A Neoenergia (NEOE3) prevê inaugurar no primeiro semestre de 2021 o primeiro corredor de mobilidade elétrica no Nordeste brasileiro, uma das suas áreas de atuação, com 18 postos de abastecimento ao longo de 1.100 quilômetros de extensão.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

A eletrovia irá conectar as capitais Salvador (BA) e Natal (RN), passando pelas cidades de Aracaju (SE), Maceió (AL), Recife (PE) e João Pessoa (PB).

Segundo comunicado da companhia, o projeto é resultado de um projeto de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), e faz parte do Programa de Mobilidade Elétrica da Neoenergia, que integra planos da companhia em investir no estímulo de utilização de veículos elétricos e no processo de descarbonização da economia.

"A primeira fase foi iniciada neste mês em Salvador e compreende a avaliação de desempenho dos carros elétricos em rotas urbanas com propostas de abertura dos eletropostos ao público."

"Experimentalmente, existem seis veículos elétricos e híbridos percorrendo diversos trechos de Salvador", informou a empresa, ressaltando que o período inicial é essencial para avaliar a autonomia dos automóveis, desempenho em situações cotidianas e definição de ajustes e melhorias.

Os demais eletropostos serão entregues gradualmente até o final do primeiro semestre de 2021. Após concluído, o corredor verde deve abranger seis dos nove estados do Nordeste, passando por 70 municípios.

Ao total, a eletrovia contará com 18 pontos de recarga. Desse número, 12 estarão ao longo das vias que conectam as seis capitais no formato SuperChargers, o que permite uma carga rápida - cerca de 30 minutos - e dois veículos sendo carregados ao mesmo tempo.

Os demais eletropostos serão do tipo Wallbox, que possuem carga média e serão instalados em áreas urbanas e shoppings, com capacidade para um veículo por vez.

Segundo a Neoenergia, além do benefício ambiental, o carro movido a eletricidade possui outras vantagens, como o custo menor, quando comparado a outros combustíveis.

Melhores Negócios para Investir Hoje? Veja a Melhor Empresa para Receber Dividendos.

"Evita a poluição sonora, pois não emite sons, e pode ser mais prático, já que o motor elétrico possui menos peças e ocupa um espaço menor no carro. Todos esses fatores combinados contribuem no estímulo à consciência ecológica e no investimento em iniciativas 'verdes'", informa a companhia.

A empresa já tem uma frota própria de 40 veículos elétricos e desenvolve um caminhão totalmente elétrico para uso em serviços da rede de distribuição.

Resultado da Neoenergia no Terceiro Trimestre de 2020

O resultado da Neoenergia (NEOE3) no terceiro trimestre de 2020 (3t20), divulgado no dia 20 de outubro, apresentou um lucro líquido de R$ 814 milhões, alta de 35,7% em relação ao mesmo período do ano anterior.

O Ebitda da Neoenergia atingiu R$ 1,7 bilhão no 3t20, apresentando crescimento de 17,0% na comparação com o 3t19.

A margem Ebitda da Neoenergia totalizou 22,7% no 3t20, apresentando crescimento de 5,9 pontos percentuais na comparação com o 3t19. 

A Margem líquida da Neoenergia atingiu 10,2% no 3t20, apresentando crescimento de 1,9 ponto percentual na comparação com o 3t19.

As ações da Neoenergia (NEOE3) acumulam queda de 11,05% na bolsa de valores nos últimos 7 dias e queda de 26,92% nos últimos 12 meses.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Fonte: Estadão Conteúdo.