O que é Net Exposure

Net Exposure é um termo utilizado para se referir às posições de um investidor ou fundo, especialmente de um Hedge Fund. Mais especificamente, sobre a diferença das posições longas e curtas deste.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Em português, Net Exposure pode ser entendido como exposição líquida. Em outras palavras, o quão exposto à volatilidade do mercado um fundo está.

Vale ressaltar que a exposição ao risco é proporcional às possibilidades de ganho. Quanto mais se arrisca, mais se tem a ganhar e mais se tem a perder também.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Conceito de Net Exposure

O Net Exposure é um dado que se descobre para identificar se um Hedge Funds, ou fundo multimercado em geral, está muito ou pouco exposto às volatilidades do mercado.

Estas volatilidades, por sua vez, podem ser analisadas desde um ponto de vista macro como micro. Ou seja, tanto a economia de um país quanto as condições financeiras de uma empresa.

Por isso que um ativo que pode ter o seu grau de Net Exposure medido, é também considerado um ativo de risco alto, independente dos produtos financeiros que o componham.

Quanto maior for a porcentagem do Net Exposure, mais arriscado é aquele produto financeiro. Por outro lado, isso não significa que um baixo Net Exposure seja indicador de um bom investimento.

Cálculo do Net Exposure

O cálculo do Net Exposure requer apenas a informação dos ativos que compõem o fundo. Basta pegar os ativos de posição longa e subtrair pelos ativos de posição curta.

  • Posição longa: refere-se aos ativos cuja expectativa seja de valorização e, por isso a estratégia é manter-los pelo tempo que for necessário, até atingirem o seu pico;
  • Posição curta: tratam-se dos ativos cuja expectativa é de desvalorização e, por isso, a recomendação é que eles sejam revendidos agora e recomprados no futuro.

Então, se por exemplo, um Fundo Multimercado é composto de 40% de posições curtas e 60% de posições longas, logo este fundo apresenta um Net Exposure longo de 20%. 

Diz-se que é um Net Exposure longo porque o fundo possui mais posições longas do que curtas. Caso fosse o contrário, diria-se que é um Net Exposure curto.

Por outro lado, se a quantidade de posições curtas e longas for de 50%, o Net Exposure será de 0%, pois entende-se que os ativos do fundo se equilibram em suas perdas e ganhos

Por fim, pode-se simplificar ainda mais com esta fórmula:

Net Exposure = (PL - PC)

Onde PL equivale a posição longa e PC equivale a posição curta.

Importância do Net Exposure

Entender qual é o grau de exposição ao risco, seja este de valorização ou desvalorização, que um fundo possui, é muito importante para um investidor responsável.

Investir o capital em um fundo com grandes riscos pode ser uma excelente estratégia para ganhar dinheiro rápido. Ou de também ter perdas enormes em pouco tempo.

E a informação que vai ajudar o investidor a tomar essa decisão é o Net Exposure que, apesar de parecer um indicador financeiro, trata-se apenas de um dado percentual financeiro.

Uma análise responsável de um Hedge Funds ou multimercado, por outro lado, deve ser feita usando ferramentas apropriadas para isso, como a análise fundamentalista e a análise técnica.

Lembrando que um Hedge Fund ou Fundo Multimercado pode ser composto de ativos como:

E justamente por isso que perder um tempo analisando a composição de um fundo pode salvar a vida de um investidor, pois nenhum investimento é garantido.

Investidores de sucesso sabem quando devem se envolver em um investimento mais arriscado ou quando devem agir de forma mais moderada.