O que é NSE

NSE é a sigla para “National Stock Exchange”, que se trata de uma bolsa de valores indiana, cujo valor de mercado a faz ser uma das duas bolsas mais importantes da Índia.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Localizada em Maharashtra, Mumbai, a NSE é uma bolsa gerida e criada pelo governo indiano, sob responsabilidade direta do ministro das finanças.

Vale ressaltar que a Índia possui ao todo nove bolsas de valores oficialmente listadas pela SEBI (Securities and Exchange Board of India), e que se encontram operando atualmente.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

História da NSE 

A NSE foi constituída em 1992, primeiramente como uma empresa ordinária, surgindo do desejo do governo Indiano de trazer transparência e acessibilidade ao mercado de capitais.

Porém, apenas em 1993 ela seria reconhecida de fato como uma bolsa de valores, começando suas operações no mercado de dívidas (WDM - Wholesale Debt Market) e ações em 1994.

Um ponto importante a respeito da NSE é que ela foi a primeira bolsa de valores da Índia a introduzir uma solução eletrônica para executar suas operações. 

Ao tomar essa iniciativa ela conseguiu conectar uma base enorme de investidores de espalhados pelo país, que anteriormente não possuíam condições de investir.

Outros marcos históricos da NSE são:

  • Estreou o seu primeiro índice, o NIFTY 50, em 1995;
  • Começou a operar no mercado de derivativos em 2000;
  • Criou a NSE EMERGE em 2012, uma iniciativa para ajudar pequenas e médias empresas a conseguirem investimentos.

Mercados da NSE

Atualmente a NSE atua em todos os mercados mais importantes ao qual uma bolsa de valores pode atuar. Ou seja, um investidor indiano pode aplicar seu dinheiro:

Também é possível investir em bonds, que seriam o equivalente de debêntures no Brasil.

Vale ressaltar que muitas das maiores empresas da Índia possuem capital aberto na NSE, dando ao investidor um poder de escolha muito grande.

Características da NSE

Uma das principais características da NSE é que ela é uma bolsa de valores altamente tecnológica, nascida com esse intuito e que se desenvolveu muito ao longo dos anos.

Capacidade de processamento da NSE

A título de comparação, quando a NSE foi criada, sua capacidade de processamento era de duas ordens por segundo. Hoje em dia ela é capaz de executar 160 mil ordens por segundo.

Diariamente, a NSE processa em torno de um bilhão de ordens, estando entre as dez bolsas de valores que mais executam ordens. A B3, por exemplo, possui metade do volume da NSE.

Horário de funcionamento da NSE

A NSE funciona todos os dias da semana. Salvo os finais de semana e feriados que forem estipulados previamente pela instituição.

O pregão da NSE começa às 9:15 da manhã e termina às 15:30. O seu After Market dura das 16:00 até às 9:00 do dia seguinte. O Pré Market inicia às 9:00 e conclui às 9:08.

Colaboração da NSE com universidades

Um fato interessante é que a NSE já colaborou com diversas universidades indianas na tentativa de disseminar conhecimento sobre o mercado de ativos.

A NSE inclusive oferece um sistema de simulação para estudantes praticarem e aprenderem mais sobre como operar na bolsa.

E para os investidores que querem se aprofundar mais no mundo dos investimentos, a NSE disponibiliza diversos certificados e cursos que vão desde o nível iniciante ao avançado.

Importância da NSE

Dentro de um mercado global e sendo a Índia uma das maiores economias do mundo, a NSE possui uma importância gigante como um player.

O que acontece na NSE reflete nos mercados locais, que por sua vez reflete na Ásia e que por fim, pode ser sentido em todo mundo, pois a economia do mundo é conectada.

Também não se pode deixar de pontuar a importância que a NSE teve para os indianos, possibilitando que milhões começassem a participar do mercado de ações.