O que é Nota de Corretagem

Nota de Corretagem é um documento eletrônico emitido por uma corretora de valores ou agente operador da bolsa de valores que exibe todas as transações do dia.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

De forma simplificada, a Nota de Corretagem pode ser entendida como uma espécie de extrato bancário, porém referente apenas aos movimentos no mercado de ações.

As informações contidas na Nota de Corretagem são úteis e importantes para o investidor, tanto para o seu planejamento financeiro pessoal quanto para prestar contas com o governo.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Características da Nota de Corretagem

Cada corretora de valores ou intermediário que ofereça serviço de corretagem, disponibiliza uma Nota de Corretagem diferente. 

Essa diferença, no entanto, é muito mais estética do que informativa. Apesar de haver sim alguns modelos de Nota de Corretagem mais completos que outros.

Em todo caso, as informações que estão presentes em todas as Notas de Corretagem, são:

  • O nome do ativo que foi negociado;
  • O valor de compra ou venda desse ativo;
  • Quantidade de ativos que foram negociados;
  • O horário em que a negociação foi feita;
  • Taxas de administração (se houver) ou referentes a B3.

Outras informações que também precisam constar são o nome do investidor, seu endereço e o nome e as informações da instituição que intermediou as operações.

Ou seja, todos os dados que são necessários para tornarem a Nota de Corretagem um documento legítimo e que pode ser auditado se necessário.

Uso da Nota de Corretagem

É possível utilizar a Nota de Corretagem em muitos objetivos diferentes. Mas o principal é permitir que o investidor tenha um maior controle sobre as suas transações.

Pelo fato da nota conter todas as informações sobre as negociações do investidor, incluindo data e valores, guardar as notas pode ser uma forma de acompanhar a evolução dos investimentos.

O fato é que, investidores que mantêm uma estratégia de buy and hold, ou usam as técnicas da análise fundamentalista, podem acabar permanecendo muito tempo com os mesmos papéis.

E se este investidor não for organizado e anotar os valores em algum lugar, como uma planilha eletrônica, ele pode acabar esquecendo por quanto foi que ele comprou um determinado papel.

Então, se o investidor não souber o quanto ele pagou naquela ação, ele não vai saber se está tendo lucro ou ou prejuízo, o que dificulta uma tomada de decisão.

Por outro lado, a Nota de Corretagem também é muito importante para o governo, que precisa analisá-la para saber o quanto ele irá cobrar de impostos do investidor.

É importante ressaltar que não são todos os investimentos em renda variável ou mesmo em renda fixa que são tributados pelo governo. 

E em última análise, a Nota de Corretagem é o comprovante oficial de que as transações realmente aconteceram, sendo assim mais uma forma de resguardar o investidor.

Nota de Corretagem e o Imposto de Renda

Sempre que o investidor opera valores que superam a casa de 20 mil reais em um dia, a corretora tem a obrigação de reter o Imposto de Renda sobre o valor total.

É importante pontuar que essa retenção de imposto ocorre mesmo se a operação que o investidor fez por passível de prejuízo.

O motivo dessa retenção é para informar sobre as movimentações deste investidor ao fisco, apontando que estes movimentou valores maiores do que o limite.

E mesmo as operações de Day Trade não estão isentas da retenção de imposto. No caso o valor retido é de 1% sobre o rendimento das operações.

Esse 1%, por sua vez, pode acabar sendo descontado futuramente, quando o investidor for obrigado a fazer o recolhimento do IR sobre os lucros.