O que é Nicho de Mercado

Nicho de Mercado é um recorte específico de um mercado de produtos ou serviços que uma empresa pode atuar para atender. É um setor pouco explorado da economia.

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O mercado em si é um conceito amplo que abarca todas as possíveis ramificações de serviços e produtos que podem ser explorados nele.

Atender um Nicho de Mercado específico pode garantir que o prestador de serviços ou comerciante se torne um especialista. Várias grandes empresas começaram atendendo nichos.

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Função do Nicho de Mercado

A principal função do Nicho de Mercado é ajudar na solução de problemas específicos que o mercado mais generalista geralmente não dá conta.

Uma empresa que consegue definir muito bem qual é o seu Nicho de Mercado, sai na frente da concorrência na prestação daquele serviço ou oferta daquele produto.

Na realidade, todo mercado tem os seus nichos que são pouco ou nem sequer atendidos pelas grandes empresas. Isso acontece porque para elas não vale a pena comercialmente.

Por outro lado, empresas que já iniciem as suas operações com aquele nicho em mente, voltando seus esforços e recursos para atendê-lo, se tornam especialistas.

Talvez os lucros podem acabar não sendo tão altos quanto o de uma empresa grande que atende um mercado amplo, mas isso pode ser compensado por não haver muita concorrência.

Por sua vez, como não há muitos concorrentes, torna-se mais fácil virar uma autoridade no segmento e, portanto, monopolizar o mercado ofertando qualidade e presteza.

Característica do Nicho de Mercado

Para que um determinado setor da economia seja considerado um Nicho de Mercado é necessário que algumas características possam ser observadas. Entre elas:

  • Pouco ou nenhuma ou oferta de serviços ou produtos;
  • Potencial real de lucro;
  • Existir os meios, ferramentas e recursos para atender esse mercado;
  • Serem necessidades específicas e não generalistas.

Vale pontuar que Nichos de Mercado são criados de forma natural ou de forma artificial, o que depende exclusivamente das condições da economia. 

Um nicho de mercado existe naturalmente quando ele é advindo da incapacidade do mercado de suprir a necessidade de algumas pessoas.

Um exemplo que poderia ser feito é o de pessoas que calçam 46 para cima. Geralmente as lojas de calçados das grandes redes não oferecem uma opção tão específica.

Já um Nicho de Mercado artificial acontece com a criação de uma tecnologia disruptiva que o mercado nem imaginava que seria necessário.

O exemplo mais famoso de um produto que se encaixe nas características de ser disruptivo, é o Iphone. Quando Steve Jobs veio com a ideia, ninguém sabia muito bem o que esperar.

Segmentação e o Nicho de Mercado

Para encontrar um Nicho de Mercado, o primeiro passo é começar com uma pesquisa de público-alvo baseando-se na segmentação desse público.

Existem quatro categorias com as quais um público pode ser segmentado, são estas:

  • Geográfica: ou seja, quanto a localização deste público. Estamos falando de país, estado, cidade e até mesmo bairros;
  • Demográfica: em relação a renda, gênero, idade, religião, grau de instrução e outros dados. Essa é uma das segmentações mais usadas;
  • Psicográfica: é referente principalmente a estilo de vida, personalidade e valores que os indivíduos defendem de forma geral;
  • Comportamental: diz respeito a experiência do usuário com o produto ou serviço ou então os seus hábitos de consumo.

É importante pontuar que ter estas informações em mãos vai servir como um norte, no entanto, apenas elas não são o suficiente para se descobrir um Nicho de Mercado.

A melhor maneira de um investidor encontrar um Nicho de Mercado é adentrar a fundo no mercado principal, compreendendo como este funciona e identificando as lacunas.