O que é Novo Mercado

Novo Mercado é o nome que se dá a listagem de empresas dentro da bolsa de valores que cumpre as exigências das melhores práticas de governança.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Empresas que são consideradas como parte do Novo Mercado, não são especificamente empresas novas, mas sim empresas com um alto grau de transparência.

Não é fácil para uma empresa cumprir as exigências necessárias para estar listada no Novo Mercado, pois é necessário ir além do que é exigido pela B3.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

História do Novo Mercado

A definição do que é o Novo Mercado surgiu no ano de 2000, no entanto, seria apenas em 2002 que surgiria a primeira lista com empresas aptas dentro deste segmento.

De lá para cá, a lista de empresas que se caracterizam como pertencentes ao Novo Mercado cresceu, e a tendência é que ela continue aumentando.

O motivo da criação do segmento do Novo Mercado foi oferecer ao investidor, principalmente aqueles mais conservadores, opções de empresas mais seguras para se investir.

Exigências do Novo Mercado

São muitos os requisitos que uma empresa precisa cumprir para conseguir ser listada dentro do segmento do Novo Mercado.

E também é importante ressaltar que a empresa precisa tomar estas iniciativas por conta própria, cumprindo um planejamento interno bem estruturado.

Isso se deve ao fato de que cumprir tantas exigências pode ser oneroso, sendo necessário uma administração responsável junto de investimentos variados.

Entre as muitas exigências que precisam ser cumpridas para uma empresa ser listada no Novo Mercado, algumas importantes:

  • A empresa só pode emitir ações que deem direito ao voto a todos os acionistas, ou seja, ações ordinárias;
  • Todos os acionistas possuem o direito de vender os seus papéis pelo valor igual ao preço avaliado das ações do controlador, seguindo um tag along de 100%;
  • É necessário que a empresa crie uma área de auditoria interna, ofereça função de Compliance e tenha um Comitê de Auditoria estatutário ou não estatutário;
  • O conselho de administração deve ser composto de no mínimo entre 2 a 20% de agentes independentes;
  • A empresa do Novo Mercado deve se comprometer a manter em circulação ao menos 25% de suas ações;
  • É necessário que seja feita uma divulgação simultânea, tanto em inglês quanto em português de fatos relevantes, dados sobre proventos e press release de resultados;
  • O processo de avaliação do conselho de administração, seus comitês e a diretoria deve ser público e amplamente divulgado aos acionistas.

Vantagens do Novo Mercado

O Novo Mercado trata-se de uma categoria de empresas diferenciada, pois estas empresas se esforçam além do que é exigido para serem transparentes, e fazem isso por conta própria.

Esse esforço todo, por sua vez, sinaliza que elas não estão apenas preocupadas com o lucro de seus dirigentes, mas que querem também oferecer um ambiente seguro para investimentos.

Quando uma empresa tem uma atitude consciente neste sentido, ela acaba se tornando uma preferência para os investidores conservadores, que a veem com confiança.

Portanto, investir em ações de empresas do Novo Mercado pode ser uma decisão bastante consciente, porque:

  • Trata-se de uma empresa com toda a sua contabilidade aberta, auditada e disponível;
  • O investidor terá direito a participar e votar nas assembleias gerais, portanto, influenciando nos rumos do negócio.

Por fim, vale ressaltar que não é porque uma empresa é listada no Novo Mercado, que ela necessariamente seja uma excelente opção de investimento.

Investidores de sucesso sabem que analisar uma empresa é algo que requer bastante cuidado e responsabilidade. É algo que deve ser feito, de preferência, usando uma estratégia.

Para ajudá-lo com essa estratégia existe a análise fundamentalista e a análise técnica de ações. Ambas são excelentes metodologias para quem quer analisar um papel.