O que é NYSE

NYSE é a abreviação de “New York Stock Exchange”, em português Bolsa de Valores de Nova Iorque, e trata-se da maior bolsa de valores do mundo em valor de mercado.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

O fato é que as grandes empresas multinacionais estão todas listadas na NYSE, e por conta disso, os resultados da NYSE afetam as outras bolsas do mundo. Positiva ou negativamente.

É importante destacar que a NYSE é localizada em Nova Iorque, cidade e estado dos EUA, e que portanto não é possível um investidor estrangeiro investir nela diretamente.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

História da NYSE

Fundada em 1792, o evento que deu origem a NYSE ocorreu no dia 17 de Maio daquele ano, quando 24 corretores assinaram o Acordo de Buttonwood.

Este acordo, por sua vez, estabelecia uma taxa de corretagem cobrada aos signatários da NYSE e obrigava estes signatários a dar preferência aos outros signatários no evento de venda de ativos.

Em 1817, ainda sob o regime do Acordo de Buttonwood, os corretores da NYSE fizeram a sua primeira reforma, criando restrições contra manipulação do mercado e órgãos de governança.

Depois da reforma, os corretores da NYSE começaram a experimentar novos locais para estabelecer a Bolsa. Esse período de mudança foi de 1817 até 1865, quando o local atual foi definido.

De lá para cá a NYSE apenas cresceu em tamanho e abrangência, até chegar ao patamar único em que se encontra hoje. 

Como investir na NYSE

A NYSE, por ser a maior bolsa de valores do mundo, acaba atraindo investidores de todas as partes, ansiosos pela oportunidade de ganhar dinheiro com empresas grandes e consolidadas.

No entanto, não é possível que um estrangeiro consiga investir diretamente na NYSE sem que ele seja um cidadão americano, ou sem ter que lidar com uma grande burocracia.

Por outro lado, existe uma forma pela qual praticamente qualquer estrangeiro pode expor o seu capital ao NYSE, basta que ele adquira e negocie uma ADR.

ADRs são as “American Depositary Receipts”, e tratam-se de produtos financeiros negociados em bolsas de outros países que representam as ações das empresas norte-americanas.

Desta forma o investidor consegue diversificar a sua carteira de investimentos de maneira simplificada, tornando-a mais segura com capital estrangeiro.

Empresas listadas na NYSE

Por também ser uma das bolsas de valores mais antigas do mundo, a NYSE acabou criando um perfil de empresas que acabam refletindo a idade da própria bolsa.

É importante destacar, todavia, que não existe um nicho de negócio específico ao qual NYSE acabe dando prioridade, como a NASDAQ, que abriga uma maioria de empresas tecnológicas.

Por outro lado, é inegável que as empresas que têm seu capital aberto na NYSE tratam-se de empresas antigas e com um modelo de negócio mais tradicional e consolidado.

Dentre as quase 3000 empresas listadas na NYSE, podemos citar:

  • Coca-cola;
  • Berkshire Hathaway;
  • Johnson & Johnson;
  • Walmart Inc.;
  • JP Morgan;
  • Alibaba Group.

A importância da NYSE

A importância da NYSE é basicamente numérica. Como já mencionado, trata-se da maior e de uma das mais antigas bolsas de valores do mundo, e com o maior valor de mercado.

O fato é que o mercado mundial acaba seguindo as tendências da NYSE. Então, se a NYSE vai mal, as outras bolsas de valores ao redor do mundo tendem a seguir o exemplo.

Essa relação ficou evidente, por exemplo, durante as principais crises econômicas que assolaram os Estados Unidos desde o século XX. Dentre elas:

  • A crise de 1929;
  • Bolha da Internet de 2000 a 2002;
  • Fraude dos subprimes de 2008.

Todas estas crises tiveram o seu palco nos EUA, e a NYSE sentiu o baque delas diretamente, com quedas vertiginosas e acentuadas.

Por outro lado, quando a NYSE está subindo, a tendência é que o mundo também esteja avançando economicamente.

Por fim, podemos concluir que a NYSE é o principal termômetro dos estados de Bear Market e Bull Market que estão sempre se alternando na economia mundial.