O que é NTN-D

NTN-D é um título público oriundo do Tesouro Direto, que pode ser adquirido por todo tipo de perfil de investidor, principalmente o investidor conservador.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

A sigla NTN-D significa “Nota do Tesouro Nacional do tipo D”, e trata-se de um ativo de renda fixa. É difícil adquirir um NTN-D diretamente, sendo mais comum no mercado secundário.

Vale sublinhar que o NTN-D é apenas uma das várias obrigações do tesouro disponíveis para o investidor comum ou profissional. 

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Características do NTN-D

Diferente de outras notas do tesouro, o NTN-D não têm sido emitido pelo Tesouro Nacional para que pessoas físicas os adquiram.

Apesar da dificuldade de se adquirir uma NTN-D, esse ativo partilha das mesmas características das outras opções do tesouro, ou seja, tem rendimento relativamente previsível e é seguro.

Outro ponto importante que o investidor precisa considerar quanto ao NTN-D, caso este tenha a oportunidade de investir em um, é que trata-se de um investimento a médio ou longo prazo.

Outras características relevantes:

  • O valor do NTN-D é atrelado a variação do dólar mais juros acrescidos no ato da compra;
  • Por ser atrelado ao dólar, é recomendado para investidores estrangeiros;
  • Semestralmente a NTN-D também recebe acréscimos de rendimento;
  • A NTN-D não possui liquidez diária, sendo necessário permanecer com ele até o vencimento.

Vantagens do NTN-D

A principal vantagem do NTN-D é o fato de o seu rendimento estar atrelado ao dólar, que trata-se de uma das moedas mais fortes da economia global.

A força do dólar, por sua vez, converte-se principalmente no fato de ser uma moeda com pouca volatilidade inflacionária, se comparada a outras moedas do mundo.

Por se tratar de um investimento de renda fixa, o NTN-D ainda conta com um alto grau de previsibilidade e segurança, ainda mais pelo seu pagador ser o governo. 

Outro ponto relevante é que o NTN-D possui um rendimento superior à poupança, sendo uma opção ainda mais interessante para o investidor conservador que não quer se arriscar.

Por fim, para quem é investidor estrageiro, o NTN-D é uma forma mais segura de investir no Brasil, evitando se expor à volatilidade do Real.

Desvantagens do NTN-D

A principal desvantagem do NTN-D é que ele não tem sido disponibilizado para pessoas físicas recentemente. Sendo possível apenas adquiri-lo no mercado secundário.

Isso faz deste ativo um investimento bem menos acessível e, portanto, menos interessante, mesmo para quem é o seu público alvo.

Também é necessário lembrar que, por se tratar de um produto da renda fixa, sua rentabilidade é bastante reduzida, sendo pouco interessante para um investidor arrojado.

Vale ressaltar que, assim como outros produtos de renda fixa, o NTN-D é um investimento a longo ou médio prazo, o que significa que um saque antecipado não é aconselhável.

NTN-D e o dólar

O dólar é uma das moedas mais fortes do mundo. Sua estabilidade e utilização são praticamente universais. São inúmeros os mercados que negociam em dólar. 

Inclusive, existem muitos países que também fizeram do dólar a sua moeda. Ou então criaram uma moeda baseada no dólar.

Com tanta estabilidade e confiabilidade, um investimento como o NTN-D que se baseia na cotação do dólar, por meio de uma fórmula específica, tende a ser bastante seguro.

E não apenas seguro, mas lucrativo também. Ainda mais quando o dólar é posto em paridade com outras moedas, como por exemplo a moeda brasileiro.

E como o dólar é a moeda da maior economia do mundo, que é os EUA, dificilmente ela irá passar por algum período longevo de instabilidade.

Na realidade, se o dólar entrar em crise, isso significa que os EUA estão em crise, e isso, por sua vez, significa uma situação de crise global.

Portanto, o governo dos Estados Unidos sempre fará de todo o possível para manter a sua moeda forte e pujante, fazendo com que ela seja um investimento sólido.