O que é Navalha de Ockham

Navalha de Ockham é um conceito filosófico que postula que a explicação com menos variáveis e hipóteses deve ser a melhor solução para um problema.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Isso, no entanto, não significa dizer que essa seja a solução mais simples possível de se teorizar, porém é a mais simples que resolve a questão.

Por sua vez, a Navalha de Ockham é um princípio que pode ser utilizado para ajudar na solução de problemas de diversas áreas do conhecimento humano.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Origem da Navalha de Ockham

O termo Navalha de Ockham foi inspirado por um frei franciscano, teólogo e filósofo do século XIV, de nome William de Ockham.

Portanto, não foi o William, quem cunhou a terminologia Navalha de Ockham, no entanto, era justamente esse o pensamento que ele defendia e difundia.

Esse Frei era conhecido pela sua forma peculiar de fazer deduções, sempre buscando a explicação mais simples, o que inspirou outros escritores a conceber esse conceito.

No entanto, é válido notar que essa forma de pensamento já existia muito antes do frei William, remontando da Grécia antiga. Foi Aristóteles que formulou primeiro esse pensamento. 

Ele dizia que uma vez que todas as alternativas estivessem igualmente dispostas, aquela com menos ramificações seria a alternativa superior.

Função da Navalha de Ockham 

A Navalha de Ockham possui uma multiplicidade de utilizações. Independente da área de atuação, problema ou ofício que o indivíduo exerça.

O fato é que o ser humano possui uma tendência natural para complicar as coisas, muitas vezes deixando de perceber a solução mais prática para o problema.

E isso acontece principalmente porque estamos programados a pensar que a complexidade é um indício de verdade ou certeza, o que é incorreto.

Mas veja bem, isso não significa que a solução correta não possa ser uma solução complexa, mas isso não quer dizer que ela não seja simples comparada a outras possibilidades.

A Navalha de Ockham, por conseguinte, possui bastante utilidade na área de design, servindo de complemento aquela máxima famosa “menos é mais”. 

Na prática, criar imagens ou representações gráficas abarrotadas de informações pode até ser útil, mas não será visualmente agradável e muito menos atrativo.

Nesse sentido, uma teoria geral que explique tudo ou um produto que tenha mil e uma utilidades pode até ser útil, mas a falta de foco gera problemas de comunicação e compreensão.

Navalha de Ockham e os investimentos

Quando uma pessoa pensa em começar a fazer investimentos, pode passar pela sua cabeça que se trata de uma atividade complexa que exigirá que se decore centenas de termos.

Ou então, que ela precisará considerar milhares de coisas antes de começar a aplicar o seu dinheiro em algum produto, seja renda variável ou renda fixa.

E de fato, quanto mais conhecimento o investidor possuir, mais capacitado ela estará para tomar decisões assertivas.

No entanto, o mundo dos investimentos possuem inúmeras variáveis que precisam ser consideradas, variáveis que muitas vezes se anulam.

Se o investidor não souber quais métricas utilizar para determinar o que consiste um bom investimento, ele ficará confuso e acabará tomando uma decisão ruim.

Nesses casos, o conceito da Navalha de Ockham pode ser extremamente útil para quem quer investir, principalmente para quem está começando no mundo dos investimentos.

Nem sempre o investimento mais complexo será o mais rentável. A burocracia para se investir, inclusive, pode gerar altos prejuízos, principalmente na forma de taxas.

Depois, temos as análises gráficas, de indicadores e métricas. Se o investidor utilizar todas ao mesmo tempo, a única coisa que ele irá tirar disso é confusão mental.

Portanto, faz todo sentido que o investidor estude o mercado de ativos, para que no fim ele esteja apto para tomar a decisão mais simples que seja a correta.