O presidente da Petrobras (PETR4) , Jean Paul Prates, disse nesta terça-feira, 3, durante as comemorações dos 70 anos da estatal, que os desafios que a empresa está enfrentando agora, com a transição energética, são tão grandes como quando começou a buscar petróleo no País, em 1953.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

De acordo com Prates, após anos de tentativas de esvaziamento da empresa, a Petrobras está retomando o seu papel de impulsionar o desenvolvimento do País.

Acreditamos no potencial dessa companhia para impulsionar o Brasil. Enxergamos o desafio da redução de emissões como mais uma vez sermos pioneiros dessa indústria nacional”, disse ele, durante discurso em comemoração ao aniversário da estatal, referindo-se aos investimentos em energia renovável indicados pela companhia de forma inédita este ano.

Ele reforçou que a Petrobras vai continuar procurando e produzindo petróleo, mas que vai investir em energia eólica offshore, hidrogênio verde, armazenagem etc.

Vamos fazer tudo isso mantendo nosso DNA “, disse o executivo.

Prates ressaltou que começou a carreira como estagiário da área internacional da Petrobras, a Braspetro, partindo posteriormente para a iniciativa privada.

Margem Equatorial

O presidente do Conselho de Administração da Petrobras e secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Ministério de MInas e Energia, Pietro Mendes, aproveitou a comemoração dos 70 anos da companhia para dizer que a estatal tem todas as condições de explorar a Margem Equatorial brasileira, para garantir a reposição e o aumento das suas reservas de petróleo, “que ainda tem muitos anos de vida de uso”.

Ele representou o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, no evento.

Melhores Negócios para Investir Hoje? Veja a Melhor Empresa para Receber Dividendos.

Segundo Mendes, a Petrobras após quatro anos sendo reduzida, será fortalecida diversificando as áreas onde atua, como fertilizantes, petroquímica e energia renovável.

Vamos promover uma transição energética justa e inclusiva”, disse Mendes, durante a celebração do aniversário da empresa, realizada no Centro de Pesquisas (Cenpes) da companhia, no Rio de Janeiro.

Resultado da Petrobras no Segundo Trimestre de 2023 

Os resultados da Petrobras (PETR4) referente a suas operações do 2T23, foram divulgados no dia 04 de agosto, apresentou um lucro líquido de R$ 28,9 bilhões no 1t23, baixa de -47,0% em relação ao mesmo trimestre do ano anterior.

O Ebitda ajustado da Petrobras atingiu R$ 56,7 bilhões no 2T23, apresentando retração de -42,3% na comparação com o 2T22.

A margem Ebitda ajustada da Petrobras totalizou 50,0% no 2T23, apresentando retração de -7,0 pontos percentuais na comparação com o 2T22.

A margem líquida da Petrobras atingiu 25,4% no 2T23, apresentando retração de -6,4 pontos percentuais na comparação com o 2T22.

As ações da Petrobras (PETR4) acumulam queda de 0,82% na bolsa de valores nos últimos 7 dias e alta de 60,13% nos últimos 12 meses.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Fonte: Infomoney.