As ações dos Estados Unidos estão absurdamente caras e é provável que enfrentem problemas. A inteligência artificial é uma bolha destinada a estourar e a economia sofrerá uma pequena recessão, alertou Jeremy Grantham.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

O investidor britânico, cofundador e estrategista de longo prazo da gestora de fundos GMO recomendou evitar ações dos EUA em uma entrevista recente ao ThinkAdvisor

“Eles têm preços quase ridiculamente mais altos do que o resto do mundo”, disse ele.

“O mercado de ações terá um ano difícil”, continuou ele. As margens de lucro das empresas americanas estão em máximos históricos em relação às rivais estrangeiras, criando uma situação de “duplo risco” para as ações, onde tanto os lucros como os múltiplos podem cair, acrescentou.

Grantham, um historiador de mercado, soou o alarme sobre uma "superbolha" de múltiplos ativos no início de 2022. Segundo ele, a bolha estourou naquele ano quando o S&P 500 caiu 19% e o Nasdaq Composite, de alta tecnologia, despencou 33%.

As ações teriam caído mais 20% ou 30%, mas a liquidação foi “grosseiramente interrompida” pelo frenesi da IA ​​no início de 2023, que “mudou a trajetória de voo de todo o mercado de ações”, disse ele.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

O investidor veterano também comentou sobre a mania da Inteligência Artificial.

Para ele, “a IA não é uma farsa, como o bitcoin”, mas previu que a “incrível euforia” em torno dela não vai durar. Ainda assim, ele sugeriu que poderia ser tão revolucionário quanto a Internet nas próximas décadas.

Grantham também emitiu uma previsão sombria para a economia dos EUA, apesar do sólido crescimento do PIB de 3,3% no quarto trimestre e da perspectiva de vários cortes nas taxas de juro este ano. 

Segundo ele, a curva de rendimentos invertida e as descidas prolongadas nos principais indicadores econômicos apontam para problemas futuros.

“A economia ficará mais fraca”, disse ele. "Teremos, pelo menos, uma recessão moderada."

Grantham também destacou a ameaça representada pelos conflitos na Ucrânia e no Médio Oriente, alertando que as guerras podem promover um cenário geopolítico que é “assustador como o inferno e no qual coisas más podem acontecer”.

O cenário é especialmente preocupante quando os ativos estão em níveis recordes, acrescentou.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

“Além das bolhas, sou especializado em aspectos negativos subestimados e de longo prazo”, disse Grantham. "E meu Deus, há uma rica coleção de negativos agora."

O guru da bolha apelou aos investidores para que tenham cuidado e recomendou que procurem ativos subvalorizados em mercados emergentes como o Japão, em setores deprimidos como os recursos naturais e em áreas de crescimento como as soluções para as alterações climáticas.

Fonte: Business Insider

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.