O que é NBC - Nota do Banco Central

NBC - Nota do Banco Central é um título financeiro de curto prazo que era emitido pelo Banco Central do Brasil até meados do ano 2000.

Sua principal finalidade era servir para fins de política monetária, sendo assim análogo ao que o tesouro direto hoje representa.

Em outras palavras, a NBC - Nota do Banco Central era uma alternativa de investimento emitida pelo Banco Central para financiar as atividades do governo. 

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

História da NBC - Nota do Banco Central

A NBC - Nota do Banco Central foi uma alternativa de investimento criada pelo CMN - Conselho Monetário Nacional por meio de suas resoluções.

O instrumento que empossou a CMN de criar esse investimento foi a lei 4594, art. 11, inciso V., que dispunha a respeito de quais seriam as competências do Banco Central.

Foi em detrimento da criação da Lei de Responsabilidade Fiscal, no ano de 2000, que a NBC parou de ser emitida pelo Banco Central.

Isso aconteceu porque a lei determinava que todos os títulos públicos deveriam ser emitidos pelo tesouro nacional, não sendo mais competência do BACEN.

Característica do NBC - Nota do Banco Central

A principal característica do NBC é de que ele era um título emitido com a anuência do governo para que o investidor particular pudesse financiar as atividades deste.

Ou seja, tratava-se de um investimento de renda fixa e que portanto conseguia oferecer uma grande previsibilidade para os seus compradores.

Por outro lado, por mais que ele funcionasse de forma semelhante com os títulos do Tesouro Direto, a NBC possuía algumas diferenças: 

  • Tratava-se de título de curto prazo com validade entre 90 e 180 dias;
  • Era exclusivamente de taxa pós-fixada;
  • Possuía várias séries com índices diferentes.

Entre estas séries, as que mais se destacavam eram NBC atrelada à Selic, chamada simplesmente de Nota do Banco Central. 

E a NBC associada ao Dólar, que por sua vez era nomeada de Nota do Banco Central Série Especial, ou NBC - E para simplificar.

NBC - Nota do Banco Central e o Banco Central

O Banco Central é uma das instituições financeiras mais importantes do Brasil, pois é ele quem implementa políticas econômicas que visam controlar a economia.

Tendo dito isso, vale destacar que as principais funções do Banco Central do Brasil, são:

  • Fiscalizar as instituições financeiras como bancos comerciais e corretoras de valores;
  • Emitir papel moeda e controlar a sua oferta;
  • Definir e conduzir da política cambial;
  • Controlar a inflação definindo metas e executando medidas diretas;
  • Decidir a taxa Selic (taxa básica de juros), pela qual a NBC era atrelada;
  • Realizar depósitos compulsórios;
  • Aplicar a política monetária.

E justamente por isso a criação da NBC - Nota do Banco Central, era também uma ferramenta de política monetária importante, mas que caiu em desuso, em detrimento de melhores opções.

Por fim, a regulação da NBC veio da CMN, que funciona como um braço do Banco Central do Brasil. Foi a CMN quem também instituiu várias outras aplicações, como as letras de crédito.

Importância do NBC - Nota do Banco Central

Não existe informação sobre o mundo das finanças que seja supérflua ou excessiva para que um investidor tenha conhecimento e entenda alguma coisa a respeito.

Então, por mais que a NBC trata-se de um investimento que não existe mais, sua influência no mercado financeiro, quando vigente, era fundamental.

Entender a sua história e o motivo de ela ter sido descontinuada serve de lição para quem quer compreender melhor como funciona a economia de um país.

Porque no Brasil foi a NBC, mas outros países também tiveram outros produtos de investimento originados do governo. Saber essas informações pode ajudar quem quer investir no exterior.