O que é NTN-B

NTN-B é um título público oriundo do Tesouro Direto, que pode ser adquirido por todo tipo de perfil de investidor, principalmente o investidor conservador.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

A sigla NTN-B significa “Nota do Tesouro Nacional do tipo B”, e trata-se de um ativo de renda fixa. Ainda no tipo B, existe outra opção chamada NTN-B Principal, com algumas diferenças.

Vale ressaltar que o NTN-B é apenas uma das obrigações do tesouro disponíveis para o investidor. A forma mais conhecida de se referir ao NTN-B é como Tesouro IPCA.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Características do NTN-B

Por se tratar de um investimento de renda fixa cujo pagador é o governo, as duas primeiras características a se observar são a sua previsibilidade e segurança.

No entanto, o NTN-B possui algumas outras condições importantes as quais o investidor precisa se atentar antes de aportar o seu dinheiro, são elas:

  • Investimento a médio e/ou longo prazo, com vencimentos chegando a 20 ou 30 anos;
  • Rentabilidade está atrelada à inflação do país, o que significa rendimento garantido;
  • Barreira de entrada baixa, sendo possível investir no NTN-B com apenas 30 reais.

Vantagens do NTN-B

A facilidade, segurança e previsibilidade que o NTN-B oferece ao investidor são de longe as suas maiores vantagens, principalmente por se tratar de um ativo de renda fixa.

Outro ponto que também conta muito a favor do NTN-B é o fato de este estar atrelado à inflação do país. O que basicamente significa que sempre haverá rendimento, salvo raras exceções.

O único cenário em que uma NTN-B não apresentaria rendimento, é se o país vivesse uma depressão econômica, onde ao invés de inflação, ocorresse uma deflação nos preços.

Também conta bastante a favor do NTN-B o fato de ser um investimento a longo prazo, o que significa que o investidor não precisa ficar se preocupando em acompanhá-lo todos os dias.

É o tipo de investimento ideal para um investidor mais conservador que não quer correr riscos, mas ao mesmo tempo quer algo que renda mais do que a poupança.

Por fim, o fato de ser possível investir em um NTN-B com algo em torno de 30 reais, torna este investimento altamente acessível, podendo inclusive ser o primeiro de muitos investidores.

Desvantagens do NTN-B

Justamente por se tratar de um investimento de renda fixa, isso significa que as possibilidades de lucro são bem reduzidas, o que pode não ser interessante para o investidor arrojado.

Sem contar que, por se tratar de um investimento de médio ou longo prazo, o investidor permanecerá com seu dinheiro investido em algo que ele pode vir a questionar no futuro.

E isso pode acontecer não só por esse investidor mudar de perfil e começar a entender que ele poderia ter feito um investimento melhor com seu dinheiro.

Mas também pelo fato de que, durante um período tão longo de tempo, existe a possibilidade do cenário econômico sofrer muitas alterações.

Sem contar que o NTN-B, por ser atrelado à inflação, corre o risco de ter um rendimento abaixo do esperado, caso a inflação do país permaneça muito estável.

NTN-B e NTN-B Principal 

Apesar das duas notas do tesouro serem do tipo B, existe uma diferença crucial entre ambas. Enquanto a NTN-B tem o seu valor pré-fixado, o NTN-B Principal é pós-fixado.

Mesmo que ambos usem da escalada inflacionária para calcular o seu rendimento, o NTN-B Principal possui uma volatilidade bem maior que o NTN-B normal.

Isso porque o NTN-B normal possui uma rentabilidade que é calculada semestralmente, podendo ser resgatado a cada 6 meses.

Já o NTN-B Principal não possui nenhuma garantia quanto a sua rentabilidade. Inclusive, outra forma de se referir ao NTN-B Principal é como Tesouro IPCA +.