O que é NASDAQ Composite

NASDAQ Composite é um dos mais importantes e influentes índices de mercado do mundo, formado principalmente por empresas do ramo de tecnologia da bolsa de valores NASDAQ.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Esse índice é baseado nos papéis que se encontram listados na NASDAQ junto de alguns outros ativos como REITs e ADRs.

A NASDAQ Composite possui uma enorme influência no mercado financeiro, principalmente por comportar ações das maiores empresas do mundo.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

História do NASDAQ Composite

A NASDAQ Composite foi criada em 1971 e inicialmente continha apenas 50 empresas que totalizam uma soma de 100 pontos exatos.

Com o passar do tempo o índice foi se tornando cada vez mais forte, mais empresas foram fazendo IPOs na NASDAQ e a pontuação do índice foi aumentando consideravelmente.

Um dos maiores picos da NASDAQ Composite aconteceu no ano de 2000 quando o índice bateu pouco mais de 5000 (cinco mil) pontos. 

No entanto, essa valorização era em detrimento da chamada Bolha da Internet, uma bolha financeira que estourou em 2002, fazendo o índice cair para pouco mais de 1000 pontos.

No entanto, desde a crise de 2008, a NASDAQ Composite vem vivendo um período de quase constante alta, o chamado Bull Market, batendo vários recordes de pontuação.  

Cálculo da NASDAQ Composite

Para calcular o NASDAQ Composite se utiliza uma fórmula relativamente simples. Basta considerar as seguintes informações:

  • Número total de papéis que estão listados na NASDAQ, independente de serem ações ou outros títulos;
  • O preço mais recente de negociação de cada um destes títulos.

Com estas informações, multiplica-se um pelo outro e adiciona um divisor ao final, que pode ser qualquer número, que serve para tornar o resultado mais fácil de se observar.

Exemplo de cálculo do NASDAQ Composite

Vamos imaginar uma situação hipotética em que o NASDAQ Composite tenha apenas três empresas listadas, X, Y e Z. Cada uma possui respectivamente 200, 300 e 400 papéis.

O valor de cada papel da empresa X é 20 reais; da empresa Y é 30 reais e o da empresa Z é 15 reais. O divisor escolhido para esse cálculo foi 10. 

Essa fórmula então ficaria disposta na seguinte maneira:

(200 x 20) + (300 x 30) + (400 x 15) ÷ 10 =

(4000 + 6000 + 6500) ÷ 10 =

16500 ÷ 10 = 1.650

Dados importantes sobre NASDAQ Composite

Alguns dados importantes sobre a NASDAQ Composite que todo investidor deveria saber:

  • Em 1995 a NASDAQ fechou acima de 1000 pontos pela primeira vez, 24 anos após a sua criação;
  • Na conjuntura da bolsa, o cálculo da NASDAQ Composite é feito de minuto em minuto, e o valor final sai às 16h16; 
  • Empresas com mais papéis listados possuem uma maior influência no resultado final.

A importância da NASDAQ Composite

Desde o surgimento da bolsa de valores eletrônica NASDAQ, o índice NASDAQ Composite se tornou um dos fatores mais importantes e decisivos na economia mundial.

Se o NASDAQ Composite vai mal, a sua performance acaba inevitavelmente afetando outras bolsas de valores ao redor do mundo.

E isso acontece porque as maiores empresas do mundo atualmente negociam seus papéis na NASDAQ. Desde empresas como Apple, Netflix, Paypal, Adobe e até o Facebook.

Para se ter uma noção, algumas dessas empresas possuem valores de mercado maiores que o PIB de muitos países pequenos. Não é de se surpreender com a importância do índice.

Outro dado relevante para quem gosta de analisar o cenário econômico de um ponto de vista macro, é sobre o quanto NASDAQ Composite cresceu desde a sua criação.

No início o índice contava com 50 empresas e uma base de 100 pontos. Hoje são mais ou menos 3000 empresas a pontuação passou da casa dos 14 mil pontos.

E esse dado é um excelente indicador de quanto a economia se expandiu e se diversificou, ao mesmo tempo em que se tornou mais dependente da tecnologia.