O que é NBC - Nota do Banco Central

NBC - Nota do Banco Central é um título financeiro de curto prazo que era emitido pelo Banco Central do Brasil até meados do ano 2000.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Sua principal finalidade era servir para fins de política monetária, sendo assim análogo ao que o tesouro direto hoje representa.

Em outras palavras, a NBC - Nota do Banco Central era uma alternativa de investimento emitida pelo Banco Central para financiar as atividades do governo. 

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

História da NBC - Nota do Banco Central

A NBC - Nota do Banco Central foi uma alternativa de investimento criada pelo CMN - Conselho Monetário Nacional por meio de suas resoluções.

O instrumento que empossou a CMN de criar esse investimento foi a lei 4594, art. 11, inciso V., que dispunha a respeito de quais seriam as competências do Banco Central.

Foi em detrimento da criação da Lei de Responsabilidade Fiscal, no ano de 2000, que a NBC parou de ser emitida pelo Banco Central.

Isso aconteceu porque a lei determinava que todos os títulos públicos deveriam ser emitidos pelo tesouro nacional, não sendo mais competência do BACEN.

Característica do NBC - Nota do Banco Central

A principal característica do NBC é de que ele era um título emitido com a anuência do governo para que o investidor particular pudesse financiar as atividades deste.

Ou seja, tratava-se de um investimento de renda fixa e que portanto conseguia oferecer uma grande previsibilidade para os seus compradores.

Por outro lado, por mais que ele funcionasse de forma semelhante com os títulos do Tesouro Direto, a NBC possuía algumas diferenças: 

  • Tratava-se de título de curto prazo com validade entre 90 e 180 dias;
  • Era exclusivamente de taxa pós-fixada;
  • Possuía várias séries com índices diferentes.

Entre estas séries, as que mais se destacavam eram NBC atrelada à Selic, chamada simplesmente de Nota do Banco Central. 

E a NBC associada ao Dólar, que por sua vez era nomeada de Nota do Banco Central Série Especial, ou NBC - E para simplificar.

NBC - Nota do Banco Central e o Banco Central

O Banco Central é uma das instituições financeiras mais importantes do Brasil, pois é ele quem implementa políticas econômicas que visam controlar a economia.

Tendo dito isso, vale destacar que as principais funções do Banco Central do Brasil, são:

  • Fiscalizar as instituições financeiras como bancos comerciais e corretoras de valores;
  • Emitir papel moeda e controlar a sua oferta;
  • Definir e conduzir da política cambial;
  • Controlar a inflação definindo metas e executando medidas diretas;
  • Decidir a taxa Selic (taxa básica de juros), pela qual a NBC era atrelada;
  • Realizar depósitos compulsórios;
  • Aplicar a política monetária.

E justamente por isso a criação da NBC - Nota do Banco Central, era também uma ferramenta de política monetária importante, mas que caiu em desuso, em detrimento de melhores opções.

Por fim, a regulação da NBC veio da CMN, que funciona como um braço do Banco Central do Brasil. Foi a CMN quem também instituiu várias outras aplicações, como as letras de crédito.

Importância do NBC - Nota do Banco Central

Não existe informação sobre o mundo das finanças que seja supérflua ou excessiva para que um investidor tenha conhecimento e entenda alguma coisa a respeito.

Então, por mais que a NBC trata-se de um investimento que não existe mais, sua influência no mercado financeiro, quando vigente, era fundamental.

Entender a sua história e o motivo de ela ter sido descontinuada serve de lição para quem quer compreender melhor como funciona a economia de um país.

Porque no Brasil foi a NBC, mas outros países também tiveram outros produtos de investimento originados do governo. Saber essas informações pode ajudar quem quer investir no exterior.