A Polaris Shipping, proprietária do navio Stellar Banner, que encalhou na costa do Maranhão há três meses durante transporte de minério de ferro da Vale (VALE3) para a China, decidiu afundar a unidade após relatórios de inspeções estruturais realizadas por representantes da sociedade classificadora do navio.
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Segundo a Marinha, o afundamento deverá ser feito em águas profundas, a 150 quilômetros da costa maranhense e o navio já está sendo preparado para evitar danos ao meio ambiente.
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Estão sendo retirados resíduos oleosos, bem como objetos flutuantes ou de contaminantes a bordo.
"A Marinha do Brasil, por meio do Com4o DN e da Capitania dos Portos do Maranhão, continuará fiscalizando as atividades juntamente com as autoridades ambientais do estado do Maranhão e outras autoridades ambientais", informou a Marinha em nota neste domingo.
A investigação no Stellar Banner foi possível com a flutuação da embarcação, na semana passada, após a retirada, em abril, de cerca de 145 mil toneladas de minério de ferro que estavam sendo transportados pelo navio sul-coreano.
Na época, já haviam sido retirados também 3,9 mil metros cúbicos de óleo da embarcação.
O resultado da VALE (VALE3) no primeiro trimestre de 2020 (1t20), divulgado no dia 28 de maio, apresentou um lucro líquido de R$ 984,0 milhões, alta de 109,7% em relação ao mesmo período do ano anterior.
O Ebitda da Vale atingiu R$ 19,8 bilhões no 1t20, apresentando retração de 446,9% na comparação com o 1t19.
A margem ebitda foi de 41,3%, uma retração de 6,3 p.p. quando comparado ao 4t19.
Já a margem líquida da Vale atingiu 2,0% no 1t20, apresentando retração de 22,0 p.p. na comparação com o 4t19.
As ações da Vale (VALE3) acumulam alta de 3,04% na bolsa de valores nos últimos 7 dias e alta de 14,41% nos últimos 12 meses.
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