O que é NAIRU

NAIRU é o ponto dentro da teoria da Curva de Phillips onde compreende-se que o aumento do desemprego não consegue mais diminuir a inflação.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

O termo NAIRU, por sua vez, é uma sigla que significa “Non-Accelerating Inflation Rate of Unemployment”. Em uma tradução livre Taxa de Desemprego não-acelerada pela inflação.

Compreender a NAIRU é muito importante para quem quer entender mais sobre a economia de um país e como as crises financeiras afetam as pessoas.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Origem da NAIRU

O termo NAIRU é uma criação do economista estadunidense, vencedor do Nobel de economia em 2006, Edmund Phelps. 

Sua teoria proposta pelo NAIRU tornou-se popular a partir dos anos 70, principalmente por fornecer uma explicação à estagflação.

Economistas como Milton Friedman, viram grande valor na contribuição de Edmund. Inclusive, tanto Phelps quanto o Friedman veem o NAIRU equivalente à taxa de desemprego natural.

Outros economistas discordam, alegando que se tratam de conceitos diferentes, sendo um relacionado ao desemprego estrutural e outro às imperfeições do mercado.

Inflação, desemprego e NAIRU

Os dois principais elementos sobre os quais o conceito de NAIRU é dependente, são a taxa de desemprego e a inflação.

Naturalmente entende-se que quando o desemprego aumenta, a inflação diminui, pois ambos são conceitos inversamente proporcionais.

Enquanto a inflação está relacionada ao aumento nos preços para o consumidor, a taxa de desemprego trata literalmente da porcentagem de pessoas desempregadas.

Quanto mais pessoas desempregadas, menos pessoas terão condição de adquirir bens e serviços e, portanto, os preços tendem a diminuir para atrair os consumidores.

Por outro lado, quanto menor for a taxa de desemprego, ou seja, quanto mais pessoas economicamente ativas, mais demanda vai haver por produtos e serviços.

Neste cenário os preços aumentam, para que assim seja possível controlar a demanda. É um movimento econômico completamente natural.

Se não houvesse inflação nenhuma de preços, adquirir bens e serviços seria tão fácil que poderia causar uma crise de abastecimento, pois não haveria produção o suficiente.

O conceito que melhor explica essa situação é a teoria da oferta e demanda, que por sua vez trata-se de um conhecimento básico de economia.

No meio disso tudo, então, entra o NAIRU, que basicamente nos diz que existe um momento em que a taxa de desemprego é tão alta que o seu aumento não reduz mais a inflação.

Curva de Phillips e NAIRU

A explicação para a relação entre o desemprego e a inflação pode ser encontrada na Curva de Phillips, teoria desenvolvida pelo economista neozelandês, William Phillips.

William chegou ao desenvolvimento dessa teoria observando os dados econômicos do Reino Unido, entre a metade do século XIX e a metade do século XX.

Sua análise o levou a acreditar que existia uma correlação negativa entre desemprego e inflação, que o seu efeito se estendia do curto ao longo prazo.

De qualquer forma, a ideia original de William foi confirmada por dois economistas americanos,  Paul Samuelson e Robert Solow, que fizeram a mesma análise utilizando os dados econômicos dos Estados Unidos.

No entanto, começou-se a observar na prática que, a longo prazo, o aumento do desemprego não estava mais afetando a inflação de forma negativa.

Neste sentido surgiu a teoria de NAIRU que complementava a Curva de Phillips, mostrando que em determinado momento o desemprego e a inflação alcançavam um ponto de equilíbrio.

NAIRU e o mercado financeiro

Compreender a situação macroeconômica, para um investidor, é algo fundamental. Independente se ele tem a intenção de investir em renda fixa ou renda variável.

O fato é que se a economia de um país vai mal, o rendimento de investimentos diversos e o valor de mercado das empresas acaba sendo afetado.

Nesse sentido, um bom investidor vai saber aproveitar as oportunidades e analisar o cenário para entender o real motivo de uma empresa estar desvalorizada.