O escolhido pelo governo de Jair Bolsonaro para substituir Wilson Ferreira Júnior no comando da Eletrobras (ELET3) deverá indicar, rapidamente, que a privatização da estatal segue como prioridade, afirma o economista-chefe da XP, Caio Megale, ex-integrante da equipe do ministro da Economia, Paulo Guedes.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

"O programa de privatizações é um dos pilares importantes do programa de Paulo Guedes e de Bolsonaro quando foi eleito. A privatização da Eletrobras tem sua importância pela sua situação atual e pelo seu grau de maturidade (para ser privatizada)", comenta.

Segundo ele, Ferreira Júnior é um símbolo desse processo e, por isso, o anúncio de sua saída, em 5 de março, causou preocupações no mercado. Ferreira Júnior estava desde 2016 na Eletrobras e era o grande defensor de sua privatização.

O executivo irá para a presidência da BR Distribuidora (BRDT3), maior rede de distribuição de combustíveis do País, privatizada há dois anos. A seguir, os principais trechos da entrevista: 

Como foi entendido pelo mercado a saída de Wilson Ferreira Júnior da Eletrobras? 

O programa de privatizações é um dos pilares importantes do programa de Paulo Guedes e de Bolsonaro quando foi eleito.

A privatização da Eletrobras tem sua importância por sua situação atual e pelo seu grau de maturidade. A privatização é discutida desde o governo de Michel Temer. A Eletrobras é uma das líderes nesse processo. Das privatizações que devem vir, essa é a mais importante.

Wilson é um executivo de mão cheia, fez um trabalho muito bom e é um símbolo desse processo. O governo precisa indicar um novo CEO que sinalize que a privatização da Eletrobras segue como uma prioridade. 

Como fica a posição do ministro Paulo Guedes com a saída de Wilson Ferreira Júnior? 

O ministro, em suas manifestações públicas, tem reforçado os pilares do seu programa, e esse tema de privatizações é importante.

Melhores Negócios para Investir Hoje? Veja a Melhor Empresa para Receber Dividendos.

Recentemente, ele tem falado menos, por conta do processo eleitoral na Câmara, mas no geral, quando ele se pronuncia, se mostra confiante no processo. 

Por que, neste momento, o assunto privatizações ganhou tanta importância para o mercado? 

A pandemia evidenciou a necessidade de o governo estar presente em setores muito importantes, como saúde. E também aumentou muito o endividamento, trazendo a necessidade de rebalanço patrimonial. 

Qual será a leitura do mercado se o governo estender o auxílio emergencial? 

Se eventualmente for algo necessário, o governo precisa sinalizar um compromisso de longo prazo de ajuste, como um gatilho do teto, a PEC Emergencial, uma contrapartida para garantir a sustentabilidade das contas públicas.

O Brasil gastou mais do que outros países na pandemia e, ao contrário de muitos, está com uma relação dívida/PIB muito elevada.

O Brasil entrou na pandemia com um nível de dívida relativamente alto e agora está mais alto ainda. É importante um critério rigoroso de sinalizações de longo prazo a cada medida que for tomada.

Melhores Negócios para Investir Hoje? Veja a Melhor Empresa para Receber Dividendos.

Resultado da Eletrobras no Terceiro Trimestre de 2020

O resultado da Eletrobras (ELET3) no terceiro trimestre de 2020 (3t20), divulgado no dia 11 de novembro, apresentou um lucro líquido de R$ 85 milhões, queda de 86,6% em relação ao mesmo período do ano anterior.

O Ebitda da Eletrobras atingiu R$ 2,4 bilhões no 3t20, apresentando retração de -10,1% na comparação com o 3t19.

A margem Ebitda da Eletrobras totalizou 33,4% no 3t20, apresentando retração de 4,5 ponto percentual na comparação com o 3t19. 

A Margem líquida da Eletrobras atingiu 1.166,1% no 3t20, apresentando crescimento de 1.156,2 ponto percentual na comparação com o 3t19.

As ações da Eletrobras (ELET3) acumulam queda de 11,29% na bolsa de valores nos últimos 7 dias e queda de 24,07% nos últimos 12 meses.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Fonte: Estadão Conteúdo.