O que é Negação da Duração

Negação da Duração é um conceito que advém da relação da intensidade da dor com a duração desta. Não importando se for uma dor física ou psicológica.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

De acordo com a Negação da Duração as pessoas possuem uma tendência a se esquecerem de quanto tempo estiveram sentindo uma dor, dadas as devidas circunstâncias.

A intensidade de uma dor e a sua duração são dados que corroboram para entender o comportamento humano e explicam a Negação da Duração como um viés comportamental

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Definição de Negação da Duração 

Todos os sentimentos do ser humano são experiências pessoais que causam sensações psicológicas ou físicas que duram uma quantia relativa de tempo.

Um ser humano saudável irá experienciá-las por uma duração limitada. Em algum momento a tristeza ou furor acabam.

O interessante de se notar, é que quando falamos de sensações ruins, o ser humano tende a se esquecer mais rapidamente daquelas que duraram pouco tempo.

E isso até pode parecer evidente a princípio, mas a situação muda de figura dependendo da intensidade dessa sensação ruim.

Em outras palavras, se o indivíduo sofre uma dor muito aguda, porém que dura apenas alguns segundos, ele dificilmente se esquecerá dela, pois foi uma sensação marcante.

Por outro lado, uma dor bem mais amena, porém que dure minutos, pode acabar passando despercebida pela nossa percepção.

Essa incapacidade de calcular os prejuízos que uma dor pode causar a longo prazo, considerando-se apenas o pico de intensidade, é chamada de Negação da Duração.

Ou seja, as pessoas têm essa tendência de negar a duração das sensações ruins, contanto que a sua intensidade seja fraca.

E é possível observar esse padrão de comportamento em praticamente qualquer aspecto da vida de uma pessoa, inclusive quando falamos de finanças.

Negação da Duração e o pico de intensidade

Experiências marcantes tendem a causar impressões duradouras na memória das pessoas. Sejam estas experiências ruins ou boas.

No entanto, isso não significa que o resultado final dessas experiências tenha sido tão ruim quanto o de uma experiência menos marcante, porém de duração maior.

A Negação da Duração torna o indivíduo incapaz de enxergar o quadro geral da situação, se deixando levar por um momento efêmero.

E esse tipo de conduta pode levar a pessoa a tomar muitas decisões erradas em sua vida, baseadas em sentimentos e emoções.

A inteligência emocional é uma das armas que melhor podem ajudar o indivíduo a se prevenir contra picos de intensidade de sensações ruins.

Negação da Duração e o mercado financeiro

Todo investidor experiente sabe que o controle emocional é um dos requisitos básicos para conseguir operar na bolsa de valores.

Caso este investidor não tenha autocontrole, ele pode acabar se deixando levar pela Negação da Duração ou por um pico de intensidade. 

Podemos entender o pico de intensidade neste ambiente como sendo uma grande valorização ou desvalorização.

Se, por exemplo, um investidor compra uma ação de uma empresa, ele precisa estar ciente de que esta ação estará sujeita a momentos de baixa e alta. Ela poderia:

  • Desvalorizar-se 10% em uma semana e depois se valorizar 20% nas duas semanas seguintes;
  • Desvalorizar-se 30% ao longo de 3 meses e estabilizar;
  • Valorizar-se 5% todos os meses durante um ano;
  • Valorizar-se 25% em uma mês e se estabilizar.

Um investidor inexperiente que não tivesse analisado o papel desta empresa usando a Análise Fundamentalista de Ações ou a Análise Técnica de Ações se deixaria levar pela primeira grande alta ou baixa.

Não é porque uma ação se desvalorizou muito rapidamente, que isso significa que se trate de um papel ruim. Da mesma forma que uma valorização grande e rápida, pode se tratar especulação.

A Negação da Duração, no entanto, fará com que o investidor se lembre muito mais das grandes perdas momentâneas, do que das pequenas perdas consistentes.