O que é NTN-F

NTN-F é um título público oriundo do Tesouro Direto, que pode ser adquirido por todo tipo de perfil de investidor, principalmente o investidor conservador.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

A sigla NTN-F significa “Nota do Tesouro Nacional do tipo F”, e trata-se de um ativo de renda fixa. No entanto, os investidores usam pouco essa sigla para se referir a esse investimento. 

Vale destacar que o NTN-F é apenas uma das obrigações do tesouro disponíveis para o investidor, sendo também uma das mais acessíveis.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Características do NTN-F 

Por se tratar de um investimento de renda fixa, a NTN-F já conta naturalmente com algumas características bem conhecidas, como previsibilidade, segurança e rentabilidade garantida.

No entanto, justamente por esse motivo, um investidor arrojado talvez não veja esse investimento com muito interesse. 

Alguns pontos chaves a respeito da NTN-F:

  • É possível investir em uma NTN-F com menos de 40 reais;
  • Trata-se de um investimento pré-fixado com juros semestrais;
  • Apresenta liquidez diária podendo ser resgatado antes do prazo de vencimento;
  • As condições do NTN-F mudam todos os anos no mês de Janeiro ou Julho.

Vantagens do NTN-F

Investir em uma NTN-F significa alocar dinheiro em um ativo que é bastante previsível, seguro e altamente acessível, sendo principalmente interessante para novos investidores.

Mas certamente, uma das principais vantagens do NTN-F é o fato de a sua liquidez ser diária, ou seja, é possível ver o ativo rendendo todos os dias e resgatá-lo se for da vontade do investidor.

Essa característica em particular é importante caso o investidor ainda não possua um emocional equilibrado e se deixe levar pela ansiedade com facilidade.

Também é importante destacar que, por se tratar de um título de dívida pública, sendo o governo o devedor, as possibilidades de um calote são quase inexistentes.

Outro ponto importante é que, apesar do NTN-F ter um rendimento diário e poder ser resgatado com antecedência, ele continua sendo um investimento a longo prazo.

Isso é uma vantagem principalmente para o investidor conservador que procura rendimentos maiores que a poupança, mas não tem aversão ao risco.

Desvantagens do NTN-F

Por se tratar de um investimento de renda fixa, isso significa que a sua rentabilidade é fixa, ou no mínimo sofre pouquíssima volatilidade, o que por sua vez, limita bastante o lucro.

Essa situação pode ser ideal para investidores conservadores, mas é desinteressante para o investidor arrojado, que busca principalmente altos rendimentos em sua carteira.

O fato do NTN-F ser um investimento de médio e longo prazo (apesar de ter liquidez diária), também se configura como uma desvantagem para quem quer lucrar rapidamente.

Vale ressaltar que, mesmo o público alvo do NTN-F precisa estar atento, pois as condições do investimento mudam todos os anos, ou seja, nem sempre suas condições são de fato vantajosas.

Por fim, não se pode deixar de mencionar as taxas e a tributação, que muitas vezes podem fazer com o que o NTN-F perca a sua atratividade.

NTN-F e taxas prefixadas 

Em um cenário no qual a economia do país está indo de vento em poupa, investir em produtos cuja rentabilidade seja fixada de início, pode significar abrir mão de oportunidades de lucro.

No entanto, quando os indexadores econômicos não estão indo muito bem, um investimento com rentabilidade prefixada, como o NTN-F, pode acabar sendo bastante interessante.

Isso porque a prefixação de taxas ignora completamente o cenário econômico do país, e a rentabilidade por elas prometida deve ser cumprida e entregue ao investidor.

Em outras palavras, investir em NTN-F pode ser uma forma de se resguardar de crises econômicas, servindo de uma boa alternativa para o investidor que quer diversificar a carteira.