é a troca de ações techs, que se valorizaram muito, para migrar para cases mais típicos de value investing, pagando pouco por aquilo que ficou para trás.

Não à toa vimos B3 (B3SA3), Magalu (MGLU3), Weg (WEGE3), BTG Pactual (BPAC11) apanhando recentemente em concomitância com a recuperação de ações de setores mais tradicionais, entenda-se Petrobras (PETR4), Renner (LREN3), bancos, etc…

Mas isso não significa o esgotamento das oportunidades.

Esse rotation trade não foi uniforme: o varejo físico ainda está para trás e os setores de shopping e educacionais (devidamente recomendados no Canal Joias da Bolsa pelo Edu) ainda estão bastante descontados em termos relativos.

Talvez aí estejam as maiores barganhas de acordo com Value Investing clássico.

As últimas semanas tem sido de notícias positivas em torno de uma vacina para a Covid-19 e isso volta à atenção dos investidores para esses cases de reabertura da economia.

Paralelamente, fica cada vez mais difícil negar a chegada de uma segunda onda do vírus no Brasil, haja vista a situação na região Nordeste e Norte, bem como o aumento da ocupação dos leitos de UTI nos hospitais de alta renda na cidade de São Paulo, cenário semelhante com o início de março.

Como Investir no Cenário Econômico Atual? Veja a Melhor Ação de Dividendos Hoje.

Ora, se tivermos que parar as atividades novamente, as techs devem voltar a performar melhor.

E aqui surge o dilema: diante de um cenário dicotômico, é melhor se posicionar no growth ou no value? Na nova economia ou na velha economia

Em qual canoa devemos colocar o pé, já que elas devem ter desempenhos distintos e que cada uma depende de um cenário distinto e que nós não sabemos qual é?

Nesse caso, se posicionar em cima do muro é algo bem diferente do que não se posicionar.

Estamos em um bom momento para ficar com um pé em cada canoa: um pouco em reabertura e outro pouco com uma pegada mais tech.

Isso vai de acordo com a diversificação a partir de ativos descorrelacionados.

O mercado financeiro está arisco e o risco direcional de curto prazo é bastante alto. Escolher um lado é ficar de fora da festa do outro caso você erre o cenário a ser concretizado.

O grande cuidado é não se aproximar de cases em que os fundamentos foram estruturalmente afetados, como no caso das aéreas que sempre puxam fortes altas quando o fluxo de notícias é positivo para a reabertura.

De toda forma, já vemos o gringo entrando forte na bolsa de valores brasileira em novembro.

Fazia tempo que ele não vinha e ele chegou chegando: quase R$ 20 bilhões líquidos somente em novembro.

Chama a atenção as principais posições: Petrobras e bancos, papéis muitos líquidos em que eles também poderiam sair rapidamente caso mudem de ideia sobre o cenário brasileiro.

Como Investir no Cenário Econômico Atual? Veja a Melhor Ação de Dividendos Hoje.

Se está difícil saber o que será dos próximos meses, não é tão difícil escolher ações de boas empresas que estejam figurando bem tanto na canoa tech quanto na canoa value.

A hora é de escolher boas empresas sem rótulos.

Tivemos uma boa temporada de resultados no terceiro trimestre e isso é muito bom.

Entre idas e vindas, esperávamos um fim pior para 2020 e em alguns aspectos ele pode terminar bem e deixando boas perspectivas para o ano que segue.

No âmbito político, vale destacar que o Centrão foi o grande vencedor das eleições municipais, o que não só fortalece Rodrigo Maia, como também pode dar o tom de como as reformas serão negociadas no Congresso a partir de agora.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.