A Netflix (NFLX34) está acelerando sua investida em videogames com planos de dobrar seu catálogo de ofertas até o final do ano, mas, por enquanto, poucos assinantes da gigante do streaming estão jogando.

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Desde novembro passado, a empresa vem lançando os jogos como forma de manter os usuários envolvidos entre os lançamentos dos programas. 

Os jogos são acessíveis apenas para assinantes, mas precisam ser baixados como aplicativos separados.

Os jogos foram baixados um total de 23,3 milhões de vezes e uma média de 1,7 milhão de usuários diários, de acordo com a Apptopia, uma empresa de análise de aplicativos. Isso é menos de 1% dos 221 milhões de assinantes da Netflix.

A importância dos jogos para a estratégia geral da Netflix provavelmente aumentou nos últimos meses, à medida que a empresa enfrenta uma competição intensificada pela atenção do usuário.

No segundo trimestre, a Netflix perdeu quase um milhão de assinantes, depois de perder 200.000 assinantes durante o primeiro trimestre, primeira vez que seu número de assinantes diminuiu em mais de uma década.

Em uma carta aos acionistas no ano passado, a Netflix nomeou a Epic Games e o TikTok como seus maiores rivais para o tempo das pessoas.

“Uma das muitas vantagens para a Netflix em perseguir a estratégia é a capacidade de impulsionar o engajamento além do lançamento do programa na plataforma”, disse Tom Forte, analista da Prosek Partners.

Ainda assim, o diretor de operações da Netflix, Greg Peters, disse no ano passado que a empresa levou “muitos meses e, francamente, anos” para aprender como os jogos podem manter os clientes no serviço.

“Vamos ser experimentais e tentar um monte de coisas”, disse Peters durante a teleconferência de resultados do quarto trimestre da empresa. 

“Mas eu diria que os olhos que temos no prêmio de longo prazo realmente se concentram mais em nossa capacidade de criar propriedades que estão conectadas aos universos, aos personagens, às histórias que estamos construindo.”

O catálogo atual de 24 aplicativos de jogos da empresa abrange uma variedade de gêneros e programas da Netflix, como “Stranger Things: 1984”. Vários são modelados a partir de jogos de cartas populares , como “Mahjong Solitaire” e “Exploding Kittens”.

O catálogo crescerá para 50 jogos até o final do ano, incluindo “Queen’s Gambit Chess”, baseado na série de sucesso da Netflix, de acordo com um representante da empresa.

Jogando devagar

A Netflix tem sido cautelosa sobre como planeja tornar os videogames uma parte central da estratégia da empresa, em vez de apenas um hobby secundário.

“Ainda estamos intencionalmente mantendo as coisas um pouco quietas porque ainda estamos aprendendo, experimentando e tentando descobrir quais coisas vão realmente ressoar com nossos membros, quais jogos as pessoas querem jogar”, Leanne Loombe, chefe de jogos externos, disse durante um painel no Tribeca Film Festival em junho.

A Netflix deu a entender no início deste ano que licenciará propriedade intelectual popular para suas novas adições de jogos.

“Estamos abertos ao licenciamento, acessando IP de jogos grandes que as pessoas reconhecerão”, disse Peters em janeiro . “E acho que você verá algumas dessas coisas acontecerem no próximo ano.”

A Netflix contratou desenvolvedores externos para seu catálogo atual, mas adquiriu três desenvolvedores de videogames no ano passado.

Tudo isso contribui para o crescimento do investimento. A Netflix não divulgou quanto está gastando para desenvolver seu segmento de videogames, mas os esforços são de capital intensivo. A aquisição da desenvolvedora finlandesa Next Games pela Netflix custou ao streamer cerca de US$ 72 milhões.

O analista da Forrester, Mike Proulx, observou que a Netflix está investindo em jogos lentamente e que ainda parece ser o que ele consideraria “mais um teste e experimento neste estágio”. Ele observou que a maioria das pessoas não associa a Netflix a jogos.

Até agora, os números de download de jogos da Netflix estão muito aquém dos principais jogos para celular – Subway Surfers, Roblox e Among Us, para alguns – que têm mais de 100 milhões de downloads, de acordo com Apptopia.

Ainda assim, os downloads aumentaram lentamente desde maio, após uma tendência de queda iniciada em dezembro.

“Temos que agradar nossos membros por ter o melhor absoluto da categoria”, disse o co-CEO e cofundador da Netflix, Reed Hastings, em janeiro. “Temos que ser diferencialmente ótimos nisso. Não adianta apenas estar nele.”

Fonte: CNBC

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